sábado, 15 de março de 2014

Sabemos o principal acerca do Bullying: não fazer coisas más aos outros

Na segunda-feira, para além do acolhimento habitual, dos registos escritos, dos jogos, dos desenhos e dos pequenos projetos, como este ...


... tivemos uma conversa muito interessante sobre o trabalho até ao final do período, ou seja até à próxima interrupção letiva, que coincide com a Páscoa. Assim, a Leonor apontou-nos os próximos dias importantes do calendário:
- Dia do Pai (19)
- Dia da Primavera e Dia da Felicidade (20)
- Dia Mundial da Árvore e da Poesia (21)
- Festa de final do período (4 Abril)

Falámos de cada um deles, mas como a Leonor ia ter uma reunião com toda as professoras da escola e precisava de ouvir as nossas sugestões, para levar para a reunião, de tarde conversámos especialmente das atividades para o final do período e a fazer em conjunto com todos os amigos da escola. E aqui está a nossa conversa:


Catarina Silva - Podíamos fazer em papel branco e outras cores, recortar, colar as folhas e fazer um painel da Primavera.Pôr corações e estrelas e pôr tipo umas pessoas a passear, umas borboletas ... no campo ou na praia, a apanhar flores.
Mónica - Podemos fazer pessoas com calor a ver o rio ... assim num painel
Educadora Leonor - Nós já falámos do Bullying ... como é que nesse trabalho podíamos falar do Bullying??
Duarte (3 anos) - Jogar Bowling ...
Edu. Leonor - Não, Bolling é um jogo, mas o Bullying é outra coisa ...
Mariana - Então podíamos fazer um painel com flores e vão lá pessoas, os Bullies, apanhar as flores e deitar para o lixo ... é um painel do Bullying ... e rasgar, fazer mal às pessoas ...
Miguel - Os Bullies podem partir os carros, no painel dos Bullies, no da Mariana.
Rafaela - Os Bullies podem fazer coisas más no painel das coisas más.
Duarte - Os Bullies podem fazer mal às casas com martelos grandes.
Afonso Alves - Os que não são Bullies fazem coisas boas ... podem dizer:"Sou teu amigo para sempre" , "Gostamos de ti", "Eu amo-te"; "Tu fizeste bem a mim".
Catarina Silva - Por exemplo, os Bullies podem às vezes jogar à bola, mas fazem de propósito para magoar uma pessoas e muitas vezes, muitos dias ...
Miguel - os amigos a ajudar os outros, no painel dos bons ...
Mariana - No painel das coisas boas, por exemplo, podíamos pôr os amigos a dar beijinhos, abraços, a fazer coisas boas. Também podíamos pôr arco-íris, pôr os meninos a dizer:" Queres brincar comigo?"
Afonso Alves - Também podíamos dizer que somos muito queridos e quem quiser ser nossos amigos,  dizemos que fazemos o que eles querem ...
Diogo - Eu quero cantar a canção "O sapinho no portão"
Educ. Leonor - está bem, já vamos cantar, mas antes vamos ver então o que vocês sugerem. Vocês querem um painel com as coisas boas e as coisas más, que são do Bullying, é isso? Assim, no género do nosso quadro do Pássaro da Alma?

E foi a sugestão que levei. Depois ouvimos o Diogo cantar e terminámos assim o nosso dia. A Galega Mor ficou muito satisfeita, porque o Bullying é um tema difícil e já tínhamos falado em pormenor do Bullying há algum tempo atrás, mas eles, de forma diferente e consoante a idade, retiveram o mais importante: nunca fazer mal aos outros.

0 Comments:

 
Templates Mamanunes