sábado, 21 de novembro de 2015

Dia Nacional do Pijama

Pelo 2º ano participamos nesta iniciativa do Mundos de Vida, apoiada pela exploração do livro 

Com a colaboração da família, fizemos o estendal de chinelos/pantufas no nosso hall do JI e a Teia dos Desejos, na entrada da escola. A todos os que participaram, o nosso obrigada.

Crianças ajudam outras crianças

 Dia Nacional do Pijama, (20/11/ 2015) on PhotoPeach

18 - Mais pijama,chinelos e porta ...

Resolvemos fazer 2 em 1 para a porta: a Caracolinhos de Oiro vestida de pijama e com uma casinha na mão. A história foi a que vimos na Casa do Folhas, no dia 12:




 Dia Nacional do Pijama

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

6 de novembro - A terra treme


http://www.aterratreme.pt/
Foi uma iniciativa a que aderimos às 11:06 do dia 6 e inserida na Educação para o Risco, o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico. 
Falámos sobre o que é um sismo, como acontece e porque é que devemos saber proteger-nos, se acaso ele acontecer.




 

Mais Casas do Pijama

http://www.mundosdevida.pt/_O_que_e_o_Dia_Nacional_do_Pijama





De 6 a 11 - Magusto






 

A preparar o Dia Nacional do Pijama

Começámos hoje e vamos estar alguns dias e em algum do nosso tempo de trabalho, dedicado ao recorte e montagem das nossas casinhas do Pijama, para levarmos para casa e fazermos um pequeno peditório junto dos nossos familiares e amigos, para enviar para o Mundos de Vida, após o dia 20 de novembro.






Imagens "soltas" do mês de outubro

 

Outras coisas mesmo assustadoras ...

 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

30 outubro - Dia das Bruxas

Mascarámo-nos ... ouvimos uma história assustadora ... vimos um filme assustador (A casa fantasma) com pipocas ... tivemos a visita de uma Bruxa, mas conhecida ...


 

"8 outubro - Requisição de livros

Fomos à biblioteca requisitar livros, o que é uma atividade que faz parte da nossa rotina semanal, depois de os meninos novos terem "assinado" o contrato com o Folhas. Requisitamos livros para ler em casa, com a família. Requisitamos à quarta-feira e devemos trazer o livro novamente para a escola na segunda-feira, para na quarta-feira (máximo dia para o trazer de volta à escola) irmos requisitar de novo.



 

28 de outubro - A porta "Pé da bruxa"

Escolhemos o desenho da internet e a Leonor desenhou-o em grande. Nós pintámos e gostámos mesmo do efeito!





28 de outubro - Doce de abóbora

Fizemos o doce depois de aproveitar a abóbora para o Dia das Bruxas e para vendermos, para podermos comprar coisas para as salas. Desenhámos as tampas, para os frascos ficarem mais bonitos ...









27 de outubro - Cestinhos para o Pão por Deus

Para assinalar o dia do Pão por Deus, tradição secular e que ainda se realiza na nossa povoação, na sala fizemos os cestinhos. Como a escola está um pouco fora da povoação, fizemos doce de abóbora que levámos para casa, como sendo "os doces recolhidos de porta em porta". 
A Leonor ainda contou como surgiu o Pão por Deus e, resumidamente,  no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-deus era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.




 

 
Templates Mamanunes