sábado, 27 de abril de 2013

A proposta era fazer carimbos ...

Começou por ser carimbos, mas depois cada um experimentou como quis e até demais!!!

O que nos deu o 25 de Abril ...

Andámos ocupados com a prenda para o dia que se aproxima e que não podemos dizer ou mostrar, mas também fizemos outras coisas. E porque a herança do 25 de Abril ainda se vive hoje, aqui ficam os cravos:


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Porque já é quase meia-noite ...

Hoje tínhamos de falar deste dia tão importante, como é o dia de amanhã: 25 de Abril, Dia da Liberdade!
Logo de manhã falámos, como é habitual, do "ontem - um tempo que já passou, é passado", do "hoje - o tempo que é agora, é presente" e do "amanhã - o tempo que está para chegar, o tempo futuro". Falámos mais demoradamente do "ontem", do "passado", do dia que amanhã se festeja. Falámos de nos sentirmos presos, como se estivéssemos fechados dentro de uma caixa, como na história da Casinha de Chocolate, e de como é quando nos sentimos livres, como se fossemos um pássaro a voar nos céus. Falámos do Salazar, que na sua época fez o que julgava melhor, mas que estava errado, falámos de revolução, de cravos e de alegria. Cada um apreendeu o que a sua idade e desenvolvimento lhe permite. Fizemos cravos, para assinalar o dia (não registei, porque esqueci a máquina) e ouvimos a música:



terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Internacional da Terra e Dia Mundial do Livro

Comemorou-se ontem o Dia Mundial do Ambiente e hoje o Dia Mundial do Livro e não podíamos deixar de falar em ambos. Muito resumidamente, usámos 2 filmes de vídeo para falar acerca destes temas e fazermos registos gráficos e escritos e ainda fizemos um pequeno livro da nossa autoria e um trabalho plástico, cuja ideia vimos por aqui na net. Para este último rebolámos berlindes com tinta verde, azul e amarela mais cola e areia. A Sónia fez depois o resto para ficarem mais bonitos e parecerem o nosso planeta Terra.
O nosso placard  ficou assim:

 

Estes foram os filmes que vimos, ambos bem diferentes, mas que nos fizeram pensar e até emocionar.






As fotos destes 2 dias de trabalho...

domingo, 21 de abril de 2013

Imagens soltas ...

Estivemos a preparar flores de papel para pintarmos e a embelezar latas para fazer um trabalho.









Passámos o testemunho ...

Depois de ouvirmos a história que veio da Charneca, foi a nossa vez de passar o testemunho, juntamente com a Sala Azul. Contámos o Flautista de Hamelin.

E aqui estão as fotos ...(clique, sff, em cima da imagem para ver o album).

Estafeta do Conto

sábado, 20 de abril de 2013

A Estafeta do Conto chegou da Charneca e nós recebemos ... :)

No dia 16, logo pela manhã, fomos receber as duas mães que vieram em representação do Jardim de Infância da Charneca, entregar-nos o testemunho da Estafeta do Conto. Este ano os contos são os dos Irmãos Grimm e estas mães vieram contar-nos "O alfaiate valente".  Em 2012 celebraram-se os 200 anos da publicação do 1.º volume dos Kinder- und Hausmärchen (Contos para as Crianças e para a Família), a famosa coleção de contos dos Irmãos Grimm, a qual teve uma grande repercussão a nível internacional.
Aqui estão algumas fotos...




e um  vídeo


sábado, 13 de abril de 2013

Árvores amigas ...

Na sexta-feira a Associação de Pais foi plantar árvores na nossa escola e como estava sol, parece que foi hoje que a Primavera tinha chegado! Quem ajudou a plantar as árvores foi a mãe da nossa Mónica. Obrigada Associação, obrigada Isabel!



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Todo o respeito que todos os animais merecem ...

Tivemos uma sessão fantástica com a MafrAnimal e de tarde fizemos os registos, mas ainda não temos fotos, pois amanhã continuamos o trabalho da tarde de hoje. 

E porque muitas vezes, as crianças choram, quando não gostam ou não querem comer, também de tarde estivemos a ver fotografias de quem tem fome e sede em algumas partes do mundo e que hoje, certamente, já não está vivo. 
Também disse que já hoje e aqui no nosso país, e porque os pais estão são emprego, há crianças que também têm fome, que há crianças que chegam às escolas com fome. 
Aprendemos sempre, em particular refiro-me à emoção de uma criança, triste, chorosa e solidária com a dor daqueles que presenciou, via internet.







terça-feira, 9 de abril de 2013

O dia a seguir ao Dia Mundial da Saúde...

Claro que fomos falar de saúde e do que podemos fazer para a manter e até melhorar, pois a saúde é o mais precioso que temos e, sem ela, a nossa vida era muito difícil.. Da falta dela falámos pouco ... Contudo, na conversa inicial em grande grupo, falar no abstracto da saúde, foi muito difícil para este grupo, mas quando à tarde passámos à concretização, tudo se tornou mais fácil. Vamos utilizar  mais vezes o recortar do desenho e o colar, pois as criancinhas, e apesar de haver tesouras, cola e material diverso para recorte e colagem, apesar de ser uma das sugestões para trabalhos individuais, não é muito do seu agrado, preferindo a pintura ou o desenho.


domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Saúde!
  A educadora Rosarinho divulga no seu blogue "Continuo Buscando", uma poesia - que ela faz muito bonitas! - que refere tudo o que é essencial para nos mantermos bem saudáveis!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Chegou a Primavera ... à sala!

Terminámos um trabalho iniciado no período passado, quando reciclámos os corações do Dia dos Namorados. 
Falámos de Primavera, de quantas são as estações do ano, a sequência das estações, as principais caraterísticas - às vezes tão trocadas! - de cada uma na natureza, no vestuário ... da que mais gostamos ...Não é fácil conversarmos, mas mesmo com muitas interrupções, lá vamos ouvindo e falando e alguma coisa deve ficar nas cabecinhas! Bem, pelo menos o que for mais relevante para cada um ...


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Plasticina caseira ... a melhor!

Ontem o Tiago e algumas outras crianças já trouxeram algum do material pedido na reunião de pais e, entre ele, um kilo de farinha. Como havia alguma curiosidade para saberem o que se ia fazer com a farinha, fizemos já uma das coisas: plasticina caseira, que se fez com 4 chávenas de farinha, 1 de água, 1 de sal e 5 a 7 colheres de óleo alimentar. Juntámos depois a cor de guache e eu ainda juntei um pouco de essência de rosa, para ficar bem cheirosa a ... Primavera! 
Conversa sobre de onde vem a farinha, como se faz, o que se faz com ela, de onde vem o sal e para que serve, o óleo ... etc, foram tópicos da conversa em grupo. De tarde tentámos que memorizassem a receita, importante para passar a mensagem em casa e desenvolver, claro, a memória.

 
Templates Mamanunes