sábado, 16 de junho de 2012

Diploma 2012



O conteúdo do diploma resultou da síntese que a educadora Graça fez a semana passada, quando esteve com o grupo dos finalistas a fazer a avaliação global do ano. As crianças referiram  aquilo que consideravam mais importante ter aprendido no Jardim de Infância. O texto virá a seguir, quando o passar em formato word.


Finalistas

Outros momentos da Festa

Festa de final de ano

A Componente de Apoio à Família, cujos coordenadores são a Sara e o Diogo, prepararam ao longo do ano este espetáculo para a festa de encerramento. E estão todos de parabéns, porque foi fantástico!!!

As "Capas de Finalista"


Pois foi um trabalho que, a par com outras atividades e com as atividades de rotina da sala, nos ocupou durante quase 15 dias. Mas valeu a pena, porque mais uma vez fomos todos muito criativos e empenhados a fazer "a capa de finalista".

 

Os Deveres da Criança

Não colocámos as fotos finais deste trabalho e agora elas aqui estão, para que permaneçam no tempo...

terça-feira, 12 de junho de 2012

O nosso canteiro-horta está o máximo!

Ficámos admirados como cresceram as sementes!!! Depois, na sala, registámos e comparámos com os registos que fizemos quando as sementes eram muito pequeninas ...

A Fluffy e o periquito a lerem???

Tal como combinámos, a Jaqueline, a professora bibliotecária da EB2,3 da Venda do Pinheiro, veio visitar a nossa sala, ver os nossos animais - a Fluffy e o periquito sem nome (temos de lhe dar um nome, ai pois é!!!) - e ... trouxe livros que falavam de coelhos e periquitos, para tirarmos também as fotos deles a lerem, como aqueles animais que estavam na exposição. Da Fluffy não foi muito difícil, mas do periquito foi ...

A Jaqueline quer fazer uma exposição e por isso desafiamos os pais a tirarem com os filhos fotografias dos seus animais a lerem e enviarem para o nosso e-mail (galegaencarnada@gmail.com). Os amigos que nos visitam aqui também penso que se calhar podiam participar ... Participem!

domingo, 10 de junho de 2012

Avaliação da videoconferência com a Juca e a Sala Fixe

Avaliação referente à atividade aqui

Tiago/4 anos – Eu achei muito giro porque…
Tomé/ 5anos- Gostei muito de conhecer a Juca e os meninos dela. Eles estavam muito longe, no mapa, mas com a internet ficaram muito perto, no nosso computador.
Rita/6anos – Eu achei muito giro eles apresentarem-se.
Rebeca/4anos – Eu gostei muito dos meninos da sala Fixe se apresentarem.
 Guilherme Semedo/4 anos -  Gostei muito dos meninos da Juca.
André/4 anos – Gostei muito de ver a Juca e os meninos dela e gostava de ver a sala dela (sala de aula). Gostei do menino diferente e da Celeste que também trata dele.
Manuel /5 anos – Gostei muito de nos apresentarmos e de os conhecer.
Maria / 4 anos – Gostei muito da Juca e gostei muito dos meninos dela.

Avaliação da manhã quando os pais vieram fazer atividades


No dia anterior à manhã em que os pais vieram fazer atividades connosco foi dialogado com as crianças a possibilidade de os seus pais não poderem vir, pois têm de trabalhar e não se podem arriscar a perder o seu emprego, pois só com o emprego é que os pais podem ganhar o dinheiro para pagar as despesas, como a casa, água, luz, alimentos, roupa e tudo o que têm de comprar e pagar, como brinquedos, a gasolina do carro, etc.. Esta avaliação foi feita a seguir ao almoço, na reunião da tarde, e diz respeito ao post que ficou para trás, aqui.

