segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Quando estou a brincar, eu estou a aprender

Muito interessante este vídeo ...



Uma segunda-feira de Outono, que mais parece Inverno ...

Se estivesse mais frio parecia Inverno e não o Outono: tanta chuva! Nem devem ter saído o fim-de-semana e nem fomos hoje ao recreio. 
De manhã estavam tão elétricos que, em vez de fazermos os registos do fim-de-semana, fomos ao polidesportivo correr e jogar à bola. Depois lanchámos e uns desenharam com canetas, outos fizeram pintura, outros desenharam e pintaram a sua mão para pôr a foto e marcar o cabide, outros fizeram os colares para levar para a Casinha das Bonecas e ainda se plastificaram as fotos para o Quadro das Atividades e os nomes para as placas. Pomos os nomes e as fotos nos cabides, para os pais saberem quem é quem na sala, quando os filhotes falam dos amigos. E o dia passou a correr ...
Amanhã vamos ver se acabamos estas pequenas coisas que nos auxiliam na organização da sala e do nosso dia-a-dia, para começarmos com outros trabalhos.
Uma boa notícia: todos estão muito satisfeitos e bem dispostos às 9 horas da manhã ...  :)

sábado, 28 de setembro de 2013

Sexta-feira, último dia da 2ª semana de aulas

Na sexta-feira foi um dia mais ou menos livre, ou seja, a Leonor não sugeriu atividades (bem ... mais ou menos!), "apenas" sugeriu uma (na verdade foram 3!): fazer o quadro dos padrinhos e afilhados e começámos a marcar os cabides (ainda não estão terminados) e as gavetas para guardarmos os desenhos(terminámos). Os padrinhos e afilhados têm andado a estabelecer-se e a fazer reajustes, porque alguns padrinhos eram muito mau exemplo para os pequenos afilhados! Mas agora parece que já estabilizámos os pares. Também já pusemos os quadros com as fotos na parede, que servem para nos situarmos uns em relação aos outros, pelo nosso número de ordem e idade, mas alguns pais ainda não trouxeram o quadro :(

Fizemos pintura, aguarelas, desenho, barro, jogos de mesa e também fomos pela primeira vez para o Cantinho das Bonecas, que tem regras de utilização.

E agora, aqui fica "um pedaço da manhã" da nossa sexta-feira.

 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O dia de quinta-feira...

De manhã cantámos e a Leonor contou a história dos 3 Porquinhos a pedido ...
Lanchámos e de seguida os pequenos fizeram jogos de mesa e aos finalistas foi dada esta tarefa: construir dois conjuntos na folha de papel: o conjunto das meninas e o conjunto dos meninos da sala. O das meninas tem 16 elementos (já o vimos a semana passada) e o dos meninos tem 9 elementos. Para isso usaram cola, tesoura e papel de lustro. Apenas alguns precisaram de uma ajudinha extra, mas de tarde concluiram a tarefa, porque perto das 11:20 fomos ao recreio até às 11:45, para às 12:00 irmos almoçar. 
De tarde, os pequenos fizeram um desenho livre, os finalistas que tinham terminado de manhã fizeram jogos e os finalistas que não tinham terminado da parte da manhã, terminaram de tarde. Também lavámos os dentes, marcámos as nossas gavetas para guardar os desenhos antes de os guardar no dossier e ainda tivemos tempo para ir dar um saltinho ao recreio, antes da saída.
E foi assim o nosso dia ...


 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Casa do Folhas e pintura

Hoje fomos de manhã à Casa do Folhas, que é a nossa biblioteca. É lá que vivem o Folhas e a sua namorada a Folhinhas, no meio dos livros. Eles às vezes falam conosco, mas temos de estar sossegados e ouvir com atenção, porque aqui eles não gostam nada, nada de barulho e temos de fazer silêncio, como em todas as bilbiotecas.
Ainda não requisitámos livros, porque ainda não tivemos tempo de organizar os sacos (alguns ainda estão por lavar desde o ano passado) e ver quem dos meninos novos ainda não trouxe a sua ficha de leitor, para assinar o contrato com o Folhas



