segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Salvador Dali

No livro que o Tomé levou a semana passada aparecia o nome de 3 pintores famosos: Salvador Dali, Picasso e Miró. E por mero acaso a Leonor no dia anterior tinha estado à procura de pintores na Internet e mostrou este powerpoint do Salvador Dali e gostámos muito. De facto, vermos quadros de pintores famosos, outras maneiras de pintar o que se pensa é muito importante. E nós gostamos tanto de pintar!


Dali
View more presentations or Upload your own.

Batido da Dália, a mãe do Tomé

Pois a Dália veio fazer-nos um batido delicioso: maçã com um pouquinho de açúcar, bolacha, leite, banana e canela. A canela vem da Índia e é a casca de uma árvore. Bom ... parece que na casa do Tomé nasce na despensa, o que é verdadeiramente fantástico!






Todos gostámos, embora uns mais que outros.
 E agradecemos à Dália e ao Tomé (as outras receitas"estão à espera" que a Leonor tenha um pouco de tempo para as digitalizar e aqui disponibilizar ...).

O fruto seguinte estava no bolo de aniversário do Filipe, alguns provaram e gostaram muito. Chama-se  physalis . Parece-nos que era interessante ter no nosso canteiro ...



domingo, 29 de janeiro de 2012

O que fizemos a semana passada? Muitas coisas ...

Pois não temos tido muito tempo para publicar, é verdade, mas temos trabalhado na mesma. Vamos rapidamente dar "um lamiré" de algumas atividades da semana, fazendo um pequeno resumo.
Na segunda-feira, estivemos de volta da escrita logo de manhã: o que tínhamos feito no fim de semana, construir bem as frases e registar por escrito, para que nos lembremos quando formos velhinhos e se guardarmos os papeis, desenhar alguma coisa que ilustrasse o que dissemos, soletrar as palavras devagar, dividir em sílabas, descobrir palavras novas e fazer a árvore das palavras começadas por "L" e por "T". Não começámos pelo "A", mas foi como decorreu a conversa. 
Tivemos a tarefa durante toda a semana de fazer no mínimo 2 desenhos e deu resultado: o Manuel já faz um boneco fantástico! Ele ficou muito orgulhoso quando na sexta-feira foi arrumar os trabalhos no dossier e viu as diferenças. E o Tomé também mostrou progressos. Os mais velhos também fizeram desenho à vista de frutos e depois escreveram as palavras.
Outra notícia importante: aumentámos o consumo do leite, para além da fruta! Mães, o leite escolar é muito bom e será escusado enviar leite com chocolate, sumo (a menos que a criança não possa beber leite), pão ou qualquer outro alimento para o lanche, a não ser fruta. Se as crianças comerem o pequeno-almoço, por volta das 10, ou antes, não necessitarão comer mais do que fruta, leite e uma bolacha. Estamos a lanchar logo a seguir à conversa da manhã e só vamos para o recreio por volta, ou mesmo depois, das 11:15. É que o tempo parece passar a correr! Como é que começaram a consumir mais leite? Simples: a mãe da Rita emprestou há tempos uma máquina de batidos e agora cada um faz o seu! A receita são 3 a 4 bolachas para um pacote de leite e assim passámos de um consumo de 8 para 18 a 20 pacotes de leite. Quase todos já bebemos leite escolar. O leite com banana é bom e com kiwi é intragável! Depois do lanche, 2 a 3 de nós vão pôr os pacotes e plásticos no contentor amarelo, que está à entrada da escola. Somos muito autónomos e vamos sozinhos!


Fizemos uma atividade gira que a Leonor inspirada num trabalho que viu na net de uma colega, a Luz, fez o mesmo connosco. É um jogo: sem levantar a caneta tínhamos de fazer riscos e quando levantássemos a caneta perdíamos. O objetivo era fazer muitos metros de risco! A Leonor explicou, e mostrou-nos, que tudo o que escrevemos, as letras e os números, são feitos com risquinhos, que são linhas abertas ou linhas fechadas. Colorimos depois o interior onde os riscos se cruzavam, mas ainda não está terminado.



