quinta-feira, 19 de setembro de 2013

5º Dia :)

No quinto dia de escola, posso dizer que está a correr muito bem, esta fase de adaptação, que acontece para todos: crianças, pais, educadoras, auxiliares ... Apenas uma ou outra criança choraminga um pouco de manhã e cada vez menos, consoante o tempo passa. Entre o ser firme, que dá confiança, e o colinho e o abracinho, as relações vão-se estabelecendo. Afinal, para os novos é tudo novo:o espaço, os adultos, os amigos, as regras que se vão dando aos poucos, as rotinas, a comida, que é diferente da que estavam habituados ... para uma criança pequena não é fácil e é uma fase que vai durar ainda algum tempo. Para nós adultos, uma mudança não é difícil de aceitar? Uma nova casa, um novo emprego, ou, infelizmente, o desemprego, uma perda ... a uma outra escala, a adaptação da criança à escola é igualmente difícil. Sejamos tolerantes, mas assertivos, nestes primeiros dias.
Hoje cantámos um pouco, ouvimos uma história e fizemos um baile à hora do lanche da manhã e até alguns amigos do 1º ciclo vieram dançar connosco. De tarde, fizemos jogos, plasticina e começámos a marcar as gavetas para guardar os desenhos e a escolher as canetas que ainda estão boas do ano passado. Também hoje, pela primeira vez, alguns lavaram os seus dentes e correu muito bem!






1 Comment:

Nélia Miguel Matias said...

Das pequenas conversas que os pais vão tendo de manhã ou quando os vamos buscar creio que é unânime - estamos todos muito optimistas com este ano e muito satisfeitos pela forma como os meninos se estão a integrar na rotina escolar e com os novos amigos. Pelo menos falo por mim, está a superar as minhas expectativas e estou mesmo muito contente com toda esta semana.

Bom passeio amanhã, divirtam-se
Beijinhos Encarnados

 
Templates Mamanunes