quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Agora é que saiu mesmo bem!"

Nós já o ano passado tínhamos trabalho com gesso, quando no Natal fizemos umas bases do fundo das garrafas de água para pôr uma vela, mas este trabalho foi muito diferente!!! As nossas tentativas de sexta-feira saíram mesmo mal, mas com a ajuda da Graça é que aprendemos a fazer bem.  As fotos estão um bocado tremidas, mas o fotógrafo foi o Tomé e, não querendo perder os momentos, tremeu um bocado.

Tudo o que aconteceu num bocado da manhã de segunda-feira


Terminámos a nossa teia de ideias "Primavera - Mãe" e, como já fizemos um verso tendo nesta teia só as palavras, agora falta-nos experimentar fazer outro, mas a teia tendo já as imagens dos nossos recortes e que selecionámos depois para lá colar. Ou seja, fazer versos com imagens e sem imagens, para ver se a imagem facilita ou não. Estamos em crer que sim ...
O painel ficou assim:




E o que se  segue foi tudo o que aconteceu na sala, ao mesmo tempo, num pequeno tempo da manhã de segunda-feira:

Graça Querido ... sê querida e anda cá ajudar-nos ...

Pois foi isto que aconteceu: já para aí há 2 semanas, em reunião para decidirmos a prenda para a mãe, a Mel lembrou-se de uma prenda que a Graça já há tempos nos falou que tinha dos filhos dela, que hoje já são muito grandes, e todos aceitámos fazer. Mas quando tentámos, na sexta-feira passada, nenhuma "experiência" resultou. Na reunião da tarde e quando avaliámos o trabalho, concluímos que correu muito mal e nada resultou muito bem, segundo a ideia que tínhamos. O Tomé lembrou-se então de telefonarmos à educadora Graça a perguntar como era e ela não atendeu e depois, alguém, não sei se o Manuel, lembrou-se de enviarmos um mail para ela. Ótima ideia! O Manuel, o Tomé, o Francisco e a Mel foram escrever o mail, mas como não tínhamos muito tempo, desta vez a Leonor deu uma ajuda maior do que das outras vezes. Na segunda-feira tínhamos a resposta, mas não tínhamos pratos de plástico, que eram precisos. Foi o Francisco e a Rita dar a resposta à Graça. E no primeiro mail a ideia de pormos bonecos foi do Tomé...
Quando a Graça chegou na terça feira ... tínhamos tudo para trabalhar.


domingo, 22 de abril de 2012

Que os seus rios possam correr livremente, claros e límpidos! Que os seus oceanos possam contar com vida saudável! Que as suas florestas mostrem o seu canto livres de poluição!




Teia de ideias: Mãe/Primavera

Pois esta foi a teia de ideias que já construímos, tentando ligar ideias ou conceitos comuns a "mãe" e "Primavera". Não foi fácil!!!!  Mas já conseguimos fazer, a partir dela, um pequeno poema para a mãe, comparando a mãe às estações do ano. Mas ainda não podemos divulgar....


Este trabalho ainda não está terminado. Estivemos a escolher imagens que representassem o que aqui registámos, mas as nossas revistas não são grande coisa. 
Pedimos aos pais que nos enviem revistas (sem ser apenas as chamadas "revistas cor-de-rosa", pois essas têm poucas imagens que nos interessam, do ponto de vista pedagógico).

Este trabalho também é um trabalho preliminar para a construção que se seguirá de um painel de expressão plástica, utilizando técnicas e materiais variados, associando "Mãe" e "Primavera", a partir das ideias aqui registadas.

(Nota: Esta "teia de ideias" é uma aproximação ao mapa conceptual, utilizado por alguns professores nos outros graus de ensino e, como é evidente, com um grau de complexidade diferente.)

Temos saudades da Maria João ...

Como a Maria João, nossa auxiliar, está de atestado médico, estivemos esta semana a falar dela e do que lhe aconteceu. Sentimos a falta dela e temos muitas saudades. Estivemos a falar do que é "SENTIR SAUDADES".  
Decidimos "fazer-lhe uma carta ilustrada" e pôr uma foto na sua página do Facebook, o que a Leonor já fez em sua casa, à noite, a dizer o seguinte:
Hoje estivemos a falar de si e do quanto nos faz falta. A acompanhar "a prenda", cujo correio é a Nela, tirámos esta fotografia para si. Combinamos uma videoconferência para um dia desses?

Mil beijinhos,

Leonor
 E ela respondeu:
Maria Joao Leal Alves 
Muito obrigado pelas suas palavras de conforto que têm sido muito importantes para mim. Mando também um beijo de saudades aos galegos
Fico a vossa espera...quando e assim que quiserem.


Agora só falta vermo-nos por videoconferência ...


