sexta-feira, 23 de março de 2012

Reunião de Pais

Vai realizar-se uma reunião de pais no próximo dia 29, pelas 16:00.

A ordem de trabalhos será a seguinte:

- Trabalho realizado e perspetivas para o 3º período. Neste ponto pede-se aos pais que se tiverem qualquer assunto que pensem ser pertinente, o apresentem sucintamente.
- Projeto "Leitura em Vai-Vem": algumas considerações e avaliação de como tem decorrido.
- Informações
- Entrega das avaliações


Obrigada,
Educadora Leonor

Nota: passa-se declaração de presença para ser entregue na entidade patronal.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Olhem para nós no MEO ...

Pois foi uma novidade que o amigo Henrique me trouxe: liguem o canal 527112 e veem-nos no MEO!!!!

  No comando tem de carregar-se primeiro numa tecla verde, que está em baixo, e aparece o "Meo Kanal". Só depois se digita os números e já está! Mas antes, ainda aparece um pequeno anúncio do MEO e a seguir aparecemos nós.

Canal nº 527112 – Galega Encarnada no MEO Kanall

domingo, 18 de março de 2012

PAI - "Como se escreve?"

"Como vamos fazer o papel para embrulhar a prenda do pai?" - foi a pergunta. 

De algumas respostas, como fazer um desenho, fazer riscos, fazer pintura e fazer colagem, aceitámos a proposta da Leonor: aprender a escrever a palavra "PAI". 
E assim fizemos e ficou um embrulho lindo! Amanhã vai para casa.

sábado, 17 de março de 2012

O trigo, o chão, o pão ...

Tínhamos um trabalho do Plano Anual de Atividades do Estabelecimento  - o trigo. E agora? que fazer com isto? O trigo é um dos símbolos da Páscoa, época comemorativa que se aproxima e significa que o pão nunca nos falte à mesa, ou seja, que nunca tenhamos fome. A Leonor lembrou-se de repente d eum poema da Cecília Meireles, "O chão e o pão" que explicava. Então, já com o livro, dizemos a poesia, que é muito pequena e interpretámos o que ela queria dizer: primeiro a semente de trigo cai ao chão, cresce e depois com os grãos faz-se o pão, que vai para a nossa mão. Mas o pão no chão? Não!
 A Leonor começou por perguntar como chega o pão à mesa, quem faz, de que se faz ... e contou-nos a "História do pão", um livro pequeno muito antigo que ela tem e é muito giro. Depois, só os mais velhos quiseram ir desenhar, utilizando os lápis de pastel, e desses trabalhos foram escolhidos os dois que achámos serem os mais próximos do que queríamos  e foram elas, a Rita e a Mel, que desenharam o que seria o trabalho final, que ficou assim:





Ficámos satisfeitos com o resultado. Depois mostramos os das outras salas.

Doar sangue, doar vida

Na segunda veio a Unidade Móvel do Instituto Português do Sangue à nossa escola e, a propósito dessa visita, fomos de manhã à biblioteca rever este filme:


A Leonor ficou surpreendida porque os meninos do ano passado sabiam ainda muitas coisas, como ela verificou quando depois foram para a sala e fizeram registos. Falámos ainda dos tipos de sangue - A, B, AB e O - o que é um dador de sangue e o Manuel lembrou-se, e muito bem, que o nosso sangue também é negativo ou positivo, que é o RH.

sábado, 10 de março de 2012

Pintura com os pés e a prenda para a Mãe no Dia da Mulher

Das muitas prendas que queríamos dar à mãe neste dia, pensámos que um pé de flor era muito bonito. Então fizemos mesmo isso: um pé de flor! Também queríamos fazer um trabalho que lhe lembrasse para sempre como nós somos agora, tal como fizemos para a prenda do pai.E pelos comentários que estão no post desse dia, verificámos que as mães gostaram muito:

