quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Duas boas notícias

O blogue brasileiro Educadores Multiplicadores divulgou-nos no seu blogue
e a nossa amiga Juca do Bloguefólio e PRÉ-histórias concedeu-nos o Prémio Dardos, este aqui:


Este tipo de prémios costumam ser trocados entre blogueiros e demonstram apreço pelo seu trabalho. Citando a Juca, porque é mais rápido, o Prémio Dardos "Representa o reconhecimento dos valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc… que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
Foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agrega valor à Web.
Foi criado pelo escritor espanhol Alberto Zambade que, em 2008, concedeu no seu blogue Leyendas de "EL Pequeño Dardo" o primeiro Prémio Dardos a quinze blogues selecionados por ele. 
Ao divulgar o prémio, Zambade solicitou aos blogues premiados que também indicassem outros blogues ou sites considerados merecedores. Assim se espalhou pela Internet..."

Alguns amigos a quem eu poderia distinguir com este prémio,  já foram distinguidos pela Juca,:
Pequenos Passos - Maria Luz Borges
Papel Principal - Graça Rocha
Sementes Mágicas - Helena Gonçalves
Fofos de Belas - Maria do Rosário Macedo
Miminhos e carinhos - Alda Casqueira
Sala Encarnada - Glicéria Gil
Brincar aqui - Ofélia Libório
mas refiro os seguintes:
Mil Sorrisos Coloridos - Tia Verinha
Ler, Ler, Ler - Educadora Ana França
Centro de Recursos Poeta José Fanha - Educadora Jacqueline Duarte
 Sala Amarela - Educador Henrique Santos 
Brincando a Gente Aprende - Professora Deisi 

O que vamos amanhã fazer com isto?


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Do mar para as bruxas...

Porque o Dia das Bruxas é amanhã e porque o Dia Nacional do Mar é dia 16 e a Leonor quer concorrer ao concurso até sexta-feira, esta tarde começámos a falar no mar e acabámos a falar das  bruxas.
Começamos por ver o livro dos sons do mar da Leonor e ver este filme, que gostámos muito:



Depois veio a Ana França, da Casa do Folhas, trazer-nos uma proposta de trabalho para amanhã, Dia das Bruxas, e, para o fazermos, a Leonor contou-nos 2 histórias:





Depois das histórias, fomos para o quadro encontrar palavras a partir das letras da palavra  "TRAVESSURA" e rimos imenso com as palavras que encontrávamos! 


Depois, o Tiago e o Filipe começaram a copiar as palavras para levar à Ana  - amanhã os outros mais velhos vão copiar as palavras que mais gostarem - enquanto os outros meninos faziam o registo em desenho da Bruxa Mimi.

                            TACHO
                            RATO
                            ABRACADABRA
                            VASSOURA 
                          PÉ DE CHULÉ
                           SAPO
                           SERPENTE
                     BRUXINHA
                  CARACOL
COLHER-DE-PAU
           CABELOS

Ontem, segunda-feira, fomos às salas anunciar que tínhamos isto

para vender: marmelada caseira feita por nós. Os marmelos, dados pela sala amarela, a quem agradecemos, porque lhes sobrou, tinham 5 kilos e deu para 29 caixinhas. Dissemos aos amigos que podiam lá ir amanhã, na sua hora de intervalo. Aproveitámos e gastámos a tarde quase toda a visitar as salas do 1º ciclo a falar da marmelada, apresentarmo-nos  e ver os amigos do ano passado e ainda os alunos mais, mais antigos da Leonor...   
Foi  muito giro e vamos voltar e até trabalhar com eles.



Como já era tarde, passámos muito rápido pela sala 1, da profª Cristina Gonçalves, e pela sala 2, da profª Ana Valente, porque já lá tínhamos estado num outro dia.

sábado, 27 de outubro de 2012

Marmelada faz-se com marmelos?

Pois claro que se faz! Provámos crua e depois em doce e nesta altura do Outono colhem-se os marmelos e faz-se o doce. Bem boa que está a nossa marmelada e na sexta-feira, mal arrefeceu um bocadinho, comemos logo um bocadinho com bolachas, enquanto estávamos na nossa sessão de Cinema das sextas-feiras. É que às vezes, à sexta-feira de tarde, a nossa sala parece um verdadeiro cinema e vimos filmes didáticos, como aqueles que tratam das questões do ambiente, como o "Lorax" e "As aventuras de Sammy". Nunca terminamos o filme, mas continuamos na semana seguinte, tipo "telenovela". Convidamos as outras salas, pois gostamos de partilhar com eles este momento, porque sabemos que eles também gostam de ver.
Não devemos comer muitos doces, sabemos bem, mas um bocadinho não faz mal e este até é caseiro, quer dizer, feito em casa.