 De tarde fizemos pintura, pela primeira vez este ano, e só utilizámos 3 cores básicas: vermelho, azul e amarelo. Estas cores misturadas é que fazem muitas outras cores, mas vamos depois descobrindo. Aprendemos que só devemos colocar os pincéis no copo que tem a mesma cor e que devemos escorrer o pincel na bordinha do copo, para a tinta não escorrer no papel, já que utilizámos o cavalete.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O dia de hoje

Não, hoje não há fotografias, porque fomos para o polidesportivo e a Leonor se esqueceu da máquina fotográfica. Vamos passar a ir todas as terças-feiras entre as 9:30 e as 10:30. Hoje fizemos jogos de movimento muito rápido, rápido, lento, muito lento e parar. Não é nada fácil ouvir com atenção! Depois podemos explorar o material do ginásio. 
Lanchámos e fomos ter com os amigos ao recreio. Da parte da tarde fizemos o registo da manhã no ginásio, que estão expostos no nosso placard exterior, e fizemos jogos, enquanto a Leonor e a Sónia estiveram a colocar algumas das nossas fotos para nos orientarmos e organizar as caixas do material, enquanto nos davam uma ajudinha quando era preciso. 
Hoje fizemos um pouco de barulho no tapete com os carros e os animais e fizemos uma pequena paragem de 2 minutos "para pôr os neurónios a descansar um bocadinho".

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Meninas em maioria ...

De manhã estivemos a contar - e a ditar! - o que fizemos este fim de semana. Para isso é preciso pensar muito bem nas palavras e nas frases, para o texto ficar bem escrito. E mais uma tarefa: um do grupo tem depois de responder a perguntas da Leonor (a grande, porque há uma pequena), tais como: 

- Onde é que ela/ele foi? 
- O que foi que ela/ele fez?
- Com quem foi?
- Com quem fez?
- Do que é que gostou?

Mais tarde são a perguntas como estas que temos de responder, para interpretar os textos no 1º ciclo (e seguintes).

De tarde estivemos a fazer um cartaz para vermos quantos somos do género feminino (MENINAS)e do género masculino (MENINOS). Vimos que a diferença entre feminino e masculino nas palavras "Meninos" e "Meninas" é o "o" e o "a". 
Aqui ficam algumas fotos:






sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Destaque da 1ª semana




Merece o destaque da semana, porque ele não gostava da casca!!!

E lá fomos nós ao campo ...

A 1ª saída ao campo e se estava calor! As imagens estão deliciosas.
E não ... não se perdeu nenhum ;)

 


De tarde, como tinhamos saudades de cinema, estivemos a rever o "Elefante Azul" e fomos muito queridos, porque fomos, como habitualmente, convidar as outras salas. Depois fomos ao recreio, na parte detrás, porque estava à sombra e depois fomos para casa.

Fizemos muitas coisas esta semana ...


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

5º Dia :)

No quinto dia de escola, posso dizer que está a correr muito bem, esta fase de adaptação, que acontece para todos: crianças, pais, educadoras, auxiliares ... Apenas uma ou outra criança choraminga um pouco de manhã e cada vez menos, consoante o tempo passa. Entre o ser firme, que dá confiança, e o colinho e o abracinho, as relações vão-se estabelecendo. Afinal, para os novos é tudo novo:o espaço, os adultos, os amigos, as regras que se vão dando aos poucos, as rotinas, a comida, que é diferente da que estavam habituados ... para uma criança pequena não é fácil e é uma fase que vai durar ainda algum tempo. Para nós adultos, uma mudança não é difícil de aceitar? Uma nova casa, um novo emprego, ou, infelizmente, o desemprego, uma perda ... a uma outra escala, a adaptação da criança à escola é igualmente difícil. Sejamos tolerantes, mas assertivos, nestes primeiros dias.
Hoje cantámos um pouco, ouvimos uma história e fizemos um baile à hora do lanche da manhã e até alguns amigos do 1º ciclo vieram dançar connosco. De tarde, fizemos jogos, plasticina e começámos a marcar as gavetas para guardar os desenhos e a escolher as canetas que ainda estão boas do ano passado. Também hoje, pela primeira vez, alguns lavaram os seus dentes e correu muito bem!






quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pintar e sujar - parte 2

Pois hoje "andámos com a mobília às costas": fica uma mesa grande, onde os finalistas, que este ano são 15, se vão sentar para trabalhar e 2 mesas redondas, para os pequenos.
Bom, fizemos as coisas já habituais: conversa da manhã e logo recebemos a Catarina, a nossa 25ª da sala, lanche, desenho "Este sou eu!" e recreio. De tarde, os que não fizeram ontem pintura com as mãos(digitinta) fizeram hoje e os outros brincaram, viram a história "Os 3 porquinhos" e quiseram repetir "O Cuquedo".

