terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os medronhos

A nossa imagem que estava exposta desde a semana passada, e muito a propósito da história "A castanha e o medronho" é aquela fotografia e hoje tivemos uma surpresa: não é que os pais do Rafael nos mandaram um ramo de oliveira com azeitonas e medronhos? Pois a propósito disso estivemos a falar do azeite, da oliveira, como se faz o azeite, em que é utilizado, os benefícios do azeite na nossa alimentação ... ... e outras coisas. Soubemos, por exemplo, que o Tomé sabia como se faz. Depois fomos olhar a fotografia e "ouvimos o que ela nos dizia". E disse isto:

"Era uma vez seis medronhos que queriam ir para o chão jogar à bola, mas de repente, veio um melro e comeu o ... como é que eles se chamam? 
- Matana (Matilde+Ana), Vejoão (Verónica+João), Catafi (Catarina+Filipe), Dimi (Diogo+Miguel), Guigui (Guilherme+Guilherme), Vamó (Valéria+Mónica) ... veio o melro e comeu o Dimi. Os irmãos gritaram, os ramos abanaram e o melro fugiu. O Dimi ficou triste, mas depois vieram muitos pássaros porque ele estava madurinho e comeram-no. Alguns frutos são alimento para os animais e as pessoas. Os que não foram comidos pelos pássaros, caíram no chão com o vento e ficaram perto das castanhas, que também tinham caído ao chão. Depois as castanhas e os medronhos transformaram-se em arvores que deram muitas castanhas e medronhos.
História acabada e vai um bolinho para a Sala Encarnada!"

Parece que apreendemos muito bem a história da semana passada e estamos de parabéns por isso.

2 Comments:

Cidalia Valverde said...

Olá, ainda bem que gostaram, vamos tentar trazer uma amostra de cda fruto da época da terra (Castelo-Branco), também foram no saco sementes de ervilha, a avó da Rafael (minha mãe), disse que agora é o tempo de semear as favas e ervilhas, quanto á abóbora, ainda não é o tempo de se semear. Bjs a todos e boas aulas

Cidalia

Galega Encarnada said...

Bem que eu disse que eram de ervilha ... :)

Muito obrigada,
Leonor

 
Templates Mamanunes