sábado, 17 de março de 2012

O trigo, o chão, o pão ...

Tínhamos um trabalho do Plano Anual de Atividades do Estabelecimento  - o trigo. E agora? que fazer com isto? O trigo é um dos símbolos da Páscoa, época comemorativa que se aproxima e significa que o pão nunca nos falte à mesa, ou seja, que nunca tenhamos fome. A Leonor lembrou-se de repente d eum poema da Cecília Meireles, "O chão e o pão" que explicava. Então, já com o livro, dizemos a poesia, que é muito pequena e interpretámos o que ela queria dizer: primeiro a semente de trigo cai ao chão, cresce e depois com os grãos faz-se o pão, que vai para a nossa mão. Mas o pão no chão? Não!
 A Leonor começou por perguntar como chega o pão à mesa, quem faz, de que se faz ... e contou-nos a "História do pão", um livro pequeno muito antigo que ela tem e é muito giro. Depois, só os mais velhos quiseram ir desenhar, utilizando os lápis de pastel, e desses trabalhos foram escolhidos os dois que achámos serem os mais próximos do que queríamos  e foram elas, a Rita e a Mel, que desenharam o que seria o trabalho final, que ficou assim:





Ficámos satisfeitos com o resultado. Depois mostramos os das outras salas.

7 Comments:

Moinho de Vento said...

Espetáculo. Está demais... Ora aqui está um trabalho fundamental!

Anónimo said...

GOSTEI BASTANTE



Esmerada Certo

Anónimo said...

Olá,cá estou eu.
Gostei bastante.
Esmeralda Certo

Anónimo said...

Muito Bom
Bjo
E. Certo

Galega Encarnada said...

Obrigada, Esmeralda, beijinhos. E para ti também, Henrique, sejas bem aparecido!!!

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Também gostei muito da abordagem ao assunto e do resultado final. Parabéns às duas autoras dos trabalhos escolhidos!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Cidalia Valverde said...

Pena que não possam ir todos ao museu do pão, é o máximo. Já agora, a minha avó foi moleira. Parabéns pelo trabalho. Bjs

Cidalia Valverde

 
Templates Mamanunes