domingo, 18 de outubro de 2015

Semana da Alimentação




Pois a Semana da Alimentação, dado que o dia 16 se comemorou o Dia Internacional da Alimentação,  foi muito intensa: para além das nossas rotinas, muitas conversas e tarefas na sala, ainda estivemos na biblioteca Casa do Folhas, tivemos uma gincana, vimos como se faz o pão e cozemos uns pequeninos na nossa sala e ainda falámos e provámos ingredientes da sopa de feijão e fizemos uma sopa de feijão na nossa escola para todos os alunos, com a ajuda da Isabel, da CAF.
 Falámos da importância do feijão e quisemos fazer esta sopa, porque o ano de 2016 é o Ano Internacional das Leguminosas. Como é que ele surge? "Na sua sessão de 68, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (A / RES / 68/231). O Ano Internacional das Leguminosas  propõe-se sensibilizar o Mundo sobre os benefícios nutricionais dos Legumes e Leguminosas como parte de uma produção sustentável de alimentos visando conseguir a segurança alimentar e nutricional. Há um trabalho a fazer com os nossos alunos neste sentido, como cidadãos do Mundo que são, sobre a importância destes alimentos nos seus hábitos alimentares diários." (aqui). Vocês em casa podem ainda ver isto :



Durante a próxima semana, dado que no dia 17 se comemorou o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, vamos trazer alimentos para a GMASA, grupo do Milharado que apoia os sem-abrigo, pois para sermos ajudados também precisamos ajudar os outros. Está um saco de compras à entrada da sala que queremos encher com a boa-vontade de todos, pois sozinhos nada pudemos, mas juntos tudo conseguimos!

E aqui alguns registos fotográficos da semana:

 

Obrigada!

sábado, 10 de outubro de 2015

A Porta do Saber



Falamos do "saber-ser, saber-estar e saber-fazer" desde o início do ano, mas decidimos hoje, após os 3 dias de ausência da Leonor, passar essa mensagem para a "Porta do Saber ...". A base foi feita como fazemos a digitinta de cores, mas bem mais cheirosa: foi feita com espuma de barbear!

As "Listas do Saber" estão em aberto, ou seja, até os pais e as mães podem pedir para acrescentar mais itens ...




 

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Uma luzinha no teu coração

Ao longo de todo o ano abordam-se as questões ligadas ao comportamento, de todos e de cada um na sala. Existem regras: o que podemos e o que não podemos fazer. Hoje estivemos a ver e a rever a história "Uma luzinha no teu coração", para depois cada um falar dela e fazer o seu registo gráfico e escrito.


 













 
Templates Mamanunes