quarta-feira, 30 de setembro de 2015

As folhas caem no outono...

Conversa de "outono":  mais fresco - mais roupa - as folhas caem - constipações - casacos ... ... ... ...  ... Saber identificar as estações do ano nas fotos que estão junto ao quadro das presenças ... as características mais gerais de cada uma ... registos escritos ... colagem livre ... desenho ...



segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Hoje foi dia de ...





... registos escritos do fim de semana e massa de cores, entre outras coisas ...

sábado, 26 de setembro de 2015

Campo!

 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

1º Acalmamos a ansiedade ...

Primeiro acalma-se a ansiedade, conhecemo-nos melhor, estabelecemos alguns limites, definimos algumas regras e, aos poucos, começamos a fazer coisas novas e a entrar mais na nossa rotina do dia a dia.

Na quarta-feira, dia 23,  fomos pela 1ª vez à Casa do Folhas (biblioteca) ouvir uma história e de 3, nós escolhemos "O Cuquedo", que é uma história que gostamos muito e podem vê-la aqui:



Como a Ana não estava lá, deixámos este recado, que terminámos na sala, principalmente pela I.M., que depois o lá foi deixar...

Hoje, quinta-feira, 24, que está tudo já mais calmo, a ansiedade mais controlada, já podemos começar a fazer tintas, pintar os vidros, como é nosso habitual, pois a luz no muro em frente incomoda principalmente a enxaqueca da Leonor, experimentámos a plasticina, a pintura no papel, a pintura com os dedos, a pintura com as mãos ... alguns fizeram todas estas coisas e outros não, pois somos muitos e temos de esperar que chegue a nossa vez ou decidimos brincar com jogos, com os carros, no cantinho das bonecas, outros (os 4 mais pequenitos) descansaram e adormeceram de tarde ... em outro dia, quem não experimentou, vai experimentar ...



terça-feira, 22 de setembro de 2015

Hoje foi o 3º dia:ginásio!

 A preocupação destes primeiros dias vai ser reatar e reforçar a relação afetiva com as crianças que transitaram do ano anterior e estabelecer as pontes para uma forte relação afetiva com as crianças que ingressaram pela primeira vez na sala, sem nunca perder de vista aquilo que é para cada um o seu bem mais superior, e isso inclui o estabelecimento de regras e de limites.

Hoje, como era terça-feira e não estava nenhuma turma no ginásio, fomos nós e brincámos com o material como cada um queria. Os novos gostaram muito de saltar na pequena rede, das bolas e das esponjas e os velhotes, o que mais gostam, principalmente os rapazes, é de subir ao espaldar e fazer uma espécie de escalada, com as cordas presas.

 


Vou esforçar-me por não publicar rostos, nem nenhuma criança em particular e nem sequer o seu nome, pois esse, além de nunca ter sido o objetivo deste blogue, a não ser que tivesse mesmo um interesse particular, foi-me também dito superiormente para não o fazer. Assim, que ninguém se sinta ofendido, pois não "vê o seu filho ou filha", coisa de que também já fui acusada num passado ainda muito recente e me trouxe dissabores. Tentarei dar uma "imagem" do "clima" que se vive no momento e na sala, como foi sempre o meu objetivo.
Estou a dispor de quem tiver qualquer dúvida a colocar-me sobre este assunto. 
Obrigada.

sábado, 19 de setembro de 2015

Hoje foi o 1º dia ...

O meu dia começou assim: com esta bela prenda! Alguém que no verão se lembrou de mim, durante as suas belas férias por Albufeira e me trouxe um amoroso postal, pois hoje ia receber o seu irmão mais novo na sala. Foi como se o sol raiasse na minha sala, logo de manhãzinha ...
 
