quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Algumas imagens de hoje ...





quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Garrafões malucos e Pão por Deus?





E quem não trouxer um garrafão ... olha ... não faz :(  Tem de aprender a dar os recados importantes (desenvolver a memória, responsabilidade, desenvolvimento oral ... ...)

Contrato assinado ...


Começámos o dia de terça-feira com o acolhimento habitual no tapete, seguido de ginásio (hoje foi a vez do jogo "O lencinho"), lanche mais doce com marmelada oferecida por uma mãe e depois fomos assinar os contratos com o Folhas, para começarmos a requisitar os livros para levarmos para casa à quinta-feira e trazer de volta na segunda-feira. Quem não cumprir com estes prazos ... olha ... sofre as consequências do seu esquecimento: a seguir não requisita! Cuidados a ter com os livros: ver os livros em cima de uma mesa ou num local que não o estrague; não o morder nem comer; não o riscar; não o dobrar; ter cuidado com o cão, o gato ou outros animais; ter cuidado com os irmãos mais novos ... em síntese:TRATAR O LIVRO COMO SE FOSSE NOSSO FILHO!

Quadro dos padrinhos e afilhados

Na segunda-feira, como sempre, falámos do fim de semana e a confusão ainda é grande sobre o ontem, antes de ontem, amanhã ... os dias da semana ... e lá foi mais outra explicação ...

 Depois falámos dos amigos e porque já o fizemos em anos anteriores, fazemos o quadro dos "Padrinhos/madrinhas e afilhados/afilhadas", os quais, basicamente, dão a mão quando é necessário fazermos fila "certinha" e os mais velhos, os padrinhos e as madrinhas, ajudam em tudo o que possam os mais novos, os afilhados e as afilhadas. Ainda não terminámos, porque faltavam alguns de nós e esperamos pela sua concordância para finalizar, pois para haver par, ambos os envolvidos tinham de concordar.





segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Algumas imagens de dias que já passaram ...

  

Como não consegui mesmo pôr estas fotos direitas no filme, vão por este meio. "Estas coisas" são feitas por ele e a pedido deles tiro as fotografias. Assim, aqui estão elas ...







quarta-feira, 19 de outubro de 2016

De 2ª a 4ª ...




domingo, 16 de outubro de 2016

Marcadores para trocar com uma escola no Texas

Na sexta-feira de manhã, dia encarnado, fomos à biblioteca, no nosso horário de "utilização autónoma", ler a história "O pássaro da alma", que é uma história que alguns de nós já conheciam e da qual falamos muito na sala. Houve um ano em que o nosso mapa de comportamentos aceitáveis/não aceitáveis se baseava neste livro... Na altura, registámos esta foto e ponderamos se não voltamos a ela...

 O filme ...
 


De tarde, após as 14:00, "os acordados" estiveram a concretizar marcadores, que a pedido da nossa educadora bibliotecária Ana França, serão enviados para uma escola no Texas (Vickery Elementary School, Texas, USA), no âmbito de uma troca internacional de marcadores.







Ainda o outono ...

Na tarde de quinta-feira, após as 14:00, os que não adormeceram estiveram a fazer isto, ainda sobre o tema do outono, folhas, cores ...








terça-feira, 11 de outubro de 2016

A Terra treme -13 outubro, 10:13





Antes da hora prevista, pois este era um exercício, falámos sobre os sismos. o que são e o que fazer para nos proteger. A Leonor pôs o despertador e quando o alarme tocou, todos (ou quase todos!) soubemos o que fazer: ir para debaixo da mesa ... baixar, proteger e aguardar.
Tem mais informação aqui e aqui

Terça-feira, dia amarelo - ginásio





Hoje tivemos 2 frutos novos trazidos pelo C. - o tamarilho e a carambola. Uns provaram e gostaram e outros nem por isso, mas só por termos a oportunidade de provarmos sabores de países tão distantes (a carambola é originária da Índia e o tamarilho é originário da América do Sul, também conhecido entre nós como tomate-de-árvore ou tomate-maracujá), já valeu a pena e agradecemos muito aos seus pais.
Deixamos as fotos de hoje: ginásio de manhã, onde fizemos o jogo das cadeiras e aprendemos as regras para o jogar e o nosso trabalho da tarde, ainda a continuar. Falámos das mãos e para que é que elas servem. E ainda temos as taças para continuar também ... e ainda mais mapas de organização da sala ...e a caracterização do grupo ... e a caracterização de cada um ... e... e ... tantas coisas e o tempo parece passar tão rápido ...
 Hoje tivemos as fotos de uma mãe babada, que nos tirou da sala dos professores ... um pouco tremidas :), mas obrigada, a Leonor nunca se vê nas fotos e assim já viu! :)



  Terça-feira, dia amarelo

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

E o cabide ficou mais bonitinho ...

Às segundas-feiras fazemos o reconto oral e o registo escrito de um acontecimento marcante do fim de semana e depois fazemos um desenho, tentando ilustrar o texto. Este exercício obriga-nos a recorrer à memória, organizar o pensamento, adquirirmos noções temporais, a compreendermos que não se escreve da mesma maneira que falamos, que o registo escrito permanece no tempo ... falamos de palavras, sílabas, frases, ideias ... analisamos as ideias ... e demoramos tempo a fazê-lo! Geralmente a seguir lanchamos e vamos para a rua, aproveitar o espaço exterior. De tarde, os que não dormem, estiveram com a Leonor a terminar o painel para pôr no cabide. Aproveitámos um bocado da nossa pintura com os pés, mas fizemos um levantamento de todos os objetos que colocamos no cabide. Já na sala, decidimos que íamos usar a mão para marcar o cabide de cada um. Hoje alguns fizeram o projeto na folha e só depois o fazem na mão que irá para o cabide. Esta atividade ainda vai durar uns dias, pois fazemos poucos de cada vez e os pequenos dormem a tarde ...







sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A Terra treme ...


http://www.aterratreme.pt/


O ano passado também aderimos a esta iniciativa e este ano não vamos perder a oportunidade ... A Galega Encarnada já está inscrita :)

E na tarde de sexta ...

Pois a sexta feira, cor vermelha, é o "dia livre" escolhido pelos Galegos Encarnados e à semelhança de anos anteriores. Ou melhor: é a sensação de terem o dia livre, pois sempre há coisas para fazer, como hoje. Mas eles gostam de pensar que é o dia "em que não fazemos nada"! Também é importante, não é?

De tarde, os que não dormem, estiveram a ajudar a Leonor a fazer bolinhas de bostik para pôr nas nossas fotos e a nossa sala já tem as fotos e os números de cada um, que nos ajuda e ajuda a Leonor, a sabermos quem é o mais velho / mais novo e estabelecermos comparações ( mais velho do que..., mais novo do que ...).


E ainda tivemos tempo para ouvir e aceitar a sugestão da Leonor para fazermos uma coisa que ela viu no Facebook e gostou muito. Hoje 5 de nós já fizeram e agradecemos as folhas que os pais ajudaram a recolher :)

















 

 
Templates Mamanunes