quinta-feira, 30 de junho de 2011

Olha o que fizemos hoje em resposta à Ana...

De tarde fomos consultar o blogue da Ana e do Folhas e ela tinha lá uma coisa muito gira. Gostámos tanto, tanto que a Leonor nos propôs fazermos uma surpresa à Ana. Então ensinou-nos como fazer e fomos nós que escolhemos tudo e ditámos o texto. Depois fomos chamar a Ana e ela ADOROU! Ficou assim (clicar na setinha para ouvir o som ...):

terça-feira, 28 de junho de 2011

Calendário Escolar 2011-2012

Para consultar o calendário escolar no Portal do Ministério da Educação,clique aqui.
Para consultar o Despacho, clique aqui

Avaliação do 3º período

Os educadores de infância estarão a receber os pais/encarregados de educação para a entrega da avaliação do 3º período dos filhotes, nos dias 7 e 11 de Julho.

Os pais/encarregados de educação das crianças que já não estão a frequentar, e são muitas,solicito que queiram fazer o favor de me contactar, afim de marcarmos o dia e a hora. Caso seja necessário, passarei justificação para entrega no emprego.

Obrigado.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Conselhos de um filho ( Para todos os pais do Mundo)

1 - Não me dês tudo aquilo que te peço. Ás vezes só o faço para ver até quanto tu me podes dar. 
2 - Não me grites. Respeito-te menos quando o fazes, e também me ensinas a gritar, e eu não quero fazê-lo.
3 - Não me dês ordens. Se em vez de ordens, ás vezes pedires as coisas, eu falo-ei mais rápido e com mais prazer.
4 - Cumpre as tuas promessas, boas ou más. Se me prometeres uma prenda, dá - -ma. E se eu merecer um castigo, dás-mo também.
5 - Não me compares com ninguém,especialmente com o meu irmão/irmã. Alguém vai sofrer e se me fazes sentir pior que os outros, serei eu quem sofre.
6 - Não mudes com tanta frequência de opinião daquilo que eu devo fazer. Decide e mantêm essa decisão.
7 - Deixa-me valer por mim próprio. Se tu fazes tudo por mim, eu nunca poderei aprender. 
8 - Não me digas mentiras, nem peças que eu o faça por ti. Fazes-me sentir mal e perder a fé naquilo que tu me dizes. 
9 - Quando eu faço algo de mau, não exijas que te diga o porquê e porque o fiz.
10 - Quando te enganas nalguma coisa, admite-o e crescerá o respeito que tenho por ti e ensinas-me simultaneamente a aceitar os meus erros também.
11 - Trata-me com a mesma afabilidade e cordialidade que tratas os teus amigos. O facto de sermos família, não significa que não possamos ser amigos também. 
12 - Não me digas para fazer uma coisa quando tu não a fazes também. Eu aprendo aquilo que tu fazes embora não o digas, mas nunca farei o que tu me pedes e não fazes.
13 - Quando te conto os meus problemas, não digas: "Não tenho tempo para parvoíces, isso não tem importância". Trata de me compreender e ajudar.
14 - Finalmente ama-me e diz-mo. Eu gosto de te ouvir dizer, embora não aches necessário dizer-mo.

(vi no Facebook partilhado pela Sandra, a mãe do Lourenço)

E como nós cantámos bem ...





Leandro



quinta-feira, 23 de junho de 2011

O cantor Leandro, amigo do nosso João, veio à nossa escola

Agradecemos aos pais do nosso João que nos proporcionaram a visita de estudo e a gravação em estúdio do CD e ofereceram um exemplar a cada finalista e a vinda do Leandro à nossa festa, assim como toda a instalação do som que foi necessária.



A nossa actuação na festa

As t-shirts e o Diploma

Agora que a festa já foi ontem, já podemos colocar as fotos do nosso trabalho antes da festa e da festa.
Este post é sobre as t-shirts que fizemos mais uma vez este ano e que decidimos serem como as do ano passado: todos assinavam as t-shirts e nas costas da t-shirt cada um desenhava o seu auto-retrato a dizer "Esta estrela sou eu!".
Quanto ao diploma decidimos que este ano não era como o do ano passado. A Leonor primeiro explicou-nos melhor o que era um diploma e então fizemos um texto colectivo a dizer o que queríamos que lá ficasse registado. O diploma ficou assim e queremos aqui agradecer ao nosso amigo educador Henrique, pois foi a ele que, desesperada, a Leonor pediu auxílio para o arranjo gráfico. E ficou o máximo, obrigado Henrique!







