quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Pássaro da Alma

Pedimos à Ana, da Casa do Folhas, que nos contasse um livro que queremos trabalhar este ano: O Pássaro da Alma" de  Michal Snunit. Esta obra foi premiada com o Primeiro Prémio Internacional atribuído pela Fundação Espaço Crianças em Genebra no ano de 1993. A Maria estabeleceu a ligação entre esta história e a Luzinha do Coração, da Juca, que já vimos e está aqui:




E porque é que ela achou semelhanças? 

Porque a luzinha do nosso coração fica acesa quando fazemos e nos fazem coisas boas e assim, o nosso pássaro do coração, ou da alma, como alguns lhe chamam, fica feliz e muito contente;

Pelo contrário, o pássaro da alma fica triste, quando temos a luzinha apagada, ou seja, fizemos ou nos fizeram coisas menos boas. 

Então decidimos que na sala iríamos desenhar o pássaro da alma e fazer uma listagem na nossa sala: as coisas boas que podemos fazer e a luz do coração fica acesa e o pássaro da  alma feliz, as coisas que não podemos fazer, para que a luz do coração não se apague e o nosso pássaro do coração fique triste e infeliz.

A Ana também nos mostrou que está a fazer um filme do livro e depois vai à nossa sala mostrar.


4 Comments:

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Gostei muito de saber que a Maria associou a minha história a outra, tão bonita e famosa como o Pássaro da Alma!
Mas a verdade é que faz todo o sentido, por isso aqui ficam os meus parabéns especiais para a Maria e um beijinho para ela e todos os Galegos Encarnados.
Espero que consigam manter o mais possível acesa a vossa luzinha do coração, para o vosso Pássaro da alma viver muito feliz!

Sala Encarnada said...

Obrigada, amiga, o termo "a luzinha do coração acesa" já vai sendo habitual na sala :)

Beijinhos,
Leonor

Ana said...

Bom dia, cá em casa também temos o livro do pássaro da alma :) é um livro maravilhoso não só para as crianças como também para os adultos. Todos o deveriam ler e não só uma vez.... sempre que seja preciso!

Boa iniciativa.

Nélia said...

A Inês falou do livro que foram conhecer na biblioteca O Passaro da Alma. Nã me soube contar a história mas já anda a tentar desenhar um pássaro para levar à professora :-)
A malta aqui de casa tem que investigar...

 
Templates Mamanunes