domingo, 9 de março de 2014

Planear, fazer e avaliar

Na quinta-feira aproveitámos o sol, contámos o que fizemos nestes dias que estivemos em casa, fizemos desenhos e jogos. Foi um dia "light" de "reingresso" na rotina do dia a dia. Na sexta-feira, após o bom-dia e algumas canções,  fizemos a avaliação da atividade do Carnaval e iniciámos a avaliação:
 - da nossa assiduidade, 
- de trazermos ou não o Kit da escovagem todos os dias, 
- de trazermos ou não o livro, no máximo até à segunda-feira a seguir à requisição de quarta.
 Vamos começar a tomar nota de quem se esquece de trazer o kit lavado de casa, no mapa das presenças, pois muitos meninos não trazem o kit lavado e assim, por questões da devida higiene que esta atividade exige, não se pode pôr a pasta de dentes, pois ela encosta na beira do copo de cada menino. Também não vamos andar a levantarmo-nos para irmos lavar o copo a correr, pois a Leonor tinha de ajudar-nos e os outros meninos lá tinham de estar à espera ... Por isso, pais, ajudem-nos a lavar os copos e a verificar o "estado de saúde" das escovas, pois algumas necessitam já de ser subsituídas.
 No início da atividade, quando começámos a falar deste Continente, registámos o que já sabíamos, o que queríamos saber e o que podíamos fazer para saber o que não sabíamos. Finalmente vamos colocá-lo aqui:

O que já sabemos

Catarina Silva - As roupas em África podem ser largas, mas saõ muito bonitas.
Miguel - Em África têm pouca água.
Mariana - Eles têm a pele escurinha, para se protegerem do sol. Eu sei, porque fui a Cabo Verde e lá, eles tinham a pele escura. As meninas em África têm pouca roupa.
Rafael - Há lagartos em África.
Catarina Henriques - Há leões, chitas e tigres em África.
Rodrigo - Os leões são muito perigosos.
Mariana - As roupas são largas, porque lá está muito calor.
Rebeca - Em África existem girafas.
Rafaela - Eu não se, mas o meu pai sabe.
Duarte - O Xerican do Mogli é um tigre e está calor.


O que queremos saber

Mónica -  As mulheres têm uma pinta na testa?
Mariana - Quero saber como é que fazem as roupas.
Rafael - As casas são feitas de palha?
Miguel - Como é que fazem a comida e o que comem?
 Francisca - Eles pintam bem? Como são as músicas deles? e como é que eles dançam?
Laura - Como é que os senhores em África tomam banho?

O que vamos fazer para saber

- Ver livros
- Ver vídeos na internet
- Ouvir música africana

Ainda nos falta responder a uma ou outra questão ...

E agora aqui vai a nossa avaliação da atividade do Carnaval, que se traduz no que gostámos mais/ menos e, indiretamente a Leonor também vê qual foi a mais valia desta atividade e o que faltou ainda para fazer:



Catarina Silva – Gostei mais de desfilar e do filme da Ana. Gostei da nossa exposição e do painel. Gostei muito da cabra de África, que está no painel, e também gosto dos outros animais deles. Gostei muito do fato do Rodrigo e do Tomás. Gostei muito da minha saia e do meu top de palha, que a mãe fez com a avó e eu ajudei.

Lara Henriques – Gostei muito dos fatos da nossa escola. Quem me vestiu foi a mãe e gostei muito do meu fato. Gostei muito de ouvir e dançar música africana.

Mariana – Gostei mais da parte de desfilar para os pais …

Lara Guiomar – Gostei da festa, também gostei de desfilar e também gostei de ver os colegas.

Miguel – Eu gostei mais de desfilar com a professora atrás e o bebé dela, que era o Miguel Latas. Em África, eles têm animais iguais aos nossos e diferentes, como os tigres e os elefantes.

Leonor – Gostei de desfilar e gostei do painel que fizemos na sala.

Rebeca – Gostei de desfilar lá em cima e das coisas lá fora (exposição) e de fazer o painel.

Afonso Nascimento – Gosto muito da cor da pele dos africanos e gostei do filme da Ana, na Casa do Folhas.

Maria – Gostei muito do teu tambor (djambé), que tu trouxeste.

Mónica – Eu fiquei doente, mas vi no blogue em casa e gostei muito de ver os meninos no corredor.

Marta – Eu gostei muito de dançar.

Mia – Gostei do meu vestido e do bebé nas costas. A mãe pintou-me toda e eu gostei.

Afonso Alves – Eu fiquei triste, porque o meu pai e a minha mãe não estavam lá, mas eu fiquei feliz na mesma, porque a minha irmã estava lá e eu andei de mão dada com ela. Também gostei do vestido do Tomás, vestido de girafa. Também gostei do vestido do Miguel e da Inês, porque tinham a cara pintada. Também gostei que tu fizesses o palhaço (da porta) com os meninos.

Rodrigo – A minha mãe trouxe-me para a escola vestido de elefante e eu gostei muito.

 Rafaela – Gostei muito da minha peruca e de ter o bebé nas costas.

Francisca – Gostei muito do desfile e de ver os pais. Gostei muito da música deles (africanos) e de dançar na sala. Eu ajudei o pai a fazer o meu fato para a escola.

Laura – Eu gostei muito de desfilar. Também gostei muito dos fatos dos amigos. Gostei muito da minha mãe me ver a desfilar, da minha tia Cláudia, do meu padrinho Bruno, do meu primo David. A avó atrasou-se …

Catarina Rodrigues – Gostei muito da minha mãe estar ali a tirar-me fotografias e também da minha amiga, que estava ao pé de mim.

Inês – Gostei muito de ganhar o prémio da nossa sala. A taça tinha fitas.

Fatumata – Gostei de tudo.

Duarte – Gostei da mãe me pintar e do Homem Aranha.








0 Comments:

 
Templates Mamanunes