sexta-feira, 18 de outubro de 2013

E para fechar esta semana ...

Para fechar as publicações desta semana é necessário fazer uma balanço, uma avaliação do que foram estes 15 dias, em que adotámos a pequena pausa de 15/20 minutos na sala, às 13:30.
Ora, vimos sempre muito excitados do recreio e o barulho mantinha-se pela tarde, sendo difícil ouvir e fazermo-nos ouvir, trabalhar com rendimento e atenção, saber guardar silêncio e fazê-lo a pedido. O tempo não é muito, pois após esse tempo, a Leonor começa a ir à casa-de-banho conosco, 3 ou 4 de cada vez,  lavar os dentes, com toda a calma, o que era muito díficil antes e mesmo impossível a maioria dos dias, porque a confusão era muito grande. Depois de lavarmos os dentes, vamos-nos sentar a fazer um desenho, ou recorte, ou plasticina,  algo que não faça muito barulho, pois alguns às vezes adormecem e dormem um pouco. Continuamos a ouvir músicas muito calmas, que a Leonor procura no youtube como "músicas relaxar". Por volta das 14:15/14:30, mais ou menos, os que dormiram um pouco, começam a levantar-se, vão lavar os dentes e juntam-se a nós. Aos poucos já estamos todos a trabalhar, mais calmos e tranquilos. 

E o que é que a Leonor pensa? 
1 - A Leonor pensa que já devia ter feito isto há muito mais tempo, mesmo há muitos mais anos atrás com outros grupos, porque constata agora que a esmagadora maioria das crianças não sabe estar um pouco em silêncio e auto-relaxar e estes breves momentos de pausa, de facto, tal como me comentou o pai de uma criança, "pode fazer toda a diferença" e quando pensamos que "estamos a perder tempo", na realidade estamos a ganhá-lo de uma outra forma.
2 - A criança que dorme ou "passa pelo sono" após 15/20 minutos sossegada e em relaxamento, é porque desse pequeno descanso precisava.

O que é que a Leonor aconselha para a noite, se acaso a criança fizer "birrinha" para ir dormir?
A Leonor aconselha a que os pais deitem os filhos a horas certas e cedo e a criança deve ficar, ou aprender a ficar, sozinha, até adormecer. Sem televisão, sem jogos e sem história atrás de história. 
Garanto que é uma aprendizagem para a vida o saber estar só, sem stress e sem angústia.

0 Comments:

 
Templates Mamanunes