E foi a vez do Martim e do Rodrigo lerem a história

Pois lá veio o nosso Martim e o Rodrigo lerem-nos uma história ... Muito bons leitores já ...



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tudo pronto para a festa de quarta-feira

Pois as nossas cartolas, a t-shirt e o diploma já estão prontos! E o diploma fomos nós que escolhemos como ia ser, desde as palavras à ilustração. 
Fotos? Só depois de quarta, que é surpresa ...

E a hora de almoço foi assim ...

E quando nos juntámos, os finalistas e os não finalistas, a seguir ao almoço fomos brincar na relva. E que divertidos estivemos ...


A visita ao Pavilhão do Conhecimento ...

... pelos não finalistas foi assim:



domingo, 19 de junho de 2011

Os finalistas e a gravação de um CD em estúdio ...

Na sexta-feira foi o dia da nossa visita, mas dividimo-nos em dois grupos: o grupo dos finalistas que foi gravar ao estúdio de gravação do pai do nosso João as 2 canções e o grupo dos não finalistas foi visitar as exposições no Pavilhão do Conhecimento. Reunimo-nos à hora do almoço junto ao Oceanário.
No estúdio vimos as salas de gravação e a mesa onde o técnico mistura e grava as músicas que depois são vendidas nas lojas. Gostámos imenso de lá ir e curiosos para ouvir a nossa gravação...
Aqui ficam algumas fotos e um pequeno filme.



"O senhor distraído" e o Gonçalo

Na quinta-feira de tarde foi a vez do Gonçalo nos contar uma história. Soubemos que ele faltou à escola de manhã por estar doente, mas fez questão de vir de tarde para nos ler a história. E que bem que ele já lê! Bem ... quando ele acabou o pré-escolar já estava a iniciar-se na leitura... 

sábado, 18 de junho de 2011

A Carolina conta-nos uma história ...

Esta semana os ex-alunos da Sala Encarnada, e que agora estão no 1º ano do 1º Ciclo, têm vindo de tarde contar-nos uma história. A primeira foi a Carolina, que nos contou a história "O patinho feio". Já lê muito bem! De seguida fizemos a dramatização da história: O Lourenço era o Patinho Feio, a Leonor (grande) era a galinha, a Lena era o galo e todos os meninos eram pintainhos. O galinheiro era de baixo das mesas. Bem ... divertimo-nos imenso! No final da dramatização, a Leonor fez algumas perguntas sobre a história e perguntou qual tinha sido a história que todos tínhamos já ouvido e que falava do mesmo tema, que era o todos sermos amigos, apesar das diferenças. Muitos descobriram qual era: a história que ouvimos no Ateliê das Palavras!


quarta-feira, 15 de junho de 2011

O poema feito em família ...

O prometido é devido e aqui está o poema feito pela Família Dias no âmbito do projecto Leitura em Vai e Vem.AS CORES



A MINHA PALETA DE CORES
É MUITO COLORIDA,
CADA VEZ QUE PINTO
FICA MAIS BONITA

BRANCO É A COR
DE UMA PEÇA DE XADREZ.
E O PRETO
É A COR DO GATO MALTEZ.

TENHO UMA CAMISA
DA COR DE UM MORANGO,
QUANDO A VISTO
SÓ QUERO DANÇAR TANGO!

O MEU PAPAGAIO TEM COR VERDE
QUANDO O LANÇO AO VENTO
FICO MUITO,
MUITO SORRIDENTE!



AZUL É A COR DO MAR
ONDE O BARCO DO MIGUEL
VAI PASSEAR.

AMARELO É A COR DO SOL!
QUANDO MUDA DE POSIÇÃO
VIRA TAMBÉM O GIRASSOL.

