quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Brincadeiras velhas e novas

Brincadeiras velhas e novas, que só são possíveis porque estivemos menos de metade do grupo na sala ontem e hoje. Afinal, a experiência de uma escola na Finlândia, acho que era lá, que retirou todos os brinquedos da sala e apenas deixou mantas, caixotes, almofadas e pouco mais com ótimos resultados em termos da cooperação, a disciplina e a criatividade, entre outros que não recordo já, dá mesmo resultado, porque umas mantas em cima da mesa, constituíram momentos muito divertidos e criativos hoje.

 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A festa de Natal na sua globalidade

Para terem uma panorâmica mais global da festa, reuni neste vídeo as fotos da educadora Ana França e da coordenadora Cristina Loureiro.

 

Estas fotos estão divulgadas nas páginas do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro aqui , aqui e aqui

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Festa de Natal




O aniversariante em dia de festa de Natal: Tomás Alexandrino

E aqui está o nosso Tomás Alexandrino, que no dia da nossa festa de natal comemorou connosco o seu quinto aniversário. Parabéns ao Tomás, muitas felicidades e que seja sempre feliz como estava hoje ou mais ainda, como é o nosso desejo.

Sala e Natal

 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pedido de última hora, para quem é esquecido, como a Galega-mor




Queria pedir aos pais, apesar de ser "em cima da hora", que quem puder ou tiver gorro de pai natal ou de rena ou qualquer coisa para enfeitar, traga,se faz favor.

Muito obrigada

Os anjinhos dos pais

A pedido do grupo organizador da atividade do Plano Anual de Atividades deste mês, lá foi "um TPC" para casa ... 
  Bem sabemos o quanto o jeito e o tempo nem sempre são bons aliados "para estas coisas" ... ;)


domingo, 14 de dezembro de 2014

E é quase Natal

Atarefados com algumas coisas e o tempo não chega nem para metade das coisas que queríamos fazer ...
"Natal ... levar para casa ... e se fizéssemos uma coisa com lãs?" - a propósito do atelier da lã que vimos na Quinta Pedagógica.


A Árvore de Natal na porta????

Mesmo isso: a Árvore de Natal na nossa porta! 

Lamento, mas não tirei foto do resultado final, o tempo nem sempre é meu amigo ... amanhã mostro como ficou.

"Eu sei tudo sobre o Pai Natal"

A Ana, Casa do Folhas, preparou-nos uma bela surpresa de Natal ... :)

 

Novidades no Canto das Bonecas

Beliche, roupas de cama, roupas e sapatos para os bebés e as roupas que a mãe do nosso saudoso António nos deixou o ano passado.

Foi agora o momento de pôr a uso! Muito obrigada, Claudia.

 Pais, se tiverem roupas maiores que as crianças da nossa sala e que possam doar para a sala, muito agradeço. Eles gostam e aprendem a brincar, ao vestir-se e despir-se ...

Aniversário do Simão: o último pequenininho da sala ...

E aqui está a referência ao Simão, que fez 3 anos no passado dia 7. E o bolo? Super-fantástico!

E que seja uns 3 anitos cheios de coisas muito boas!


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A Feira do Livro termina amanhã



À tarde, enquanto estávamos à espera de ir à Feira do Livro, fomos à biblioteca ler um livro sobre o Natal,  do autor Eric Carl, e é um livro tão bonito que até termina com uma música! Sim, ele toca!"

http://www.kalandraka.com/pt/colecoes/nome-da-colecao/detalhe-do-livro/ver/sonho-de-neve-ler/

De seguida fomos à Feira do Livro, que termina amanhã. Cada um de nós levou no bolso um pequeno papel com o nome e preço do livro que cada um gostaria de comprar para si, se os pais puderem comprar. Se puderem, podem enviar o dinheiro de manhã, para lá irmos comprar.
Pais, estejam atentos aos bolsitos, esperemos que não se tenha perdido. Caso se tenha perdido, quando vierem buscar os filhotes, vejam se a Feira do Livro ainda lá está ...

Vamos ver o que vai ser ...

Os dias passam a correr e ainda mal tivemos tempo de nos dedicarmos a fazer alguns trabalhos alusivos ao mês. Esta foto é de um trabalho iniciado hoje e vamos ver se resulta para aquilo que queremos ...


Quinta Pedagógica dos Olivais



Tão gira que é a quinta! De entrada gratuita e um local a revisitar com a família, se puderem ir. Muito muito agradável para todos nós, como podem ver. As fotos retratam quase todos os nossos passos, quase tudo o que vimos, mediante o que a Leonor conseguia fotografar e ao mesmo tempo ter um olho em nós todos e em cada um. Mil olhos! ;)  Ela sabia que vocês iam gostar de ver e nós de rever ...

 

Romeu e Julieta

Fomos ver este teatro ...





Foi a história tradicional do Romeu e Julieta, mas os personagens eram gatos. Vejam as fotos ...


Os 3 anitos do Carlos ...




 E o primeiro aniversário do mês é do nosso "crescido" Carlos, que fez no passado dia 1, 3 anitos! A mãe, a ama e a filha da ama, a nossa ex-galega encarnada, veio festejar connosco! O bolo às cores e de chocolate estava tão bom!!! Quando a mãe quiser, pode trazer mais bolinho daquele e fazemos mais um dia de festa, para podermos comer doce (os doces só se comem em dias de festa!) ! Gostámos mesmo ...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Os pedidos do coração

A conversa doa manhã foi sobre o mês de dezembro, o mês do natal. Questionados sobre o que era mais importante no natal, alguns disseram ser as prendas. "As prendas??? São boas e pedem-se ao Pai Natal.  Então e as coisas do coração?". E então lá veio o que realmente é importante nas vidas de toda a gente e os pedidos, estes do coração, fazem-se ao Menino Jesus: amor, saúde, carinho, amigos, paz, a família, pois há muitas pessoas que não têm família, como aquelas crianças do Dia do Pijama, e emprego para os pais, que precisam dele para pagar as nossas despesas e fazer face às nossas necessidades.

 
Templates Mamanunes