sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Iniciação às Ciências - experiência da chuva

Hoje de manhã observámos o granizo que caía no recreio e falámos disso. Então a Leonor lembrou-se de fazermos a experiência da chuva de tarde, mas precisávamos de espuma de barbear. De tarde tivemos uma linda menina que não se esqueceu e trouxe! Tínhamos uma folha para o registo e começámos por observar e registar os objetos que íamos necessitar: um recipiente com água, a espuma de barbear e corante alimentar.




1 - Pusemos a espuma, que simula as nuvens e as nuvens são a água no estado gasoso  e que estão no céu, em cima da água, que está no estado líquido.
2 - Deixámos cair umas gotas de corante alimentar na espuma,  que mais carregadas, deixam cair o corante. 
3 - Em síntese: faz de conta que a espuma são as nuvens; o corante é mais água e como pesa sobre a espuma, atravessa-a e cai na água, como se fosse a chuva a cair na atmosfera. O corante é como se fossem os pingos de água na atmosfera -  a chuva! Quando faz muito frio, como hoje de manhã, os pingos de água da chuva transformam-se em gelo e chama-se granizo, porque o ar ambiente está demasiado frio.




 Depois a espuma era tão cheirosa e tão macia que apeteceu mesmo ver como era ... e lá gastámos mais um bocadinho de espuma ao pai!


 Fizemos mais uma experiência: juntámos farinha, para ver o que dava ... a Leonor disse que fazia massa de cores, mas de outra maneira, de uma maneira diferente daquela com sal que costumamos fazer. E estava certa!


 Para a semana a Leonor vai comprar espuma de barbear, fazer de novo a experiência, porque os pequenos estavam a dormir e fazer massa!
 E o pai também mereceu uma pequena mensagem feita com gratidão!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Em vez de puzzle ... um armário para montar ...

De manhã estivemos ocupados com o gráfico, começámos a trabalhar para a decoração da porta e brincámos:










De tarde, em vez de um puzzle tivemos um armário para montar ...












 

Gráfico das letras do nome



Começámos no dia 13 com os bonecos de neve com as letras do nome até os termos terminado esta semana. Nesta fase falámos do nome, claro, de letra, de palavra, de sílaba, de frase e de pontuação. Trabalhámos, assim, a linguagem escrita.








Depois fizemos uma tabela que reunia a informação, apreendendo a noção de número e que estes são diferentes das letras.
Hoje fizemos o gráfico, que reúne toda a informação de uma forma mais simplificada, e interpretámo-lo ...














 
Templates Mamanunes