segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Desenho ditado "O corpo humano"

Como muito próximo vamos precisar que cada um faça bem a figura humana, hoje foi tema de conversa e ... treino! Então fizemos um ditado ... de desenho! A Leonor foi dando os nomes e nós fomos desenhando as partes do nosso corpo. No final cada um decorou como quis.

Amor é ...

Para quê palavras?





Trabalhos ...

Vários trabalhos têm sido feitos, livres ou subordinados ainda a temas como o Carnaval, figuras geométricas, amor e agora debruçados sobre o Dia do Pai e Páscoa.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sexta-feira de Carnaval



Pois andámos estes dias ocupados com atividades alusivas ao Carnaval, apesar de termos pedido aos pais que fizessem connosco o fato para a sexta-feira, pois o dia-a-dia é tão atarefado e nem sempre fazemos coisas em conjunto ...

O tema deste ano do desfile era a Água e na sala fizemos uns fatos muito simples, caso os pais não o fizessem connosco e ainda foram alguns. Aos pais que agarraram o desafio de fazer o fato com os filhotes, os meus sinceros parabéns. Lembro que não é tanto o produto final que interessa, mas o processo. Esse sim, é que é importante.

Decidimos ficar na escola e fazermos aqui o desfile das salas, pois as crianças pequenas são muitas e era muito cansativo irmos dar a volta do costume. Foi divertido, como podem ver pelas fotos. Não se ouve é a música ...

Máscaras de andar por casa e na escola

Andámos ocupados com trabalhos alusivos à época carnavalesca, mas na quinta-feira viemos mascarados com as nossas máscaras, as máscaras que cada um quis. Foram variadas: espanhola, mosqueteiro, pirata, vampiro, princesas, cow-boy, Branca de Neve, Minnie, caçador, Zorro ... ...

sábado, 2 de fevereiro de 2013

A Paz em painel coletivo das salas do Jardim de Infância

Já o tínhamos feito na nossa sala e por isso foi fácil alguns de nós pintarem mais umas pombas para o painel e fizemos o nosso retrato para lá colocar. Ficou muito lindo, como podem ver aqui.
Cada lado do painel tem os desenhos de cada sala com meninos e meninas, a sala verde fez o planeta e a sala azul o fundo laranja.


Se me dissessem que ...

... um dia eu ia marcar lugares no jardim de infância, após já tantos anos de trabalho, eu diria que estavam loucos. Mas é verdade: o barulhento e desorganizado grupo que tenho este ano obrigou-me a tal, após uma conversa com uma colega e em que lhe contava o pesadelo (verdade!) que tive e no qual 2 adultos visitavam a minha sala e eu andava feita louca e envergonhada, porque eles gritavam e não conseguiam estar sentados. Ela contava-me que também este ano teve de o fazer e foi milagre: acho que deve ter sido dos poucos dias em que não saí exausta, em que conseguimos ouvir a música, ouvir-nos e trabalhar de forma organizada... foi fantástico! Não os ouvi gritar, berrar ... e quando fizemos a avaliação do dia, também eles concordaram que o dia tinha sido, assim, muito melhor e disse-lhes o quanto eu estava feliz, calma e tranquila, tal como eles.
 Consoante o grupo, assim a estratégia. As crianças necessitam mesmo que o tempo e o espaço lhes seja organizado e se o não conseguem fazer com autonomia, "necessitam que o adulto conduza, senão são como um carro desgovernado", já o ouvi no seminário internacional Bebé XXI, pelo professor T. Berry Brazelton, em 1990, mais ou menos por estas palavras.



 
Templates Mamanunes