Estivemos ainda empenhados em fazer pequenans criticas dos livros que levamos para casa, para um concurso das Bibliotecas do Agrupamento. Fica aqui um exemplo:


A professora das AEC, que agora não lembramos o nome, pedimos desculpa, e que já esteve na nossa sala a fazer a experiência do algodão, chamou-nos para assistir a uma experiência: um pára-quedas grande um mais pequeno que caem ao mesmo tempo, o mais pequeno cai primeiro no chão por ter menos ar.
Começámos ainda um outro trabalho com papel amachucado e cola Metilan: fizemos frutos e depois a Leonor lembrou-se de o Manuel, que tinha tanta dificuldade em fazer a figura humana, fazer um boneco.  




Na sexta-feira estivemos a avaliar a semana, dividir os trabalhos e arrumar nas capas. Os mais velhos aprenderam a fazer os furos nas folhas e arrumar no dossier, como vão ter de fazer para o ano que vem.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 razões porque a arte é importante para as crianças

Um blogue que costumo visitar sobre ilustração infantil, Pinzellades al món, tem hoje um post em que são apresentadas 20 das muitas razões porque é importante introduzir e fomentar a arte nas crianças.
Transcrevo-as aqui, para que eu não as perca.

1. El arte estimula ambos lados del cerebro.

2. El 33% de los niños son aprendices visuales.

3. Hay estudios que demuestran que los niños que hacen arte leen mejor y sacan mejores notas en matemáticas y ciencias.

4. Los niños aprenden usando sus sentidos y el arte es ideal en este proceso.

5. Los niños necesitan un lugar en la escuela para expresarse.

6. El arte promueve la autoestima.

7. El arte estimula a los niños a prestar más atención al espacio físico que los rodea.

8. El arte desarrolla la coordinación entre los ojos y las manos.

9. El arte estimula el desarrollo perceptivo.

10. El arte enseña a pensar dejando finales abiertos. Representa una cultura de preguntas más que una cultura de respuestas.

11. El arte enseña que puede haber más de una solución para un problema.

12. El arte enseña a los niños a pensar creativamente para resolver problemas.

13. Los niños pueden compartir y reflexionar acerca de sus trabajos de arte y aprender algo de sí mismos y el mundo en el que viven.

14. Cuando el arte está integrado a otras materias del programa escolar los niños se comprometen más en el proceso de aprendizaje.

15. En el proceso de hacer arte el niño está expuesto a diferentes posibilidades, al descubrimiento, y a la libertad, de esta manera se evita caer en el control y predictibililidad de la educación convencional encontrada en los Estados Unidos de hoy en día.
 16. El arte nutre el alma humana. Se siente bien haciéndolo.

17. El arte trae los recursos culturales de la comunidad dentro de la clase.

18. El arte involucra a padres y tutores en la escuela invitándolos a participar como voluntarios en diversas actividades.

