quarta-feira, 3 de abril de 2013

Plasticina caseira ... a melhor!

Ontem o Tiago e algumas outras crianças já trouxeram algum do material pedido na reunião de pais e, entre ele, um kilo de farinha. Como havia alguma curiosidade para saberem o que se ia fazer com a farinha, fizemos já uma das coisas: plasticina caseira, que se fez com 4 chávenas de farinha, 1 de água, 1 de sal e 5 a 7 colheres de óleo alimentar. Juntámos depois a cor de guache e eu ainda juntei um pouco de essência de rosa, para ficar bem cheirosa a ... Primavera! 
Conversa sobre de onde vem a farinha, como se faz, o que se faz com ela, de onde vem o sal e para que serve, o óleo ... etc, foram tópicos da conversa em grupo. De tarde tentámos que memorizassem a receita, importante para passar a mensagem em casa e desenvolver, claro, a memória.

8 Comments:

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Parece ter ficado mesmo no ponto a vossa plasticina... e a cheirar a Primavera então... ;-)

Um dia destes vou propor aos fixes, acho que irão gostar!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Rute (mãe da Verónica) said...

Olá Leonor!
Vou experimentar cá em casa, essa receitinha caseira:) a marota não me falou em nada.Mas ela devia ter feito na sala, de certeza.
Para a semana levo o material que pediu na reunião, é que me esqueci por completo...eu já lhe pedi através do facebook da galega, para a Leonor dar-me a listnha do material, já não me lembro, sorry:)
Beijinhos
Rute (mãe da Verónica)

Nélia Miguel Matias said...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Nélia Miguel Matias said...

Foi um sucesso tal que o Miguel chegou a casa e quis repetir a receita... Não com tanto sucesso mas os miúdos divertiram-se mt

Lúcia Curopos said...

De uma atividade aparentemente tão simples podem surgir ótimas aprendizagens como as que referiu acerca da farinha ou do sal...
De facto já há muito tempo que não faço pasta de farinha...é o que dá ter a plasticina industrial sempre à mão...
bjs

Galega Encarnada said...

É verdade, Lúcia, temos a vida agora muito facilitada e a criançada adora mexer na farinha ... Sou muito relutante em usar produtos alimentares, mas não há como substituir a farinha nesta atividade.
Beijinho para ti

Galega Encarnada said...

Fico feliz, Nélia, por esse sucesso, e, Rute, vou ver a lista e publicá-la.
beijinhos,
Leonor

São said...

É já amanhã que a vou experimentar. Na 6ª feira passada deitámos fora a plasticina que estávamos a usar por já estar muito feia (as cores todas misturadas), os pequeninos ainda não perceberam que não devem misturar as cores.
Embora tenhamos plasticina para repor, esta parece-me um excelente ideia. Por acaso sabes onde se compra dextrina? Será que ainda existe? Apetece-me voltar a fazer digitinta à moda antiga :-)
Bjinhos

 
Templates Mamanunes