terça-feira, 21 de outubro de 2014

Finalmente fomos ao campo!

Em anos anteriores já tínhamos ido ao campo, e talvez até mais do que uma vez, mas este ano não tem dado para ir, devido ao tempo incerto e com a chuva que se tem feito sentir.  Hoje, porque parecia ter voltado o verão de novo, fomos e para algumas crianças, mesmo da Póvoa, foi uma novidade aqueles lindos caminhos. Não fomos tão longe como costumávamos ir, porque temos muitos meninos muito pequeninos no grupo, mas apesar da idade e do tamanho, correu muito bem e eles andaram sem dificuldade. 
Levámos sacos e apanhámos imensas bolotas, folhas, paus e até trouxemos um caracol para lhe darmos uma casinha na nossa sala. A Laura Barata chamou-lhe, caso não se erre o nome complicado, João Caracol Galego. Pusemos um aquário que estava desativado, pedras no fundo, terra com folhas partidas, paus, pedras, uma taça com água e folhas de lombarda. Agora temos de lhe arranjar uma namorada, para vermos os filhinhos crescerem. Há uns anos atrás já existiu um caracolário na sala, mas nas férias devolveram-se os caracóis à natureza e não estavam tão bem instalados como agora, pois na altura não tinha terra e a gora tem, porque a Leonor aprendeu com uma amiga dela, a Arminda Almeida, a quem agradecemos.
De tarde estivemos a fazer o registo da visista ao campo, mas alguns meninos mais velhos ainda têm dificuldade de manter-se no contexto, ou seja, respeitar as regras e que era centrar-se num aspeto da saída da manhã e ser perseverante para terminar com sucesso a atividade ou o jogo que é iniciado, pois a Leonor tem de andar a "repescar-nos" para voltar ao jogo ou atividade escolhida, até a terminarmos, aspeto importante a aprender para a vida futura, quer na escola ou fora dela.

 

0 Comments:

 
Templates Mamanunes