Aqui fica algum registo desta atividade.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mãe e Primavera: dois temas no mesmo mês

Começámos na terça-feira a dar inicio à planificação feita oralmente na sexta-feira passada: este mês temos dois temas importantes para refletir, pensar e decidir algumas atividades - O Dia da Mãe e a Primavera, que começou no final do mês passado, o mês de Março. O desafio foi pensar como fazer, segundo esta questão: o que têm em comum a Mãe e a Primavera?
Decidimos numa folha grande de papel começar a pensar, ficando aqui as fotos do trabalho desse dia.
Começámos por analisar a folha de papel e ver que forma tinha, que forma lhe dar para ser um triângulo ou um quadrado e depois começámos só a pensar em coisas semelhantes entre "A mãe" e a "Primavera": quantas letras, quantas sílabas, se separássemos a "prima" de "vera" o que poderia ser, etc.




quinta-feira, 12 de abril de 2012

O 1º dia do 3º período de aulas - Vidros pintados ...

Pois hoje estivemos a contar uns aos outros o que fizemos que foi mais importante para nós e a Leonor registou por escrito. Nada fácil este registo, porque temos de pensar nas palavras para ficar a frase bem construída e se perceber muito bem o que queremos dizer. Assim, quando formos muito velhinhos, sabemos o que fizemos nestes dias, porque fica escrito! Não podemos é estragar estes registos ...
Depois fomos fazer pintura e estivemos ... a pintar os vidros! Assim, quando vier o sol, já não ficamos encandeados quando ele bater no muro em frente.Ficaram muito mais bonitos e dá uma cor à sala que transmite calma, por que é uma cor muito suave que se espalha ...
Algumas fotos da atividade.


Hoje, quinta-feira, estivemos a planear o trabalho para o mês e vimos que temos dois temas importantes para tratar: o tema da Primavera e do Dia da Mãe. Não é que chegámos à conclusão que têm coisas em comum? Amanhã vamos fazer uma teia de ideias.

sábado, 7 de abril de 2012

Desejo a todos nós uma Santa Páscoa de Renovação, de Paz e de Amor

terça-feira, 3 de abril de 2012

Continua a história e passa a frase ...

Gostámos particularmente desta atividade, porque a sala azul nos deu uma frase - "Mas de repente apareceu a bruxa dos sete mares" - e nós tivemos de continuar a história, passando a nossa última frase à sala verde, a qual depois a passou a sua última frase a outro jardim e assim sucessivamente, passando por todas as salas de jardim de infância do agrupamento. Quem quiser ver o resultado final, o trabalho irá ser exposto brevemente no átrio da escola EB2,3 da Venda do Pinheiro.
O grupo dos mais velhos fez a história e depois, para ilustrar, fomos ver alguns dos animais à internet e como era uma tempestade, depois cada um desenhou, recortámos e fizemos a ilustração. Os peixinhos e a decoração do fundo do mar já envolveu os alunos mais pequenos também.

Aqui está o resultado final:


 O processo ...


Último dia de aulas do 1º ciclo, antes da Páscoa

Pois no último dia de aulas do 1º ciclo, porque nós ainda tivemos mais dois dias de aulas por calendário escolar, fizemos uma gincana, e agradecemos ao professor das AEC que nos orientou (perdão, mas esqueci o nome) e que muito nos divertiu.  Algumas mães da Associação de Pais fizeram-nos uma surpresa: andaram de sala em sala a cantar uma canção e a dar ovos da Páscoa a cada um! Eram muito bons ...





A Madalena, o poema "A água", no Dia Mundial da Água e Dia da Poesia

Pensei que tinha filmado a Madalena, irmã do André, da Leonor e do Afonso, que veio à nossa sala dizer-nos uma poesia da sua autoria, mas não ! Que pena!
Mas fica aqui o lindo poema dela. A Madalena foi minha aluna e tenho muito orgulho nela. Parabéns, Madalena!!

 
Dia Mundial da água
Eu gostava que as pessoas um dia
tivessem harmonia para poder viver.
E que tivessem água que chegue
para  poder  beber.

A água é essencial
para os humanos, animais,
plantas, florestas e
árvores  florestais .

Adoro a água
que  posso  beber.
Adoro o ciclo da  água
que  vejo  a  crescer.

A água é essencial para o
mundo  poder  viver.
Não gastem toda a água
para  o  mundo   poder   crescer!... 

O trabalho da Páscoa

Fizemos uma coisa bem simples para levarmos para casa. Utilizámos a expressão plástica, a matemática, quando estivemos a fazer conjuntos e a dividir as amêndoas para fazermos os pequenos embrulhos, e os mais velhos ajudaram o seu afilhado ou a afilhada a fazer o cone. Resumidamente foi assim.

 
Templates Mamanunes