domingo, 9 de outubro de 2011

O novo quadro que nos auxilia: que reflexos tem o nosso comportamento nos outros?

Temos um novo quadro na sala que nos "obriga" a refletir sobre o nosso comportamento e as suas consequências. Vi aqui na Internet, no blogue de uma colega, mas ela que me perdoe, pois retive a ideia, mas não retive o blogue e já não sei "a morada da ideia" ... é muito triste não me lembrar ...
Bom, mas o quadro é como um semáforo de trânsito e todos sabemos o que significa "o vermelho", "o amarelo" e "o verde". Calhou na sexta-feira, a propósito de mais uma triste mordidela, falarmos do nosso comportamento e dos outros, e, assim, aproveitámos para  colocarmos o nome de um lado da mola e do outro pintámos ao nosso gosto. O lado da mola com o nome ficará sempre virada para baixo - assim, quem é "exterior" à sala não sabe quem se portou mal, bem ou assim-assim - e o lado do desenho é que fica para cima. Assim, só "quem vive na sala" fica a saber quem se portou mal ou menos bem e bem. A ideia é que quem se portou mal, para a próxima, numa situação semelhante ou não, repense e evite o comportamento que fez magoar os outros. E, quando fomos colocar as nossas molas, foi muito giro e surpreendente para a Leonor verificar que quem se portou mal, pôs logo no vermelho e quem se portou menos bem, pôs no amarelo. Como a Leonor nem sabia porque estavam a pôr no amarelo, eles justificaram:" Foi no almoço ..."
Ficou assim:





6 Comments:

Lenita said...

Mais uma ideia a reter...que sabe aplicar!
Nós temos uma tabela, que preenchemos no final do dia, só que por vezes...já esquecemos muita coisa...eles e eu também :)...desta forma pode-se assinalar logo após a ocorrência!
Gostei!

Galega Encarnada said...

A ideia não é minha, como disse, mas achei que era uma boa ideia ...

Bjs,
Leonor

M. Jesus Sousa (Juca) said...

A "morada da ideia" é o Miminhos e carinhos, da Alda Casqueira e é mesmo uma boa ideia!

Galega Encarnada said...

Obrigado, Juca. Fui lá à procura do post para fazer o link directo, mas não encontrei e estou cansada já de procurar post a post ... Se souberes o link, envia-me por favor.

Bjs,
Leonor

Nélia Miguel Matias said...

Grande ideia!!!
É uma forma de ganharem consciência dos seus actos ao mesmo tempo que não são avaliados e criticados "publicamente".

Gostei muito mesmo!

Rute (mae da Veronica) said...

Rute(mãe da Verónica)
Boa noite, Leonor!
Parabéns, por este novo desafio!
Achei fantástico, é muito importante e é apartir destas idades que as crianças devem saber quais os seus limites, o espaço do outro, o bem e o mal...
Posso partilhar com a Leonor que já trabalhei em dinâmicas de grupos com esta faixa etária, este tipo de desenvolvimento e os resultados foram bastante positivos, e resulta mesmo. Portanto, vai ver que se vai orgulhar das suas crianças ao longo do ano, tudo a seu tempo. Assim, as crianças com este tipo de desafios vão melhorar os seus comportamentos e transmiti-los para o exterior, e serão certamente melhores adultos!!:)
Muito Bom!!
A nossa Verónica, ainda não falou no assunto,mas sabendo pelo blogue, poderemos conversar com ela acerca do mesmo.
Beijinhos e Uma Boa semana de trabalho!

 
Templates Mamanunes