sábado, 14 de setembro de 2013

Ata da reunião nº1 de Encarregados de Educação



Podendo sempre rever as orientações/informações dadas na reunião, aqui fica a transcrição da ata da reunião de ontem, dia 13.


"A reunião teve início com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um: Calendário de Atividades e Horário

Ponto dois: Funcionamento do Estabelecimento/Sala

Ponto três: Eleição dos representantes dos pais por sala.

Quanto ao ponto um e em resultado de reunião entre o diretor, a coordenadora de estabelecimento, o coordenador de departamento, os representantes da associação de pais e a autarquia, no dia no passado dia quatro de setembro, foi acordado com os presentes o calendário de atividades que é o seguinte: início das atividades a treze de setembro de dois mil e treze e final do ano letivo a quatro de julho de dois mil e catorze. A primeira interrupção letiva é de dezanove a trinta e um de dezembro de dois mil e doze. A segunda interrupção será de três a cinco de março de dois mil e catorze. A terceira interrupção será de nove a vinte e um de abril de dois mil e catorze. O segundo período inicia a dois de janeiro e o terceiro a vinte e dois de abril de dois mil e catorze. Conforme despacho legislativo em vigor este calendário contempla também dias para avaliação de alunos e articulação com o primeiro ciclo, pelo que não há atividade letiva nestes momentos. O horário diário da componente letiva é das nove às doze horas e das treze horas e trinta minutos às quinze horas e trinta minutos. A componente de apoio à família funciona, no estabelecimento, supervisionada pedagógicamente pelos educadores de infância e, é da competência da Câmara Municipal de Mafra a colocação de pessoal e gestão do mesmo. Os encarregados de educação foram também informados de que o atendimento aos mesmos irá ocorrer uma vez por mês com marcação prévia. --O ponto dois iniciou com a apresentação do pessoal docente e não docente. Seguidamente foram dadas algumas informações relativas ao funcionamento do estabelecimento e da sala. O encarregado de educação, ou quem acompanha a criança, pode acompanhá-la à sala até às nove horas e quinze minutos. Após essa hora, a mesma é acompanhada por uma assistente operacional. Será exigida identificação legal a todos os adultos que venham buscar a criança e que o pessoal docente ou não docente não conheça. Toda a roupa e outros objetos de uso pessoal como mochilas, lancheiras ou sapatilhas devem estar identificados em lugar visível. Será necessário um bibe para proteção da roupa e um chapéu da cor da sala para as atividades de exterior, assim como uma muda de roupa, em saco identificado. No dia da atividade de psicomotricidade a criança deve vestir fato de treino, sendo necessárias também sapatilhas, que permanecem na sala. Será distribuído um suplemento alimentar a meio da manhã. A escola não se responsabiliza por qualquer objeto de valor ou brinquedo que a criança traga consigo. As crianças não podem frequentar o jardim de infância quando estão com febre ou com doenças infetocontagiosas como sarampo, papeira, varicela ou outras. Solicitou-se aos presentes o bom senso para analisar a situação de saúde da criança, de forma a não colocar em risco a sua saúde e a de outros. Desde que as faltas por doença sejam mais do que cinco dias, ao regressar deve ser apresentada a devida justificação médica. No caso de a criança necessitar que lhe seja ministrado um medicamento durante a sua permanência no jardim de infância, o mesmo deve ser entregue ao educador ou a quem a receber, devidamente identificado com o nome, a hora e a dosagem a administrar, acompanhados da respetiva cópia da receita médica. Quanto aos parasitas, os encarregados de educação serão contactados sempre que apareçam casos no estabelecimento, devendo proceder à desparasitação na residência e as crianças deverão permanecer em casa, regressando ao jardim de infância quando já não apresentarem vestígios desses mesmos parasitas. As crianças só podem ir a visitas de estudo com o “Termo de responsabilidade” assinado pelo encarregado de educação e o horário estabelecido para a saída tem de ser cumprido. Os presentes foram ainda informados que será elaborado o projeto curricular de turma e o plano anual de actividades do estabelecimento, para os quais foram solicitados contributos dos encarregados de educação. O plano e o projecto serão posteriormente apresentados em reunião de encarregados de educação bem como as datas das reuniões de entrega da avaliação dos seus educandos. Aos pais e/ou encarregados de educação solicitou-se o seu envolvimento no percurso escolar e a sua comparência nas reuniões para as quais forem convocados. A não comparência implica a aceitação do que for deliberado nas mesmas. Finalizando este ponto foi apresentado um cartaz informativo, em anexo a esta ata.Os pais foram informados do portefólio digital da sala (disponível em http://galegaencarnada1.blogspot.pt/) e da página "Galega Encarnada" na rede social Facebook, cujo objetivo é o de servir de "ponte" entre a sala e  a família.


Quanto ao ponto três foram eleitos, como representantes dos pais desta sala Isabel Afonso como efetivo e Nélia Miguel Matias como suplente."
A ata foi lida e aprovada por unanimidade.

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