Rute (mãe da Verónica) disse...
Rute (mãe da Verónica) Olá Leonor! Feliz dia das Mulheres também!!! A Verónica trouxe uma prendinha que fez na escola com os pés, pensava que era esse o miminho! Mas foi ótimo ter recebido uma prendinha tão original neste dia, e a verónica vinha toda contente com atividade que fez:) Beijinhos e Bom fim-de-semana!
9 de Março de 2012 05:27   
Nélia (Miguel Matias) disse...
Foi uma óptima surpresa receber um mimo tão personalizado do meu filhote. Assim é ainda melhor ser Mulher. (ainda que atrasado) Feliz Dia a todas as Mulheres Beijinhos e obrigada Encarnados  Nélia
9 de Março de 2012 11:15
Para não pintarmos só o pé, resolvemos fazer primeiro pintura com os pés, para aproveitarmos a atividade. A Rita e o Francisco, que são dos meninos mais velhos, mas a Rita vem de outro Jardim de Infância e o Francisco é a primeira vez que frequenta, nunca tinham experimentado e gostaram muito, assim como todos as crianças pequenas que entraram pela primeira vez. 
Às mães pedimos paciência e tolerância, se as crianças foram com os pés e a roupa  um pouco pintadas, mas estamos perante a idade certa, para aprender através de atividades que lhes permite experimentar e vivenciar novas situações.


O início da prenda para o Dia do Pai

Começamos a segunda-feira planificando o trabalho para a semana, tendo em conta as datas que se aproximam: Dia do Pai e Dia da Mulher. Lemos histórias sobre o Pai, refletimos sobre quem é o pai, o que mais gostamos nele e o que menos gostamos, pois é natural que as pessoas que nos rodeiam não façam tudo aquilo que mais gostamos. Decidimos então fazer um trabalho de expressão plástica que ficasse para sempre e que o pai, e nós, pudesses recordar, mesmo quando formos mais velhinhos, utilizando os nossos pés e as nossas mãos, que como estão a crescer, nunca mais vão ter este tamanho. Também decidimos fazer um verso para os pés e as mãos. Para a mão foi mais fácil, mas para o pé não foi. Então quando fomos à Biblioteca na quarta-feira a Ana deu-nos uma ajuda com dois versos para o poema, pois não nos lembrávamos como rimar com o som "é", e levámos para casa o trabalho de pedir auxílio à mãe. A Mel trouxe dois poemas e pusemos à votação do grupo a escolha do poema: se aquele que nós fizemos, se os da Mel. Os da Mel estavam muito bonitos, mas apesar disso, o nosso verso ganhou, mas apenas por dois votos mais.





quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia da Mulher

(ilustração de Monica Carretero)

Não pudemos deixar de falar neste dia, no qual se comemora o Dia da Mulher. E fizemos um miminho para mãe, que só podemos mostrar amanhã, porque a máquina ficou na escola!

Feliz Dia para todas as Mulheres e "projetos de mulheres": as vossas filhas, as nossas meninas!

quinta-feira, 1 de março de 2012

"A Fluffy pode vir uma semana para nossa casa"?

Combinámos que a Fluffy, a nossa coelha anã, passa a ir uma semana para casa dos meninos que os pais deixarem, pois a ir só nas férias, havia meninos que nunca levavam. Por isso, pais, têm de dizer se recebem a Fluffy. Claro que que a ideia é a coelha ficar à responsabilidade da criança, com um pequeno auxílio do adulto. Assim, tornam-se responsáveis, o que é tão importante na nossa vida.

Arrumações e massa de sal

Esta semana andamos a "pôr a casa em ordem": arrumámos os trabalhos, pois com o Carnaval não o tínhamos feito nessa semana, e andámos com mudanças e mais mudanças, para que tudo fique mais funcional. Claro que temos feito as atividades diárias e hoje fizemos massa de sal. Fomos ver à internet a receita e é muito  fácil. Com o sal aprendemos que assim não se estraga e dura mais tempo. Não tínhamos era óleo alimentar, para ficar mais macia, mas paciência.


 
Templates Mamanunes