quarta-feira, 27 de abril de 2011

MÃE: como é que ela é?

Já ontem conversámos sobre quem é a mãe, o que sentimos por ela e hoje vimos a história da Luísa Ducla Soares, "Mãe, querida mãe! Como é a tua?", fizemos os desenhos que afixámos no placard na entrada da sala e dissemos estas frases, que a Leonor escreveu, para nunca mais nos esquecermos:

Ela é querida - Leonor
Ela é amorosa - Margarida Dias
Ela dá-me amizade - Diogo Daniel
Gosto muito dela - Bárbara
É fofinha e querida - Margarida Miranda
É muito querida - Guilherme Ginja
Ela deixa-me feliz - Mariana
Ela é minha amiga - Lourenço
Ela brinca comigo - Matias
Ela tem muito carinho - Eduardo
Ela dá-nos vida - Manuel
Ela é amorosa - Tomé
Ela é querida e gira - João
Ela é querida - Tiago
Eu adoro a mãe - Filipe
Ela dá-me muitos abracinhos - Mel
A minha mãe gosta de mim - Maria Ana
A mãe dá-me beijinhos - Mónica
Gosta muito de mim - Diogo Lopes
Dá muitos beijos - André
Dá-me muitos beijos e muitos carinhos - Margarida Dias
A minha mãe é querida - Matilde
A mãe dá abraços - Ricardo
É querida e é a nossa vida - Margarida Miranda
Gosto muito da mãe - Guilherme Semedo
Ela é muito fofinha e querida - Eduardo


Depois de todo este trabalho, lanchámos e fomos dar uma grande caminhada, para fazermos bem ao nosso coração. Até vimos a auto-estrada ao longe!
De tarde, a partir daquelas nossas frases, construímos um poema, mas não podemos ainda dizer, porque é surpresa ...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Porque o Dia da Mãe está a chegar ...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa Feliz

 Aos pais/encarregados de educação, às crianças, aos amigos e a todos os que aqui nos visitam, desejamos uma Santa e Renovada Páscoa.  Que possamos renovar em nós o que de melhor em nós exista, como o amor, a paz, a tolerância, a solidariedade, a concórdia, o diálogo, o equilíbrio, a saúde ...

domingo, 17 de abril de 2011

Matrículas para o ano lectivo 2011-2012





Os encarregados de educação encontram aqui, na plataforma Moodle do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro,  informações sobre as matrículas no ensino pré-escolar e 1º ciclo para o ano  lectivo 2011-2012.

O blogue no Portal das Escolas


Pois é uma boa notícia! Submeti o blogue a apreciação ao Portal das Escolas e ele foi aceite para fazer parte do catálogo de blogues educativos nesse portal.
"O Catálogo de Blogues Educativos destina-se a todos os docentes que queiram publicar e divulgar o seu blogue revelando trabalho realizado com os alunos. No Catálogo, o docente terá acesso a um conjunto de blogues utilizados nos diferentes níveis do ensino básico e secundário, em distintas áreas disciplinares e que são divulgados como exemplo de boas práticas. Depois de publicado, cada blogue poderá incluir o selo "BloguesEDU".

Está aqui.

sábado, 16 de abril de 2011

O livro "O Ciclo da Vida"

Myebook - Ciclo da Vida - click here to open my ebook

Este livro colectivo, em que cada ciclo de vida humano foi caracterizado e ilustrado por uma sala, foi realizado no âmbito da actividade do Plano Anual de Actividades “Comemoração da Vida” que se realizou entre os dias 4 e 8 de Abril de 2011.

 Autores:

Concepção – Sala Encarnada, Educadora Leonor Albuquerque
Gestação dos 0 aos 6 meses – Sala Verde, Educadora Margarida Canas
Gestação 9 meses – Sala Amarela, Educadora Susana Cortiço
Bebé de 1 ano de idade – Sala Azul, Educadora Carla Pais
3 anos de idade – Sala 1, Professora Lúcia Latas
6 anos de idade – Sala 2, Professora Liliana Leite
Puberdade – Sala 3, Professora Cristina Quitério
Adolescência – Sala 4, Professora Carla Vilar
Adulto – Sala 5, Professora Eulália
Velhice – Sala 6, Professor Francisco Raposo




Avaliação da actividade "Comemoração da Vida"

Esta foi a avaliação da actividade e foi bastante positiva, a nosso ver.

sábado, 9 de abril de 2011

E para a família ... uma prendita!

No final de uma semana tão cheia de actividades, levámos uma singela lembrança para casa como trabalho da Páscoa e para agradarmos à família, a quem tanto amamos. Em grupo a ideia sugerida e aceite por todos para o trabalho a realizar, foi o da Leonor pequena. Ela sugeriu um ovo com duas partes, coladas e lá dentro as amêndoas. Foi um bocadinho parecido com o do ano anterior, mas como ela sugeriu e o grupo aceitou, foi isso que fizemos.