A ROSA DO MEU QUINTAL
É MUITO BONITA.
E NA PRIMAVERA
É AINDA MAIS CATITA!

CASTANHO DO CHOCOLATE
É A COR DA TENTAÇÃO,
QUANDO A MARGARIDA O COME
FICA COM UM BIGODÃO!

O MEU IRMÃO DIOGO
TEM O CABELO LARANJA,
A BORBOLETA É GIRA
E EU GOSTO MUITO DE CANJA!




CONHECI UM ELEFANTE
MUITO MUITO CINZENTO,
QUANDO O ASSUSTAVA
FICAVA MUITO TURBULENTO.

NO DIA DO CASAMENTO DA VERA
A MINHA MÃE ERA A MAIS LINDA!
O VESTIDO QUE ESCOLHI ERA ROXO,
A MINHA COR PREFERIDA!









Trabalho realizado por:
MARGARIDA DIAS
SALA ENCARNADA

10 sinais de qualidade numa sala de jardim de infância

  1. As crianças estão a jogar e a trabalhar, com materiais ou com outras crianças. Não estão a deambular, nem são forçadas a sentar-se por períodos de tempo longos.
  2. As crianças têm acesso a várias actividades durante todo o dia, tal como construções, faz-de-conta, livros, pinturas e outros materiais de arte, brinquedos e jogos como legos, puzzles, enfiamentos. Não estão todas a fazer as mesmas coisas ao mesmo tempo.
  3. Os educadores trabalham com as crianças individualmente, em pequenos grupos e com o grupo inteiro, em horas diferentes durante o dia. Não ocupam o seu tempo somente em actividades com o grande grupo.
  4. A sala está decorada com produções de arte originais das crianças, com a sua própria escrita e com histórias e imagens do seu agrado.
  5. As crianças aprendem os números e o alfabeto no contexto das suas experiências diárias. Exploram o mundo natural das plantas e dos animais, cozinham, fazem rotinas diárias e actividades que lhes são significativas.
  6. As crianças trabalham em projectos e têm períodos de tempo longos (pelo menos uma hora) para jogar e explorar. Preencher fichas de trabalho não é a sua actividade principal.
  7. As crianças têm oportunidade de brincar diariamente no exterior, se o tempo o permitir. E esse tempo nunca é sacrificado por um tempo mais instrutivo.
  8. Os educadores lêem livros às crianças em qualquer momento, não apenas na hora da história em grande grupo.
  9. O currículo é adaptado, tanto para os que estão mais desenvolvidos, como para aqueles que necessitam de ajuda adicional. Porque as crianças diferem nas experiências e conhecimentos que já possuem, por isso não aprendem as mesmas coisas ao mesmo tempo e da mesma maneira.
10.  As crianças e os seus pais gostam da escola. Os pais sentem-se seguros ao entregar a sua criança no jardim de infância. As crianças estão felizes, não choram, nem estão frequentemente doentes.

Fo a colega Juca, do Bloguefólio, que partilhou no Facebook e achei pertinente.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pela importância que cada vez assumem as tecnologias de informação, aqui fica o vídeo que vi aqui.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O que é que andamos a fazer?

Para além daquilo que já faz parte da nossa rotina diária, andamos de volta dos ensaios da música para a festa de encerramento  para os finalistas irem gravar um CD a um estúdio verdadeiro - ah! pois é!  - da decoração do que vai ser a nossa fatiota de finalista e ontem e hoje ainda nos debruçámos noutra tarefa: o que vai dizer o nosso diploma de finalistas? Nada fácil ...
E hoje fizemos outra coisa gira: tivemos o João Salvador e a Rita na nossa sala que, de olhos vendados, foram ocupar o lugar da Leonor e do Filipe. Ou seja: houve uma troca de sala de 2 alunos e ... os quatro adoraram a experiência! 
De tarde fomos requisitar livros e falar com a nossa amiga Ana à Casa do Folhas. Fizemos com ela um jogo de observação, quer dizer, ela tinha de usar os orgâos da visão para fazer bem o jogo. E com este jogo, ainda "brincámos" com as contas, mas "as contas" de matemática! Foi giro!