19. El arte proporciona un medio, un piso en común, para atravesar estereotipos raciales, barreras y prejuicios.

20. El arte es valioso por sí mismo.

O que fizemos esta semana

Esta semana andámos a falar das frutas, das suas cores, que frutas conhecíamos e outras que não conhecíamos, as que crescem cá no nosso país e de outras que vêm doutros países e fizemos ainda pintura, digitinta e um desenho por dia e, no mínimo, durante 10 minutos estamos entregues a essa tarefa, pois a nível gráfico precisamos de desenvolver mais competências, que quer dizer "desenhar melhor" para depois no 1º ciclo sabermos fazer bem as letras e os números, por exemplo. 
Verificámos hoje, que estivemos a arrumar os desenhos nas capas, que muitos meninos tinham desenhado pouco, o que a Leonor já sabia, e nem todos, apesar de todos os dias fazermos pintura, pintaram. Há uns meninos crescidos que não gostam nada de desenhar e foi por isso que decidimos fazer dois desenhos por dia, por sugestão do Tomé, e ele até um dos que não gosta lá muito.
Também contámos histórias, fomos ao ginásio, requisitámos livros, brincámos com os jogos, fizemos recorte. 
Tivemos uma semana atarefada e o tempo parece que passa a correr. Também mudámos novamente as mesas e decidimos que o grupo dos mais velhos vai passar a trabalhar na mesma mesa, pois como as duas meninas desenham muito bem, pode ser que auxiliem os rapazes a desenhar melhor, pois assim podem trocar ideias de como fazem.
A Leonor contou várias histórias, mas gostámos especialmente de  4 histórias cujas ilustrações eram feitas com pêras, batatas, cenouras e outros alimentos.  Depois até fizemos sala fizemos o helicóptero, que era a personagem de um dos livros.
Quando a Leonor não está na escola, e que é à noite e às vezes à tarde, anda muito ocupada a estudar para o pré-projecto que tem de entregar na faculdade e, por isso, não tem tido muito tempo disponível para pôr aqui as notícias e optou por descrever assim a semana, para os pais saberem e poderem falar connosco.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A bancada de carpinteiro

Ontem a Leonor trouxe-nos esta surpresa:
Uma bancada de carpinteiro, com porcas, parafusos, martelo, serrote, chave de fendas, esquadro ... o máximo! O sucesso é tanto que tivemos de apontar quem por lá passa, dois de cada vez, para não serem sempre os mesmos e estarem lá imensos meninos e meninas!!! Pela primeira vez, um menino portou-se 5 estrelas ao almoço, para poder lá brincar. Foi um contrato que ele fez connosco e ele respeitou-o! Ele está de parabéns.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Agradecimento

Anónimo disse...
Obrigado por ser quem e. Orgulhou-me de si dos seu conhecimentos e da sua dedicação . Um grande bem haja.
12 de Janeiro de 2012 16:57


Quando sentimos que as nossas hierarquias não nos reconhecem o valor e o esforço despendido, quando a nossa avaliação de desempenho é injusta, quando os nossos pares não nos aceitam como uma mais-valia, quando nos sentimos esmorecer, quando o cansaço e a despesa já pesam, porque ao longo de toda a nossa vida investimos no nosso desenvolvimento profissional para melhor ser, melhor saber e melhor fazer, comentários como este dão-nos a força e a energia para continuar.
Obrigada.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dos pequenos aos grandes ...

Hoje estivemos a fazer um balanço sobre o que planeámos fazer durante a semana na segunda-feira e o que fizemos até hoje, terminámos trabalhos e fizemos outros, daqueles que dissemos que queríamos fazer.


Hoje a Leonor também foi fazer uma coisa que nunca tinha feito: a convite da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, e do seu amigo Estêvão Vidasinha, que é professor naquela escola, foi falar um pouco da sua história de vida e como é importante o trabalho dos Técnicos Auxiliares de Educação no Jardim de Infância, aos alunos do 10ª, 11º e 12º Ano do Curso Secundário Profissional de Apoio à Infância. De tudo o que falou acerca do jardim de infância, procurou que os alunos retivessem a ideia de que é importante trabalhar e perseguir os nosso objetivos para que sejamos profissionais de excelência e que trabalhar em sala com um bom Técnico faz toda a diferença. Importante também pensarem sempre em prosseguir os estudos ou aprofundarem conhecimentos para serem bons profissionais.A Leonor mostrou-lhes também o nosso blogue, fotos dos nossos trabalhos e mostrou o pequenos filme que gravámos antes de a Leonor sair, convidando-os a virem à nossa sala. Depois, no final, tirou-lhes uma fotografia. Aqui está o nosso filme, que eles viram sem som, e a foto dos nossos novos amigos: os alunos do 10º, 11º e 12º da Escola Secundária D. Dinis.

