domingo, 29 de janeiro de 2012

O que fizemos a semana passada? Muitas coisas ...

Pois não temos tido muito tempo para publicar, é verdade, mas temos trabalhado na mesma. Vamos rapidamente dar "um lamiré" de algumas atividades da semana, fazendo um pequeno resumo.
Na segunda-feira, estivemos de volta da escrita logo de manhã: o que tínhamos feito no fim de semana, construir bem as frases e registar por escrito, para que nos lembremos quando formos velhinhos e se guardarmos os papeis, desenhar alguma coisa que ilustrasse o que dissemos, soletrar as palavras devagar, dividir em sílabas, descobrir palavras novas e fazer a árvore das palavras começadas por "L" e por "T". Não começámos pelo "A", mas foi como decorreu a conversa. 
Tivemos a tarefa durante toda a semana de fazer no mínimo 2 desenhos e deu resultado: o Manuel já faz um boneco fantástico! Ele ficou muito orgulhoso quando na sexta-feira foi arrumar os trabalhos no dossier e viu as diferenças. E o Tomé também mostrou progressos. Os mais velhos também fizeram desenho à vista de frutos e depois escreveram as palavras.
Outra notícia importante: aumentámos o consumo do leite, para além da fruta! Mães, o leite escolar é muito bom e será escusado enviar leite com chocolate, sumo (a menos que a criança não possa beber leite), pão ou qualquer outro alimento para o lanche, a não ser fruta. Se as crianças comerem o pequeno-almoço, por volta das 10, ou antes, não necessitarão comer mais do que fruta, leite e uma bolacha. Estamos a lanchar logo a seguir à conversa da manhã e só vamos para o recreio por volta, ou mesmo depois, das 11:15. É que o tempo parece passar a correr! Como é que começaram a consumir mais leite? Simples: a mãe da Rita emprestou há tempos uma máquina de batidos e agora cada um faz o seu! A receita são 3 a 4 bolachas para um pacote de leite e assim passámos de um consumo de 8 para 18 a 20 pacotes de leite. Quase todos já bebemos leite escolar. O leite com banana é bom e com kiwi é intragável! Depois do lanche, 2 a 3 de nós vão pôr os pacotes e plásticos no contentor amarelo, que está à entrada da escola. Somos muito autónomos e vamos sozinhos!


Fizemos uma atividade gira que a Leonor inspirada num trabalho que viu na net de uma colega, a Luz, fez o mesmo connosco. É um jogo: sem levantar a caneta tínhamos de fazer riscos e quando levantássemos a caneta perdíamos. O objetivo era fazer muitos metros de risco! A Leonor explicou, e mostrou-nos, que tudo o que escrevemos, as letras e os números, são feitos com risquinhos, que são linhas abertas ou linhas fechadas. Colorimos depois o interior onde os riscos se cruzavam, mas ainda não está terminado.



Estivemos ainda empenhados em fazer pequenans criticas dos livros que levamos para casa, para um concurso das Bibliotecas do Agrupamento. Fica aqui um exemplo:


A professora das AEC, que agora não lembramos o nome, pedimos desculpa, e que já esteve na nossa sala a fazer a experiência do algodão, chamou-nos para assistir a uma experiência: um pára-quedas grande um mais pequeno que caem ao mesmo tempo, o mais pequeno cai primeiro no chão por ter menos ar.
Começámos ainda um outro trabalho com papel amachucado e cola Metilan: fizemos frutos e depois a Leonor lembrou-se de o Manuel, que tinha tanta dificuldade em fazer a figura humana, fazer um boneco.  




Na sexta-feira estivemos a avaliar a semana, dividir os trabalhos e arrumar nas capas. Os mais velhos aprenderam a fazer os furos nas folhas e arrumar no dossier, como vão ter de fazer para o ano que vem.

3 Comments:

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Ena pá, assim é difícil comentar, com tanto assunto! Parece que foi uma semana em cheio!
Gostei dos vossos lanches estão muito saudáveis, com base na fruta e não só. Fazem muito bem!
Também gostei - e fiquei com vontade de experimentar com os fixes - da atividade do traço contínuo... ficará para um dia destes!
Por hoje fico por aqui, Leonor para a próxima tenta espaçar mais um pouco as notícias, tá?
Beijinhos para todos,

Juca e Sala Fixe
Bjs, Juca e Sala Fixe

Galega Encarnada said...

Tens razão e nem era para publicar nada, porque todo o meu tempo disponível tem sido canalizado para o meu pré projeto, mas depois ... lá resolvi resumir... ;)

Cidalia Valverde said...

E obrigada por partilhar, agreço imenso.
Já agora quando podemos ir para começar a fazer os fatos de carnaval Leonor? Sabe que o Rafael não quer que vá, com esta idade e já se sente mal com os pais ao pé, só porque gosto de me meter com os outros miudos...ai a minha vida...eheheh

Cidalia

 
Templates Mamanunes