E porque os que hoje sujaram as mãos também merecem, aqui fica o filme ...

 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A história de hoje


O que dissemos no final do primeiro dia na sala encarnada



Os novos:
Laura - Gostei de brincar, gostei das histórias e de brincar na rua.

Mariana – Gostei de fazer desenho, gostei da história da lagarta comilona, gostei de brincar no recreio.

Lara – Gostei das histórias e de brincar no recreio.

Rodrigo – Gostei dos carros da sala.

Rafaela – Gostei de ir ao recreio e andar nos triciclos e brincar.

Tomás – Gostei de ir ao recreio e do escorrega. Gosto da mãe e da avó que vêm me buscar e do papá, que está a trabalhar.

Duarte – Gostei de jogar às pistolas que inventei.

Inês – Gostei de ir ao recreio e gostei do escorrega.


Os “velhotes”:

Miguel – Gostei de fazer jogos e brincar na areia. Gostei de ver os amigos e a Leonor.

Afonso Alves – Gostei de brincar às pistolas, brincar na areia e gostei de ver o Miguel, o Afonso Queirós e mais o Diogo e mais a Mia e mais a Lara e gostei dos meninos novos e gostei de ver a escola outra vez. Gostei da Leonor também.

Rebeca – Gostei de fazer desenhos e de ver os amigos e de ouvir as histórias.

Diogo – Gostei de brincar com o Afonso Queirós e o Rafael.

Francisca – Gostei de brincar na rua, de fazer desenhos e jogar jogos.

Rafael – O que gostei mais foi de brincar, ver a Leonor, ver os amigos, os dois Afonsos e o Miguel.

António – Gostei mais de brincar no recreio e de ver os amigos.

Verónica – Gostei de jogar com a Francisca, de fazer desenho e de estar com os amigos e gostei de ver a Leonor.

Mónica – Gostei de ver os amigos e a ti e de brincar às bruxas.

Lara – Gostei de ver os amigos, gostei de brincar no recreio e na areia.

Maria – Gostei de ver-te e aos amigos.

Marta – Eu gostei de jogar o jogo novo.

Leonor – Gostei de ver a professora, a Verónica, a Francisca e a Mia.

Pintar e sujar ... foi um dia feliz!

Hoje, entre outras coisas, fizemos digitinta. Os novos adoraram, a porcaria foi imensa ... ah! também pintámos os vidros, porque  a luz que reflete o muro em frente nos incomoda.
De manhã já estabelecemos provisoriamente os "padrinhos / afilhados".


 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uns minutos do nosso dia ...


O nosso primeiro dia ...

Para mais logo haverá novo post, mas por ora, aqui ficam imagens do nosso primeiro dia.
Vejam como eles estiveram tão bem! Estou  muito feliz, por ter estes meninos... :)

 


domingo, 15 de setembro de 2013

Começa agora uma nova aventura

Para que possam rever, aqui fica a apresentação em powerpoint que passou na reunião geral de pais do pré-escolar e do 1º ciclo.


sábado, 14 de setembro de 2013

Ata da reunião nº1 de Encarregados de Educação



Podendo sempre rever as orientações/informações dadas na reunião, aqui fica a transcrição da ata da reunião de ontem, dia 13.


"A reunião teve início com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um: Calendário de Atividades e Horário

Ponto dois: Funcionamento do Estabelecimento/Sala

Ponto três: Eleição dos representantes dos pais por sala.