Actividade física e vida saudável

Na semana passada todas as turmas, 2 a 2, fizeram uma aula de ginástica, porque a actividade física deve fazer parte dos nossos hábitos para termos uma vida saudável,  com a Professora Carla Vilar e desses grupos saíram 2 crianças por turma para integrar um grupo que iria fazer uma apresentação na sexta-feira. Este grupo final foi treinado pela professora Carla e a professora Helena das Actividades de Enriquecimento Curricular e fizeram uma magnífica apresentação pública na tarde de ontem, a seguir ao Peddy Paper que se realizou no período das 13:30 às 14:45, organizado pelos professores que orientaram esta semana de actividades e pela Associação de Pais.
O grupo do Peddy Paper  cantou uma canção antes da apresentação da ginástica e a equipa vencedora ganhou um prémio fantástico: um molhinho de cenouras, pois as cenouras também lembram a Páscoa e uma alimentação saudável. A seguir tivemos um lanche, que se queria saudável, mas em dia de festa também se pode comer uns bolinhos ...



A gincana

Na sexta-feira de manhã todas as salas puderam fazer a gincana preparada para nós e encontrar uma surpresa no tanque de areia: amêndoas, pois não estamos na Páscoa?


Os pais vieram ao jardim-de-infância

Na quinta-feira, e ainda dentro da actividade de estabelecimento planificada para esta semana, os pais que quiseram e puderam vir passar uma manhã connosco, vieram fazer algumas actividades que fazemos no nosso dia-a-dia. Começámos por fazer a reunião da manhã na grande mesa, mas como não havia cadeiras para todos, os filhos foram sentar-se no tapete e os pais nas cadeiras à volta. E foi assim que começamos mais um dia: planeando em conjunto o que íamos fazer nessa manhã e o que era esperado que fizéssemos. Da nossa sala estiveram connosco pais de 13 crianças, o que foi muito bom, e dois de nós ainda teve a sorte de ter ambos os pais! Os pais que não puderam vir, "adoptaram" um outro filho por uma manhã e também estiveram com eles. Para além do desenho, recorte e colagem, pintura, digitinta, e modelagem com barro, actividades que estavam no espaço habitual da Casinha das Bonecas, ainda tivemos actividades na sala, como jogos, plasticina, desenho, computador e ainda dança, pois alguns grupos de pais/filhos teve de esperar vez para ir para as actividades, pois também estavam pais das outras salas. A mãe da Mel trouxe um bolo de chocolate fantástico e que nos soube muito bem. Os pais disseram que gostaram muito desta manhã e um pai até disse que fez coisas que já não fazia desde pequeno. Assim, como os pais gostariam de repetir, estamos a pensar fazer esta actividade, ou outras, mais vezes.


As caminhadas da semana e que devem tornar-se um hábito...

Fez parte das actividades desta semana, "Comemoração da Vida", as caminhadas. Então, à hora do intervalo dois alunos de cada sala, da pré ao 1º ciclo, juntavam-se aos docentes desse dia para caminhar, porque caminhar faz bem à saúde. Esta actividade foi tão de agrado de todos, que estamos a pensar prolongá-la para o 3º período, senão todos os dias, pelo menos 2 a 3 vezes na semana.


Semear nos pequenos canteiros

E tal como já tinhamos combinado em grande grupo, hoje levámos a terra que alguns meninos trouxeram para encher mais o canteiro, dividi-mo-lo em 6 partes e semeámos as sementes de flores, as courgettes do Lourenço e ... esquecemos-nos das sementes do Manuel, mas vamos pô-las num vaso.
O canteiro ficou arranjado e agora vamos esperar para as sementes crescerem.


Ambifalco

A Ambifalco veio à nossa escola e trouxe algumas aves para nós apreciarmos. Também veio o Bolota, um javali que nos falou de si e da Tapada de Mafra, de como é que ela surgiu, que árvores e animais lá existem ... foi muito interessante. Por exemplo, ficámos a saber que foi o  rei D.João V que mandou construir a Tapada de Mafra em 1747, logo a seguir à construção do Palácio de Mafra. Era conhecida como Tapada Real de Mafra e servia para a família real e a nobreza da época caçar e descansar. Também ficámos a saber que só os javalis têm navalheiras, que são aqueles dentes brancos ao lado do nariz e servem para os ajudar a procurar alimento e só têm uma namorada e muitos filhos.

O Senhor Isidro trouxe-nos a seguir um falcão...
... uma águia ...
... um bufo-real...
e uma coruja...


E estas são algumas fotos da actividade...

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil



"Mais de 60 países comemoram hoje o Dia Internacional do Livro Infantil. Essa literatura, produzida desde o século 17 para um público mundialmente conhecido por vivenciar a arte da imaginação, independentemente da crença, cor, etnia e hábitos sociais, ainda mantém viva sua potencialidade para encantar crianças desde os clássicos, como as fábulas dos Contos de Grimm, até as produções contemporâneas.
Apesar de possuir uma magia própria para desenvolver o imaginário do público infantil e reflectir consequentemente no crescimento da criança em todas as fases da vida, o livro infantil vive na actualidade o desafio de despertar o prazer pela leitura diante da massificação negativa da prática, observa a doutora em educação Rosa Maria Alves da Silva."O processo de formação do leitor começa em casa com os pais, que devem ler para seus filhos ainda no colo e estarem atentos às reacções e tipos de interesse da criança para aos poucos definir os livros que farão parte do universo de leitura delas e assim construir e aprimorar de forma prazerosa sua linguagem falada e escrita", explica." (http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=274361)

E aqui fica a mensagem alusiva a este dia: "O livro recorda". 
E aqui fica um vídeo para amanhã ver com os Galegos:




 
Templates Mamanunes