Logo chegaram os 8 novos amigos que chegaram este ano à Galega Encarnada: uns mais tímidos que os outros, outros mais à vontade, todos pequenos e todos giros, acompanhados pelas suas mães. Reunimos, como habitualmente combinámos o que íamos fazer: íamos visitar a escola, para que eles e as mães, também elas (exceto uma) novas na escola. Passámos pela nossa casa-de-banho, vimos que estamos juntos com a sala amarela, verde e azul; fomos aos nossos cabides, passámos no refeitório, fomos ao ginásio e depois subimos ao 1º andar, onde estão as salas do 1º ciclo e a nossa biblioteca. A Leonor explicou-nos já que não podemos ali fazer barulho e batemos à porta antes de entrar na biblioteca. Disse-nos que lá dentro vive o Folhas, que gosta muito de livros e que tem a Folhinhas, que é a namorada dele. Batemos à porta e a nossa amiga Ana França veio recebermos com o Gato Preto, que também ali vive. Vimos que tem muitos livros e que daqui a algum tempo vamos lá requisitar livros para levar para casa. Alguns de nós já escolhemos alguns da prateleira e queríamos trazê-los já, mas temos de esperar e preparar o saco onde depois vamos transportar o livro. Regressámos à sala, despedimo-nos das mães e fomos lanchar, para depois irmos para o recreio. Só uma menina é que sentiu a falta da mãe e chorou um bocadinho, mas depois foi experimentar o escorrega e já ficou satisfeita. Voltámos para dentro, fomos à casa de banho, preparámo-nos para sair e pronto! Já era meio-dia! Foi um bom dia, para início.
Até segunda-feira ... bom fim de semana.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O primeiro e mais um contacto com os encarregados de educação deste ano ...



 
"A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário." 
(Lei- Quadro da Educação Pré-escolar, Artigo 2.º, Princípio geral)


Quero agradecer a todos a presença, o interesse, a colaboração, a atenção e a paciência para ouvir tanta informação na reunião de hoje. A cópia da ata estará na sala, à disposição para quem a quiser reler, pois reconheço ter sido muita a informação hoje transmitida, principalmente para os seis pais das crianças que ingressam pela primeira vez (os pais dos segundos filhos não contam, certo? Já sabem "como as coisas funcionam" ...).

Desejo que seja um ano letivo feliz para todos. 
Bom ano e obrigada!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Reunião de Encarregados de Educação

Informo os pais de que a primeira reunião de encarregados de educação deste ano letivo se irá realizar na próxima quarta-feira, dia 16, às 9:00.
A reunião abordará questões relativas ao  funcionamento do estabelecimento e da sala.
Desde já sou grata pela vossa colaboração e participação na mesma.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Regresso às aulas 2015-2016






Após as merecidas férias, que espero que tenham sido felizes e com muita paz, saúde e descanso para todos, cá estamos nós, quase a iniciar um novo ano escolar. 
Desejo que este ano seja feliz, com aprendizagens válidas e pertinentes para todos, quer para as crianças quer para nós adultos, que impere sempre o bom senso, a compreensão, a confiança, a sinceridade e a frontalidade entre nós, escola, e vós, família.

Tal como já partilhado na nossa página do Facebook, prevê-se a receção aos alunos e encarregados de educação no dia 18 e o início das aulas no dia 21. Quanto ao horário, assim que eu tenha conhecimento, publicá-lo-ei aqui, mas penso que, à semelhança dos anos anteriores, os encarregados de educação poderão vir a ser contactados telefonicamente.
Relembro a necessidade de os encarregados de educação terem nessa data, dia 21, a situação resolvida na Câmara Municipal de Mafra relativamente à necessidade do serviço de almoço e prolongamento.

Até lá, os pais podem ir adquirindo bata e panamá, que se adquirirem novos, peço que seja da cor da sala e suficientemente largo para que a criança se possa mexer à vontade. Também darei este ano às crianças que eventualmente tenham necessidade de dormir após o almoço, a oportunidade de terem esse tempo de descanso, para o que peço, este ano, que cada uma tenha lençol, uma manta e objeto do apego (chucha ou peluche), se o tiverem, dentro de um pequeno saco de pano, o qual ficará pendurado no seu cabide e todos os objetos e roupa devem estar visivelmente marcados com o nome da criança.

Bom ano!


 

 
Templates Mamanunes