domingo, 2 de fevereiro de 2014

As nossas duas últimas semanas

Peço desculpa pela ausência do blogue, pois sei que algumas mães são assíduas em vir aqui, mas razões pessoais, principalmente saúde, têm-me impedido de vir à internet, com regularidade e com tempo.
Fazendo uma breve síntese do que foram estas duas semanas, juntarei num vídeo todas as imagens mais pertinentes de alguns desses dias. Basicamente, andámos muito ocupados em mudar a sala, de forma a organizá-la mais de acordo com os interesses deste grupo, tendo sido criadas 3 pequenas áreas: a da "Língua Portuguesa e Matemática", nome atribuído pela Mónica, onde estão jogos e material destinado à emergência da escrita e da matemática; a "Área dos Projetos", que tem ocupado principalmente as meninas e que é um canto sempre disponível para as crianças fazerem construções, recortes e colagens, utilizando material de desgaste (pelo que precisamos de lã, botões, fitas, tecidos...); e um pequeno recanto, a Área dos Puzzles, constituído por uma mesa retangular, num pequeno canto da sala, para fazer e guardar para o dia seguinte os puzzles mais complicados, os trabalhos para acabar ou desenhar em pequeno grupo.
Temos ainda a tarde de segunda-feira, a usufruir com a Sala Verde, e todo o dia de quinta-feira para podermos ir (oito de cada vez) para a Casinha das Bonecas, o que estamos já a fazer nestas duas semanas, pois este é um espaço muito apreciado e importante para as crianças. 
Assim, temos a manhã de segunda-feira para os registos do fim-de-semana e/ou outros e, à tarde, temos a Casinha das Bonecas; temos a manhã de terça-feira no Polidesportivo; temos a quarta-feira na Biblioteca, sendo a manhã para o conto de histórias ou outros trabalhos, e a tarde para a requisição individual de livros; temos a manhã de quinta-feira para a partilha de crianças para crianças (partilham histórias, jogos, trabalhos...)  e temos a sexta-feira, que irá ser destinada (temos tentado, mas sem sucesso) para a avaliação e arrumação de trabalhos. Estas são as atividades fixas, de acordo com a disponibilidade do estabelecimento e algumas de sala e o restante tempo é dedicado a jogos, desenhos, colagens, pintura, recorte e atividades de promoção da escrita/leitura e matemática. Temos ainda diariamente o período das 13:30 às 13:45 dedicado à higiene pessoal e escovagem dos dentes (começámos na sexta-feira e o copo e a escova vão e vêm todos os dias na mochila, para que a sua lavagem seja feita em casa) e o período das 13:45 às 14:00 dedicado a uma pequena pausa, durante a qual conto últimamente uma história tradicional (as crianças apenas ouvem), ao som de uma música calma. Introduzi a história, pois assim é uma forma de, principalmente os mais velhos e os que não adormecem neste curto espaço de tempo, desenvolverem a capacidade de atenção, de recontarem ou de responderem a questões sobre a mesma.

 

0 Comments:

 
Templates Mamanunes