(Muito obrigada a todos por me terem recebido)


São muitas fotos( e a Leonor tem muitas mais), mas será para quem quiser rever melhor, pois parece que eu as "passei" muito depressa  ...



Ano Internacional da Terra

Ontem fomos ver uma exposição que está na Casa do Folhas sobre a Terra, pois este ano é o ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA. Os pais e a família que não pode ir ver, vai ver o que nós vimos neste pequeno filme:



Antes de entrarmos a Leonor combinou connosco o que iamos fazer: ver a exposição acompanhados por ela e que iria explicar o que as fotografias queriam dizer, ou seja,  que nos iria " ler a exposição"; seguidamente cada um, em silêncio, escolhia uma foto e quando nos reunissemos, cada um iria dizer qual a fotografia que escolhia e porquê. E assim fizemos. O que dissemos a Leonor registou e agora escreve aqui:


- Do que gostei mais foi da fotografia do sismo e a casa caiu porque tremeu a casa (Tomé)
- Achei interessante a fotografia das minhocas, porque fazem bem à terra e às plantas (Manuel).
- Gostei do vulcão porque tinha a lava muito quente (Tiago).
- Gostei da fotografia do gelo e gostei do gelo perto da água (Maria).
- Gostei das cidades (megacidades) e da roupa estendida (Guilherme Semedo).
- Da casa a cair por causa do ... do ... - sismo (Miguel).
 - Da dos pulmões(Valeria).
- Da onda gigante que inundou as casas (Francisco).
- Gostei da imagem que tem uma mão a proteger a Terra (Diogo Lopes).
-Gostei dos ossos dos pulmões(Mónica).
- Gostei da onda gigante porque mete medo (Filipe).
- Gostei da primeira, a mão a proteger a Terra, porque não sabia que nós é que protegíamos a Terra (Mel).
- Gostei do vulcão porque é bonita (Matilde).
- Gostei daquela que tinha aquele barco a andar na água (André).
- Gostei da fotografia do gelo que derrete por causa da poluição (Rita).
- Gostei das minhocas porque ajudam as plantas (Rebeca).

Seguidamente, fizemos um texto coletivo sobre a exposição e que diz o seguinte:

Hoje vimos a exposição sobre a Terra que a Ana e a Casa do Folhas montou para nós e foi muito boa, porque não sabíamos que nós é que protegíamos a Terra.  Se não a protegermos, a Terra treme treme e as casas caem, as ondas podem ficar gigantes e inundam as casas e as pessoas morrem; se a água estiver poluída e nós a bebermos ficamos doentes e às vezes podemos morrer e os bichos da tosse (poluição aérea) fazem-nos tossir, que são uns bichos verdes (o André já os viu na televisão).
 
Hoje fizemos o desenho sobre o que dissemos ontem na reunião na Casa do Folhas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Hoje ainda fizemos muitas coisas ...

Hoje ainda fizemos isto:

Heróis da fruta - hoje todos fomos

As estrelinhas são pequeninas, mas conseguimos pintá-las... Hoje todos fomos Heróis da Fruta, porque felizmente alguns de nós trouxeram mais do que uma peça de fruta e deu para dar para aqueles que não trouxeram. Obrigada a essas mães.

E o que se faz com a farinha?

Ontem cada um de nós pensou e registou-se o que queria fazer durante a semana e, vamos ver se temos tempo para ver todos, na sexta-feira vamos arrumar os trabalhos e verificar se fizemos tudo o que planeámos. Por isso, hoje estivemos a fazer massa de cores com farinha que estava fora de prazo.



