sábado, 24 de setembro de 2011

Decidimos como vai ficar o painel dos cabides. E para que servem?

Servem para pendurar coisas, pois claro ... 
Ontem decidimos fazer um painel grande para colocar por cima dos cabides, para ficar mais bonito. No ano passado fizemos uma pintura e agora a Leonor sugeriu que utilizássemos lápis de pastel e podemos escrever  palavras de coisas que se penduram nos cabides. Descobrimos estas todas, no "singular", só um objecto ou "unidade",  e no "plural", que é  mais do que um ou "mais do que uma unidade":

SINGULAR                              PLURAL


MOCHILA                             MOCHILAS
CASACO                               CASACOS
BOLA                                     BOLAS
CAMISOLA                           CAMISOLAS
CHAPÉU                                CHAPÉUS
GUARDA-CHUVA                 GUARDA-CHUVAS

CACHECOL                          CACHECÓIS

Foi assim que a Leonor escreveu no quadro e aprendemos que estas palavras se escrevem quase da mesma maneira no singular e no plural, tendo apenas mais um "S" no final da palavra, excepto a palavra "CACHECOL", pois a terminação "OL" transforma-se em "ÓIS"!

Algumas outras coisas desta primeira semana:
 - Já temos as nossas fotos em tamanho A4 penduradas (quase todas! aceitam-se quadros, porque nos faltam ...) na sala, para a Leonor se orientar pelas idades e nós também, pois estão ordenadas pelo nosso número de ordem na lista. 
- Terminámos as nossas placas com o nome que têm uma dupla função: servem para nos ajudar a copiar o nosso nome e serve para marcarmos as nossas presenças no quadro das presenças e também estamos ordenados pelo nosso número na lista e assim aprendemos a contar e a reconhecer os números até 25, sabemos quem é o mais velho e o mais novo e por baixo das fotos, só falta pôr o nosso nome e data de nascimento. Os nomes dos meninos que nasceram no mesmo mês, têm a mesma cor e assim sabemos quem faz anos nesse mês rapidamente.
- Alguns dos mais velhos, e alguns dos mais novos que estavam impacientes para experimentar, fizeram pintura com guache.
- Os mais velhos foram requisitar livros para a sala e já ouvimos algumas dessas histórias.


Todos considerámos que esta foi uma boa, e cansativa, semana de trabalho.

6 Comments:

Rute (mãe da Verónica) said...

Rute (Mãe da Verónica)
Cansativa semana...!, acredito mesmo que sim, todo este empenho e os magnificos trabalhos em sala, devem consumir bastante a Leonor, mas o sumo destes afazeres recompensam certamente. O trabalho que cabe aos pequenotes fazerem é muito importante para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
Gostaria de expressar a minha admiração pelo trabalho da Leonor!! A sua dedicação tem-se reflectido em tão pouco tempo na nossa Verónica, que a frase que ela disse logo no 1ºdia de infantário quando a fomos buscar,passo a citar" estou muito feliz de ter vindo à escolinha". E até hoje vejo sempre um sorriso enorme quando vem ter comigo ao final da tarde. Isto é simplesmente o projectar do "grande" dia que lhe proporcionaram. A Felicidade dela é certamente a nossa, aqui fica os nossos agradecimentos, Obrigada e um Bem Haja!!
Beijinhos e Bom fim-de-semana
Mãe Rute

Galega Encarnada said...

Olá, Rute. Obrigado e fico muito feliz por me dar o feed-back, pois é uma forma de avaliar o trabalho. Esta troca com os pais, sejam pelas coisas mais positivas, como pelas menos positivas - desde que colocadas de forma construtiva - é que nos permite evoluir.
Muito obrigado e fico feliz por a verónica estar feliz. E olhe que eu tenho sido bem exigente com eles - "eles", grupo - neste início quanto às regras ... só vou abrandar umm bocadinho quando eles souberem bem os limites ...
bjs

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Muito produtiva pelo que se tem visto. Parabéns, começaram com a pedalada toda!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Anónimo said...

Olá, sou a susana, mãe da rita.
Já passou uma semana de escola e a conclusão que tiro é que está a ser magnifica a mudança de escola, quer para a rita quer mim. Pois apesar de ser o 3º ano de jardim de infância, este está a ser especial...
Gostava de partilhar uma coisa que sinto e não sei se os outros pais têm a mesma opinião.
Esta maneira que a Leonor tem de trabalhar, relativamente à publicação no blog dos trabalhos que realizam durante o dia, além de ser uma maneira de manter os pais informados, para mim está a tornar-se um vicio. Pois apesar de nem todos os dias fazer comentários, todos os dias antes de me deitar tenho de consultar a galega encarnada.
Quero deixar um grande obrigada à Leonor pelo excelente trabalho que tem realizado, não só com os meninos, mas também com os pais, pois exige um grande esforço para conseguir fazer todo este trabalho.
Queria também deixar um beijinho à Ana França pela magnifica interpretação que faz ao contar as histórias.
Achei que este livro foi uma boa escolha para começar o ano lectivo. Pois dá uma certa confiança aos mais pequenos. Não vou conseguir ir ajudar nos bonecos, mas o que puder ajudar em casa pode contar comigo.
Leonor um muito obrigada pelo trabalho realizado, bjs.

Galega Encarnada said...

Olá, Susana. Fico feliz se é um ano que considera estar a ser especial. Sim, preciso desenvolver um esforço acrescido em casa, para manter o blogue actualizado, mas é recompensador quando alguns pais o avaliam de uma forma tão especial como acabou de fazer.
Muito obrigado,
Leonor

Nélia Miguel Matias said...

Olá galega Encarnada!
Olá Leonor!
E olá a todos os meninos e meninas da Sala Encarnada!

Ainda não tinhamos tido oportunidade de vir espreitar o bolg e ficámos muito contentes por ver tanta actividade e animação na vossa sala.
Somos a Nélia e o Sérgio (pais do Miguel)um rapaz que não é de contar muita coisa em casa a não ser que se puxe por ele e o blog (que imenso trabalho deve trabalho à Leonor) está fantástico e está a demonstrar-se muito valioso para nós, assim podemos conversar sobre o dia dele e se possível dar continuidade a algumas actividades e novidades.
Com o blog (que nunca pensamos ser tão actualizado) sentimos que podemos participar mais activamente na vida escolar do Miguel e não apenas ir leva-lo e busca-lo à escolinha - MUITOS PARABÉNS LEONOR!!
O Miguel anda muito contente por andar na escola dos crescidos apesar de chegar a casa muito cansado (ainda sente a falta da sesta) e gostou muito de ir à biblioteca e da da história que a Ana contou.

Votos de uma semana tão boa ou ainda melhor do que as anteriores

Beijinhos para todos

Nélia e Sérgio (pais do Miguel)

 
Templates Mamanunes