Eco-livro

Na quarta-feira fomos à Casa do Folhas ouvir a história "Eu quero um amigo" do Tony Ross, que a Leonor nos contou, requisitámos livros para a sala e a Leonor explicou-nos o que tinha esta caixa:são os livros do Eco-Livro. Funciona assim: a criança traz um livro em muito bom estado que já tenha lido muitas vezes e vem trocar por um que está aqui nesta caixa para trocar. Nestes tempos de poupança é ou não é uma boa forma de renovarmos as leituras? Ah! E também há livros para adultos, pois a Miriam trouxe dois para troca e um deles era para a mãe. Muito bem, Miriam, e a todos os outros meninos e pais que já aderiram a esta ideia.



E a Pirâmide Alimentar ... mais uma vez!

Gostamos mais da Roda dos Alimentos, mas como a Associação de Pais fez a pirâmide, nós repetimos na sala, com os recortes que nos sobraram. Mas ainda falta preencher. Nós vamos pô-la no placard da entrada da sala e cola e pedimos aos pais que com os filhos a vão completando, pode ser? E é assim um trabalho conjunto ...:))




quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Padrinhos e madrinhas? E os afilhados e afilhadas??

Os primeiros são quase todos os mais velhos e os segundos são os mais novos. Ambos são responsáveis pelo outro, mas mais o mais velho pelo mais novo. Sempre que necessário e desde que possa, o padrinho/madrinha auxilia o seu afilhado/afilhada. E para fazermos a fila - embora a Leonor não goste mesmo nada de filas, às vezes é necessário - já sabemos a quem dar a mão. Quase todos os pares se escolheram mutuamente.
Amanhã pomos aqui o resultado final, pois hoje começámos este trabalho e terminámos, mas já não deu tempo de  a Leonor tirar fotografias.



No dia de hoje: mais colagens do Outono






No dia em que a barrigou rebentou

Na quarta-feira, como já é habitual, fomos à Casa do Folhas ouvir "No dia em que a barriga rebentou" e está-se mesmo a ver que falava de comida ... quando chegámos à sala desenhámos os pássaros da história, tão comilões ...

"A história falava do Pai Bisnau, da mãe Bisnuca, dos  filhos Bisnica e Bisneco e constituíam a terrível Família Bisnau que só vivia para almoçar. E lanchar. E jantar. E cear. E comer a todas as horas do dia. Nem usavam talheres! Metiam as mãos, quer dizer, metiam as asas pelo tacho adentro e enchiam a boca de tudo o que conseguiam apanhar.  Todos os dias era o mesmo: grandes paneladas, muitos fritos e fritadas, chouriços e chourições, panelas e panelões com comidas gordurentas, batatas fritas e sumos, pastilhas, gomas e mais, tanto mais que já ninguém se espantou quando um dia a barriga do Bisneco rebentou!"

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

Pois é ... todos os dias falamos no quanto precisamos de uma alimentação saudável, mas este dia era um dia diferente, porque todas as pessoas, todas as escolas e no mundo inteiro falavam do mesmo: o que devemos comer para sermos saudáveis!!!
 E nós também falámos e como já tínhamos recortado alimentos para a nossa pirâmide alimentar - lembram-se? - hoje fomos com a sala azul lá colar.



No dia de hoje também nos juntámos para comer uma deliciosa salada de fruta!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

No tempo em que até os animais gostavam de ler ...

O ano passado vimos na Casa do Folhas a exposição fotográfica "No tempo em que os animais gostavam de ler", de Ana Vidigal, que andou pelo nosso agrupamento e que veio também à nossa escola.
Nessa altura foi lançado pelas bibliotecas escolares um desafio aos alunos, professores, familiares, ou seja, a toda a comunidade educativa, o desafio de tirar fotografias com os nossos animais preferidos a ler.
A nossa sala participou com fotografias da Fluffy (coelha anã) e do Galeguito Amarelo (piriquito), os animais da nossa sala, e o Rafael também participou.
Podem vê-las aqui:

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O dia de hoje

O dia de hoje devia ter 10 horas letivas, pois as 5 não nos chegaram e até nos esquecemos da hora de saída ...
Desde a continuação das caixas do Outono, ao aproveitamento da parte de baixo das caixas, que pendurámos como móbile, ainda fizemos desenho e jogos, ouvimos a história do Tony Ross "Eu quero o meu bacio",  fizemos recorte de tecidos para ajudar a fazer as capas dos trabalhos, provámos todos o dióspiro que a Mia trouxe e todos gostámos - mesmo a Miriam, e mais uns quantos meninos, que torceram logo a cara e disseram que não gostavam, mesmo antes de provar -  e fomos ver a pirâmide da alimentação colocada pela Associação de Pais no placard da entrada. Nós vamos contribuir com frutos, mas como não sabíamos onde pôr os frutos, chegámos à sala e fomos pesquisar na internet para saber. Ainda vimos o blogue, pois alguns meninos ainda não o conheciam e vimos filmes nossos, de atividades já passadas. Por último, ainda procurámos nas revistas alimentos, principalmente os frutos, mas faltam-nos mais revistas para procurar. Podem enviar de casa, pais? Obrigada ...
Com tantas coisas, até nos esquecemos de lavar os dentes, o que é imperdoável, porque é muito importante, mas fizemos ou não fizemos imensas coisas? Os nossos dias decorrem assim, a um ritmo quase alucinante ...