Leonor - O que sentiram esta manhã, quando pais e avós que puderam vir estiveram a fazer atividades na escola connosco?
Manuel/ 5 anos - Foi uma surpresa muito feliz ter cá o meu avô, que veio da Nazaré de propósito para estar comigo aqui na escola. O meu avô não tem emprego, já está descansado para sempre, é reformado. (fomos ao Google Maps ver onde fica a Nazaré)
Rita/ 6 anos – Estou muito feliz por ter cá a toda a família: pai, mãe e irmão
Maria /4 nos- Eu não fiquei triste porque a minha mãe não veio à escola e ela não fez atividades, mas eu sei que ela não podia vir e não ficou em casa… Fiz pintura, barro, desenhos …
Rebeca / 4 anos – Eu não fiquei triste porque o meu pai não veio à escola, porque eu estou feliz e gostei da festa! Gostei de ver cá os pais.
Rafael / 4 anos - Eu gostei de ver cá muitas mães e gostei de cá ter a minha. Fiz pintura, barro, farinha e desenho.
Tomé / 5anos  – A minha mãe fez-me uma surpresa porque viu os carros a passar e não tinha lido o recado. Fizemos um desenho muito giro ,os dois.
Tiago/4 anos – Eu não chorei porque a minha mãe não pôde vir. Eu estive com a mãe do Filipe a fazer barro.
Filipe/4 anos – Senti-me feliz por ter cá a mãe. Fizemos barro, massa de cores e pintura.
Miguel / 3 anos- Fiz muitas pinturas com a mãe e ela sujou um bocadinho as mãos.
 Verónica/ 4 anos - Eu gostei de ter cá a mãe.
André/4anos – Veio cá o pai e brincámos na areia. Vimos o canteiro e brincámos muito. Foi o que eu mais gostei.
Francisco / 6 anos– Gostei da manhã e fiz barro. Gostava que o pai e a mãe tivessem vindo mas estavam a trabalhar.
Diogo Vieira 3 anos – A minha mãe estava a trabalhar e não veio , mas eu gostei muito de do barro.
Lara / 4 anos- Gostei muito da manhã e do que mais gostei foi do desenho. Gosto muito de desenhar.
Mónica / 4 anos – Eu não chorei porque sabia que os pais estavam a trabalhar. Gostei muito da festa e quero outra vez para o ano.
 Maria João / 5 anos – A minha mãe não estava cá e eu não chorei. Gostei da festa e gostei de ter cá as outras mães. Fiz desenho e pintura.
Guilherme Gomes /4 anos - A minha mãe não esteve cá e eu fiz um lobo com a massa de cores, com um homem. Não sei o nome do homem, mas devia ser o pai de um menino ou de uma menina.
Valéria /4 anos – Fiz desenhos/ pintura e não chorei porque sabia que a mãe não estava cá porque estava a trabalhar.
Catarina / 4anos – Fiz barro, desenho, pintura. Gostei da festa.

(Nota: Agradeço muito a quem me fez o favor de me passar este texto e o do post seguinte, para que eles aqui estivessem.)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Hoje a Graça ensinou-nos um jogo ...


... Muito difícil!  Mas demos conta de muitas coisas:

- falar de costas e fazer-nos ouvir é difícil
- falar todos ao mesmo tempo não nos deixa ouvir quem fala connosco
- falar e olhar nos olhos é mais fácil para nos fazermos entender
- para concluir o jogo temos de trabalhar em equipa
- temos de nos fazer explicar muito bem para que o outro perceba
- quando não fazemos à primeira vez, temos de tentar de novo até conseguir 



Mais vídeos aqui , aqui e aqui.



A Jaqueline e os animais a ler ...

"Jaqueline,
Gostámos muito da exposição e gostámos muito de ti. Não te esqueças que disseste que vinhas à nossa sala".

 Temos duas tarefas no seguimento da exposição:
1 - tirar fotos dos nossos animais a ler
2 - os mais velhotes têm que fazer o gráfico de barras dos animais, pois já vimos quantos animais tinha cada um. Parece que o Tomé é quem tem mais animais. Será?

terça-feira, 5 de junho de 2012

Os Deveres da Criança - finalmente terminámos o painel

Pois é ... começámos a falar deste tema no passado dia 28 de Maio e terminámos hoje o painel. Optámos por falar dos deveres, porque muitos de nós só nos lembramos dos "Direitos" e às vezes esquecemo-nos que quem tem direitos também tem deveres para com os outros.
No dia 1 a mãe da Mel ofereceu-nos este delicioso bolo, que estava lindo e muito bom!!! Obrigada!


Música na tarde do dia 1 de Junho

A Associação de Pais, a quem agradecemos, proporcionou-nos um belo espetáculo de música. Aqui ficam as imagens.



Mais filmes aqui , aqui , aqui  e aqui





Peddy paper na manhã do dia 1

Dividimos o grupo em dois e tínhamos a primeira pista colada na parede, que dizia o seguinte:

“Era uma vez uma princesa que encontrou um papel no meio dos seus brinquedos e que dizia:
- Queres encontrar um tesouro? Sabes seguir pistas? Então vai até à cozinha do vizinho (casinha das bonecas) comer uma frutinha (pôr pista debaixo do prato).

- Gostaste da fruta? Vai ao local/sítio onde todos os dias entras à hora do almoço e no Faísca encontrarás uma pista. Que espaço/sala/sítio é?

- Já que aqui chegaste vai dar 3 voltas no chão verde (polidesportivo) e no 6º degrau (espaldar) encontrarás outra pista.

- Diz a pista: “Encontrem o/a  menino/a que tem   ….. … (dar as características físicas ou outras da criança) no 1º andar, na sala X que tem na sua mochila um pequeno recado para vós. 

- Diz o recado: “Querem então encontrar o tesouro? Vão ao retângulo que tem pequenos grãos de praia e lá o encontrarão.”


Nota: O colega das AEC esteve no ginásio, a quem agradecemos, e fizeram uma atividade planeada por ele. Agradecemos à professora Eulália e à nossa aluna Mariana do ano passado, que tinha a pista na sua mochila.

No dia 31 de Maio o teatro veio à nossa escola

Gostámos muito do teatro! Foi divertido e lembrou-nos também de como é importante reciclar o lixo e ter cuidado com o meio ambiente.

 
Templates Mamanunes