O vídeo que se segue tem a particularidade de o Tomé olhar pelo visor da máquina enquanto se filmava o movimento das suas mãos. Ele pediu para enviar por e-mail para a mãe e amanhã vamos fazê-lo em conjunto.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Cesto vazio: alguns não são Heróis da Fruta

É assim que está o nosso cesto da fruta: vazio. 
Na sexta-feira, das 14 crianças que estavam presentes, só 6 levaram fruta para o lanche e não deu para partilhar. Assim, e ficámos tristes, já muitos meninos não foram Heróis da Fruta!
Este projeto deu para verificar o que a Leonor já sabia: muitas das crianças quase nunca, algumas mesmo nunca, levavam fruta e comiam-na, porque havia sempre crianças que levavam 1 ou mais peças de fruta e também se comia menos fruta. Comendo uma peça inteira, já não sobra para quem  não leva. 

Mães e pais: enviem, por favor, fruta para o lanche dos vossos filhos. Não está em causa só o sucesso do projeto, mas, e principalmente, que as crianças adquiram o hábito saudável de comerem fruta.

O calendario, pesar, medir ...




Vamos fazer todos os meses o calendário mensal e começámos a pesar-nos, mas ainda falta pesar muitos meninos e falta medir. É que tudo demora tanto tempo ...

Cantar as Janeiras



E assim foram as nossas Janeiras: nós cantámos para o 1º ciclo e o 1º ciclo cantou para nós ...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Coroa de Reis

Hoje de manhã estivemos a ler a imagem que ainda estava na nossa sala desde o ano passado e que é uma imagem do presépio. A história contamos depois (o papel ficou na escola), mas vamos mostrar as nossas coroas dos Reis, pois como a imagem tinha os 3 Reis Magos também quisemos fazer umas coroas como as deles.
Os 3 Reis Magos chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltasar e levaram 3 prendas ao Menino Jesus: o ouro representa a realeza e a pureza, o incenso representa a fé e a divindade e a mirra representa a dor e o sofrimento vividos por Jesus.
Aqui está um pouco do nosso trabalho de hoje: 


Try our slideshow maker at Animoto.

3º dia do projeto

Não temos nenhuma fruta no cesto! Comemos toda a fruta e ainda fomos pedir alguma  emprestada a outra sala.

Mães, não se esqueçam de mandar fruta, pois só assim seremos ...
HERÓIS DA FRUTA !

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2º dia do projeto

Hoje começámos a falar mais profundamente sobre este projeto, o que era e o que íamos fazer, e ao lanche já comemos muito mais fruta: cada um de nós comeu uma peça de fruta inteirinha e o Guilherme Semedo foi o que mais comeu, pois comeu 3 peças! Estamos a ir muito bem, mas só amanhã começamos com os registos, pois hoje estivemos todo o dia ocupados com o ginásio e a biblioteca.

Novo ano e novo projeto...


Tal como já noticiado, HERÓIS DA FRUTA é o nosso primeiro projeto para este ano e vai manter-nos ocupados durante umas semanas. 
Podem consultar estas ligações (algumas já divulgadas na nossa página no Facebook):

Público

TVI 24

SAPO

 Odivelas.com


É bem verdade que na nossa sala já comemos fruta todas as manhãs, às vezes também à tarde, mas agora vamos comer mais ainda, procurando que cada criança coma uma peça de fruta inteira ou porção (sendo que uma porção de fruta equivale genericamente a uma peça de fruta de tamanho médio", tipo o tamanho de uma bola de ténis), em vez da pequena porção de um 1/4 ou 1/2. Assim, pedimos aos pais que enviem uma peça por dia para cada criança, mas não muito grande (o tal tamanho "tipo bola de ténis"). Mesmo que a criança não a coma por inteiro nos primeiros dias, o objetivo é que o faça gradualmente. 
O projeto vai ser iniciado amanhã ,com as crianças que estiverem presentes, pois hoje estiveram ausentes 10 crianças, sendo que 7 delas estão com varicela (a todas desejamos as rápidas melhoras).
Iremos dando notícias acerca deste novo projeto e desde já agradecemos a colaboração dos pais, a quem amanhã será enviado informação mais detalhada nos cadernos de recados.


 
Templates Mamanunes