quarta-feira, 15 de junho de 2011

10 sinais de qualidade numa sala de jardim de infância

  1. As crianças estão a jogar e a trabalhar, com materiais ou com outras crianças. Não estão a deambular, nem são forçadas a sentar-se por períodos de tempo longos.
  2. As crianças têm acesso a várias actividades durante todo o dia, tal como construções, faz-de-conta, livros, pinturas e outros materiais de arte, brinquedos e jogos como legos, puzzles, enfiamentos. Não estão todas a fazer as mesmas coisas ao mesmo tempo.
  3. Os educadores trabalham com as crianças individualmente, em pequenos grupos e com o grupo inteiro, em horas diferentes durante o dia. Não ocupam o seu tempo somente em actividades com o grande grupo.
  4. A sala está decorada com produções de arte originais das crianças, com a sua própria escrita e com histórias e imagens do seu agrado.
  5. As crianças aprendem os números e o alfabeto no contexto das suas experiências diárias. Exploram o mundo natural das plantas e dos animais, cozinham, fazem rotinas diárias e actividades que lhes são significativas.
  6. As crianças trabalham em projectos e têm períodos de tempo longos (pelo menos uma hora) para jogar e explorar. Preencher fichas de trabalho não é a sua actividade principal.
  7. As crianças têm oportunidade de brincar diariamente no exterior, se o tempo o permitir. E esse tempo nunca é sacrificado por um tempo mais instrutivo.
  8. Os educadores lêem livros às crianças em qualquer momento, não apenas na hora da história em grande grupo.
  9. O currículo é adaptado, tanto para os que estão mais desenvolvidos, como para aqueles que necessitam de ajuda adicional. Porque as crianças diferem nas experiências e conhecimentos que já possuem, por isso não aprendem as mesmas coisas ao mesmo tempo e da mesma maneira.
10.  As crianças e os seus pais gostam da escola. Os pais sentem-se seguros ao entregar a sua criança no jardim de infância. As crianças estão felizes, não choram, nem estão frequentemente doentes.

Fo a colega Juca, do Bloguefólio, que partilhou no Facebook e achei pertinente.

0 Comments:

 
Templates Mamanunes