Fotos? ainda não pode ser ...

sábado, 4 de junho de 2011

De tarde ... ainda a nossa festa

Pois de tarde passámos pelos atelier, leram-se as mensagens de cada sala presa ao balão e estes foram largados para o céu. Onde estarão agora?

Foi um dia divertido e com sol, como gostamos.



sexta-feira, 3 de junho de 2011

O jogo de futebol dos pais

Pois não foram só os pais que jogaram, a professora Carla e algumas mães também jogaram. Da nossa sala estavam os pais do Manuel, do Eduardo e do Guilherme Semedo, da Margarida Dias e da Leonor e do André.
Pois parece que os pais gostaram tanto que até falaram em se encontrarem uma vez por semana para fazer exercício físico, que faz muito bem à saúde, e para se conhecerem melhor. Olha ... é uma rica ideia e espero que se concretize. E todas as equipas jogaram bem, muito bem ...



A Feira do Livro Usado

Pois voltamos às actividades do dia de ontem. De manhã fomos à Feira do Livro Usado. Todos os alunos trouxeram livros em bom estado que foram vendidos a cinquenta cêntimos e a um euro. Cada um de nós levou um livro para casa com os cinquenta cêntimos que tinha sobrado do valor do Ateliê A vida das Palavras, pois quase todos os pais enviaram cinco euros e o valor da actividade foi de quatro euros e cinquenta cêntimos. Assim, pensámos que os pais não se importavam que comprássemos um livro com esses cinquenta cêntimos.
Esta actividade foi organizada pela Ana, da Casa do Folhas.


Avaliar a Festa do Dia Mundial da Criança

Hoje foi a nossa conversa da manhã: avaliar o que gostámos mais e o que gostámos menos da festa do Dia Mundial da Criança.
A Leonor dividiu uma página ao meio, de um lado escreveu + (mais)  e do outro escreveu - (menos). Hoje estamos vinte, cada um de nós falou e o resultado foi o seguinte:

O QUE GOSTÁMOS MAIS
- Ver lançar os balões com as mensagens - 6
- Fazer a pulseira com contas - 2
- Ver os pais a jogar futebol - 8
- Ver os meninos a cantar - 5
- Gincana - 5

O QUE GOSTÁMOS MENOS
- Atelier de inglês - 1
- Desenhar - 10
- Ver os pais a jogar futebol - 2. A Leonor (pequena) explicou que era muito melhor as equipas serem de pais com filhos.
- Gincana - 1. A Margarida Miranda explicou que não gostou porque não deram os resultados de quem ganhou.
- Ver os pais a jogar futebol - 2

Resumindo: na nossa sala, pois não sabemos o que pensam os meninos das outras salas, parece que o atelier do desenho é mesmo de pensar repetir ou não repetir no futuro, pois 10 de nós não gostaram.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A manhã do Dia Mundial da Criança

Pois de manhã, em simultâneo com alguns ateliers, houve estas apresentações das Actividades de Enriquecimento Curricular e um pequeno grupo do Pré-Escolar.









Pré-Escolar /1º Ciclo

Olha como nós gravámos

Pois foi assim o 1º ensaio e a seguir gravámos o que ouviram na notícia anterior, gentilmente cedida pelo senhor Hélder Franco, e agora podem juntar a voz ao rosto ...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A nossa gravação para a rádio

Pois a primeira actividade foi gravar com o senhor da Rádio Mafra o poema dito por 4 ou 2 alunos de cada sala da nossa escola. Cada menino/menina dizia uma frase e e no conjunto das 41 frases era o poema "Toda a criança tem direito a ter Direitos", que foi inventado pela sala 4 da professora Carla. Os alunos e a professora Carla estão de parabéns, pois o poema está FANTÁSTICO!

Este trabalho foi em parceria com a CPCJ - Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Conselho de Mafra. Já passou às 12 horas e vai passar novamente às 19 horas! Não perca e sintonize a RÁDIO MAFRA!
Se não tiver ouvido a Rádio Mafra ... ouça aqui.


 
Templates Mamanunes