quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Queridos pais, hoje o nosso 1º dia de escola foi assim ...

E o primeiro dia para quem veio para a escola pela primeira vez, não correu nada mal e não houve choros nem birras. Hoje, porque amanhã, quando os pais foram à sua vida, não sabemos como é que vai ser ...
Hoje foi até muito bom, porque os pais hoje estiveram connosco o tempo todo e fomos visitar a escola toda, em conjunto com os pais e os colegas das outras salas. Já pensámos que para o ano temos de fazer um jogo, tipo paddy-paper...

Quando chegámos à sala, reunimos à volta da mesa grande e estivemos a contar à Leonor o que gostamos de fazer, se costumamos dormir à tarde, se gostamos de usar ainda a chucha, a fralda ou o nosso bonequito, se vamos sozinhos à casa-de-banho, que tipo de ajuda precisamos, o que gostamos de comer e se comemos sopa triturada ou não, se comemos sozinhos ou com muita ou pouca ajuda, se gostamos de fruta ... muitas coisas! O que não sabíamos responder muito bem os pais ajudaram-nos nas respostas. A Leonor registou as coisas que dissemos, fizemos um desenho na folha e amanhã vamos pendurar no estendal da sala, que é onde ficam as novidades que vamos trazendo para a escola e as novidades que contamos à segunda-feira.
Depois fomos ver as outras salas, o polidesportivo, a sala onde os meninos tratam as feridas quando se magoam, a sala da Componente de Apoio à família, fomos à Biblioteca, que se chama a Casa do Folhas, fomos ver os canteiros e depois de dar a volta toda ao recreio, ficámos a brincar um bocadinho no escorrega e no recreio. 
Aprendemos que no recreio temos de estar sempre onde a Leonor está,  onde ela nos vê e nós a vemos a ela, não podemos ir lá para trás, longe de todos. Também aprendemos que na Biblioteca vive lá um amigo escondido que se chama FOLHAS e o Folhas tem uma namorada que se chama FOLHINHAS e também lá "vive" a Ana, a professora que costuma lá estar.  Aprendemos que temos de bater à porta e esperar que a Ana diga que podemos entrar, não se fala alto, não se tira os livros das prateleiras e se mexe em tudo à nossa vontade. Muito próximo iremos lá requisitar livros para levar para a sala e para casa.

Hoje a Leonor esqueceu-se de levar a máquina fotográfica, mas amanhã pomos aqui as fotos dos nossos desenhos.
Até amanhã.

0 Comments:

 
Templates Mamanunes