sábado, 5 de abril de 2014

"O melhor que há em mim, saúda o melhor que há em ti"

Esta quarta-feira tivemos na nossa sala a professora de yoga do Rafael, Eugénia Fonseca, que dá aulas na   Zen &Terapias, na Malveira, que é  um Instituto de Medicinas Alternativas, Naturais e Anti-Stress. Gostámos muito da sessão e recomendamos, porque cada vez mais faz falta aprendermos a concentrar-nos, relaxar e pensar. Ou parar, simplesmente ...

Aprendendo algumas coisas sobre o Ioga ou yoga:  é originário da Índia e é uma palavra sânscrita. Como é que se pronuncia a palavra "yoga"? Na pronúncia do termo sânscrito, ouve-se a primeira e segunda letras (considerando a palavra transliterada para o alfabeto latino) soando rapidamente, o Ô fechado e uma leve prolongação desta letra. O 'ga' é soado rapidamente com o 'g' quase mudo. 

Segundo a Yoginí (que significa "no feminino a mulher que pratica yoga e segue essa filosofia") Eugénia, e utilizando as suas palavras, "ॐ O Yoga, na sua essência, significa “integração, união do indivíduo com o meio que o rodeia e com o universo”. Apresenta-se como um modo de estilo de vida que objectiva restabelecer a ligação entre o ser humano e o seu verdadeiro eu, ajudando a desenvolver a tranquilidade e o equilíbrio interiores. Através da prática regular, o Yoga actua a todos os níveis do individuo - a nível físico, mental e emocional – fazendo com que se sinta mais jovem, saudável e em forma.
Em termos físicos, o Hatha Yoga funciona através do domínio do corpo e da respiração. Envolve um sistema de exercícios que através de posições físicas, da respiração e de técnicas de relaxamento, beneficiam o sistema nervoso central, as glândulas e os órgãos vitais.
O objectivo é promover uma saúde perfeita e recorrer às reservas de energia latente. As posturas físicas e os alongamentos suaves e agradáveis ensinam a relaxar e tranquilizar a mente, conduzindo ao desenvolvimento de uma meditação simples que acentua a calma interior.
"


Disse-nos que o yoga tem muitas posições da natureza, como a árvore ou animais, e que serve para meditarmos, ou seja, aprendermos a estar calmos e em paz. 
Já tínhamos aprendido um mantra com o Rafael, mas com a professora aprendemos a cantá-lo, que é muito mais giro:" Eu estou bem, Eu estou feliz ... .... ... ... "


Ao terminarmnos a sessão aprendemos a dizer "Namastê", que quer dizer, segundo a professora, "O melhor que há em  mim, saúda o melhor que há em ti" (na realidade, Namastê" quer dizer "O Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em ti"). Existe coisa mais bonita?



Aqui estão as fotos:
 

2 Comments:

Eugénia Fonseca said...

Olá, que bom poder recordar esse momento e as suas palavras são bastante reconfortantes.
foi um privilégio poder estar com as suas crianças. :)
Obrigada pela oportunidade!

Namastê _/\_

Sala Encarnada said...

O privilégio foi nosso ;) Volte sempre ...
Mil beijinhos, Eugénia

 
Templates Mamanunes