sábado, 12 de outubro de 2013

Registos da pequena sesta ...

Após "notícias" diárias, ou quase diárias, aqui no blogue, foi-me impossível vir mais cedo "falar com os pais", porque decidi prosseguir com o projeto de investigação que iniciei no ano passado, pelo que, muito provavelmente, irá haver alturas em que terei dificuldade em vir todos os dias colocar trabalhos da sala. Contudo, e para que não me aconteça o que me aconteceu no passado, quero deixar claro que manter este blogue exige muito tempo e dedicação, faço-o voluntáriamente, porque me é útil e é útil aos pais, que o aproveitam para melhor acompanhar os seus filhos e, mesmo que me ausente daqui um pouco, isso não significa, de modo algum, que não se trabalhe na sala com o mesmo empenho e dedicação ou que se trabalha menos.
Posto isto, seguem-se os registos das crianças, acerca da pequena pausa de 10 a 15 minutos, às 13:30, recolhidos no primeiro dia da pausa.

A pergunta foi: "Então o que sentiram por este momento em que descansaram um pouco?"

Miguel - Gostei porque queria descansar um bocado a minha cabeça, porque o sol e o recreio faz mal à minha cabeça ... cansa muito ...
Lara Rodrigues - Gotei de descansar a minha cabeça dos gritos do recreio. Foi muito bom.
Rafael - Gostei de estar a descansar e gostei da música.
Laura - Eu gostei da música.
Afonso Alves - Eu gostei da música e de descansar um bocadinho a cabeça.
António - Eu gostei de descansar e gostei da música.
Ana Catarina - Eu gostei da música e de descansar a cabeça e também gostei do almoço.
Diogo - Eu gostei da música.
Rafaela - Eu gostei de estar deitada.
Duarte - Gostei de estar deitado a descansar e da música.
Catarina - Adorei ouvir a música e adorei ficar ali deitada.
Tomás - Eu gostei ...
Leonor - Gostei de estar sossegada a ouvir a música.
Verónica - Gostei, porque eu estava tonta e eu queria descansar.
Inês - Gostei, porque eu queria estar sossegada ao pé da Catarina.

Votámos seguidamente o continuar ou não com estes breves minutos de pausa e decidimos passar a fazer todos os dias.
Passados uns 10 a 15 minutos e quando percebo que para algumas crianças já é o tempo suficiente, começamos a ir lavar os dentes, tendo encontrado assim, um tempo de calma para poder fazer melhor o acompanhamento da lavagem dos dentes. Depois de lavarem os dentes, as crianças fazem um desenho, para manter o sossego para os que continuam a descansar, o que também se tem revelado benéfico, pois algumas crianças desenhavam muito pouco por iniciativa. Nesta semana, por exemplo, um criança começou a fazer a figura humana, o que passou a ser o seu desenho predileto, e uma crianças das mais velhas começou a fazer o nome, um pouco melhor.
Ontem, sexta-feira, 5 crianças (das 25) ficaram a dormir, acordando pouco depois e muito mais bem dispostas. Apenas 1 criança continua a dormir até perto das 15:30. Esta, sendo uma criança das mais velhas e deitando-se cedo à noite, questiono-me como terá consigo ela estar acordada ao longo dos 2 anos anteriores, se bem que dormia de vez em quando...

Maria José, mãe das Marta, temos esta ou outra música no género, na sala a acompanhar a pausa :)


 

0 Comments:

 
Templates Mamanunes