Quanto ao ponto um e em resultado de reunião entre o diretor, a coordenadora de estabelecimento, o coordenador de departamento, os representantes da associação de pais e a autarquia, no dia no passado dia quatro de setembro, foi acordado com os presentes o calendário de atividades que é o seguinte: início das atividades a treze de setembro de dois mil e treze e final do ano letivo a quatro de julho de dois mil e catorze. A primeira interrupção letiva é de dezanove a trinta e um de dezembro de dois mil e doze. A segunda interrupção será de três a cinco de março de dois mil e catorze. A terceira interrupção será de nove a vinte e um de abril de dois mil e catorze. O segundo período inicia a dois de janeiro e o terceiro a vinte e dois de abril de dois mil e catorze. Conforme despacho legislativo em vigor este calendário contempla também dias para avaliação de alunos e articulação com o primeiro ciclo, pelo que não há atividade letiva nestes momentos. O horário diário da componente letiva é das nove às doze horas e das treze horas e trinta minutos às quinze horas e trinta minutos. A componente de apoio à família funciona, no estabelecimento, supervisionada pedagógicamente pelos educadores de infância e, é da competência da Câmara Municipal de Mafra a colocação de pessoal e gestão do mesmo. Os encarregados de educação foram também informados de que o atendimento aos mesmos irá ocorrer uma vez por mês com marcação prévia. --O ponto dois iniciou com a apresentação do pessoal docente e não docente. Seguidamente foram dadas algumas informações relativas ao funcionamento do estabelecimento e da sala. O encarregado de educação, ou quem acompanha a criança, pode acompanhá-la à sala até às nove horas e quinze minutos. Após essa hora, a mesma é acompanhada por uma assistente operacional. Será exigida identificação legal a todos os adultos que venham buscar a criança e que o pessoal docente ou não docente não conheça. Toda a roupa e outros objetos de uso pessoal como mochilas, lancheiras ou sapatilhas devem estar identificados em lugar visível. Será necessário um bibe para proteção da roupa e um chapéu da cor da sala para as atividades de exterior, assim como uma muda de roupa, em saco identificado. No dia da atividade de psicomotricidade a criança deve vestir fato de treino, sendo necessárias também sapatilhas, que permanecem na sala. Será distribuído um suplemento alimentar a meio da manhã. A escola não se responsabiliza por qualquer objeto de valor ou brinquedo que a criança traga consigo. As crianças não podem frequentar o jardim de infância quando estão com febre ou com doenças infetocontagiosas como sarampo, papeira, varicela ou outras. Solicitou-se aos presentes o bom senso para analisar a situação de saúde da criança, de forma a não colocar em risco a sua saúde e a de outros. Desde que as faltas por doença sejam mais do que cinco dias, ao regressar deve ser apresentada a devida justificação médica. No caso de a criança necessitar que lhe seja ministrado um medicamento durante a sua permanência no jardim de infância, o mesmo deve ser entregue ao educador ou a quem a receber, devidamente identificado com o nome, a hora e a dosagem a administrar, acompanhados da respetiva cópia da receita médica. Quanto aos parasitas, os encarregados de educação serão contactados sempre que apareçam casos no estabelecimento, devendo proceder à desparasitação na residência e as crianças deverão permanecer em casa, regressando ao jardim de infância quando já não apresentarem vestígios desses mesmos parasitas. As crianças só podem ir a visitas de estudo com o “Termo de responsabilidade” assinado pelo encarregado de educação e o horário estabelecido para a saída tem de ser cumprido. Os presentes foram ainda informados que será elaborado o projeto curricular de turma e o plano anual de actividades do estabelecimento, para os quais foram solicitados contributos dos encarregados de educação. O plano e o projecto serão posteriormente apresentados em reunião de encarregados de educação bem como as datas das reuniões de entrega da avaliação dos seus educandos. Aos pais e/ou encarregados de educação solicitou-se o seu envolvimento no percurso escolar e a sua comparência nas reuniões para as quais forem convocados. A não comparência implica a aceitação do que for deliberado nas mesmas. Finalizando este ponto foi apresentado um cartaz informativo, em anexo a esta ata.Os pais foram informados do portefólio digital da sala (disponível em http://galegaencarnada1.blogspot.pt/) e da página "Galega Encarnada" na rede social Facebook, cujo objetivo é o de servir de "ponte" entre a sala e  a família.


Quanto ao ponto três foram eleitos, como representantes dos pais desta sala Isabel Afonso como efetivo e Nélia Miguel Matias como suplente."
A ata foi lida e aprovada por unanimidade.

 
Templates Mamanunes