sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dia da Espiga ... sem espiga!

Ontem foi Dia da Espiga, feriado e um dia importante no concelho. Resolvemos ir ao campo apanhar e fazer um raminho da Espiga, mas ... surpresa das surpresas: nada, nem uma única papoila, malmequer amarelo ou branco, ramo de oliveira, videira, espiga de milho, trigo ou qualquer outra espiga. Nada! os campos não tinham nada do que precisa um ramo do Dia da Espiga. Mas gostámos muito de sair da escola e o dia estava muito lindo ...



Simbologia da Espiga:

 Espiga–pão; Malmequer–ouro e prata; Papoila–amor e vida; Oliveira–azeite e paz; Videira–vinho e alegria; Alecrim–saúde e força


3 Comments:

Cidalia said...

Que pena Leonor, atras da igreja há de tudo, quer que arrange para a sala? Não é do dia, mas para eles saberem o que é, eu tembém nunca tinha ido, pois na minha zona não se faz.

Galega Encarnada said...

Sim, traga para a sala, se faz favor. Eu acredito na simbologia do ramo e acho giro passar a mensagem de ideias tão positivas.
Como é tradição, todos os anos explico o significado do ramo evamos apanhar e sempre falta uma ou outra coisa, mas como este ano, nunca tinha acontecido. Mas a ida ao campo é sempre boa...

Galega Encarnada said...

Eu recorri à internet para mostrar o ramo e as plantas que o compõem, mostrei um que a minha colega Carla tinha e depois eles desenharam. Alguma coisa da mensagem devem ter percebido, tendo em conta os desenhos que depois fizeram :)

 
Templates Mamanunes