A Casa do Folhas tem um blogue como nós ...

A Casa do Folhas também tem um blogue e está aqui, à distância de um clique! 
E aqui estamos nós, numa das suas notícias, quando fizemos a primeira visita deste ano:

Quarta-feira, 3 de Outubro de 2012


1.ª VISITA DA SALA ENCARNADA 




terça-feira, 9 de outubro de 2012

No, no y no!


A outra novidade, para além da lavagem dos dentes, pois já muitos meninos pediam para lavar, mas ainda havia muita confusão para o fazer, foi ir à Casa do Folhas, pois a Ana tinha uma surpresa para nós: a história do Octávio e que dizia sempre "Não, não e não!". Ele é espanhol, mas a Ana traduziu muito bem. A Leonor também nos conta histórias na sala, mas esta foi especial, porque foi preparada pela Ana.
No final falámos ainda do não, quando dizemos não, ao que dizíamos "não" e agora já dizemos "sim" e também como o "não", sobretudo dito pelos adultos, por vezes é importante. Muitos meninos mereceram palmas ainda: o Rafael, que no ano passado quase não falava e agora já intervém muito, a Leonor que não quer comer sopa e hoje já comeu umas colheradas, assim como a Marta, o Tiago que está muito mais crescido e já quase não faz birras, ainda que, como dormiu mal de noite, hoje fez algumas, como ele explicou ...

Uma das novidades de hoje: lavar os dentes

Fomos ao Polidesportivo de manhã e depois de almoço a Leonor explicou que íamos hoje começar a fazer uma coisa que os meninos já fazem em casa depois das refeições: a lavar os dentes a seguir ao almoço, quando chegamos à sala. 
Explicou porque se devem lavar e como se devem lavar os dentes;  não pode estar mais do que um menino por lavatório e não se podem misturar os objetos de cada um, que estão guardados numa bolsa e devidamente identificadas.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Só 5 guardaram ainda o Outono ...

Mas ficaram lindos, não ficaram? São as caixas onde guardámos o Outono e até ficam uns lindos quadros. A Leonor viu aqui na Internet, num blogue inglês, mas já não sabe qual ... :(  Mas a ideia, portanto, não é dela, mas gostámos quando ela nos perguntou se queríamos guardar o Outono... "Guardar o Outono? Como?" e fica assim guardado. Utilizámos os materiais que recolhemos no campo, lembram-se?




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Casa do Folhas ...

A Casa do Folhas é a nossa biblioteca e é uma casa, porque vivem lá, entre os livros, o Folhas e a Folhinha, que é a sua namorada. Vamos sempre a seguir ao almoço, altura em que eles estão a fazer uma sesta e por isso temos de falar baixinho. Conhecemos a Ana e depois a Leonor disse-nos algumas das regras da biblioteca. Explicou-nos o que era uma biblioteca, pois quase todos os meninos novos não conheciam e nem sabiam o que era uma biblioteca. Depois a Leonor explicou que cada livro ocupa um lugar na prateleira, mostrou-nos vários tipos de livros e contou-nos histórias. Para a semana voltamos lá e depressa vamos começar a requisitar livros para levar para casa. Os meninos e meninas novos vão levar para casa um registo de leitor para ser preenchido com os pais e para ficar guardado na biblioteca. 
Gostámos muito de conhecer e de voltar à biblioteca.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pintar o Outono

De manhã, na reunião do início do dia, falámos sobre o Outono, o que era e o que acontece nesta época do ano.Para o representar, vamos utilizar duas técnicas, em duas fases: a pintura e a colagem, para utilizar os materiais que recolhemos no campo e já classificámos. Hoje começou o trabalho cerca de metade do grupo e já só fomos para o recreio cerca das 11:20 ... é que tudo demora muito tempo.

Classificar materiais

Na teça-feira de manhã fomos ao polidesportivo e já fizemos "umas coisas", como o túnel que tanto queríamos, demos uns saltos em altura, fizemos o jogo das estátuas e muitas outras coisas. De tarde classificámos o que recolhemos ontem no campo. A Leonor arranjou caixas para separar os diferentes materiais e amanhã vamos fazer trabalhos de pintura e colagem com os materiais recolhidos. Ah! E ainda falta marcar as gavetas dos desenhos, colocar as placas com os nomes no quadro das presenças, colocar as fotos que faltam na parede, fazer o painel dos cabides, o painel coletivo do Outono ... tantas coisas para fazer ...






Chegou o Outono?

Pois chegou ... chegou o Outono, aquela estação mais fresca, começam a cair as primeiras folhas de todas as cores ... ontem, segunda-feira, fomos ao campo recolher folhas, paus, pedras, bolotas ... estava uma manhã fantástica!





 
Templates Mamanunes