quarta-feira, 4 de maio de 2011

Até testámos o que aprendemos ...

Na terça-feira, logo de manhã, a sala 1 da professora Lúcia juntou-se a nós para falarmos mais um pouco desse líquido tão importante que temos no nosso corpo que se chama SANGUE. A Leonor e a Lúcia explicaram, resumidamente,  que:
- A quantidade de sangue que temos no nosso corpo são 5 litros, mas que um dador só pode dar quase meio litro, tem de ser saudável e adulto com mais de 50 Kg. 
- Que é muito importante dar sangue porque ele não se fabrica numa fábrica e nem se vende num supermercado. 
- Que cada um tem um tipo de sangue e que pode ser A, B, AB e O e ainda pode ser Rh- ou Rh+. Que em caso de acidente ou doença só podemos receber sangue compatível com o nosso, pois se não for podemos morrer e por isso é tão importante sabermos o nosso grupo sanguíneo. Fizemos este cartão de dador que levámos para casa para os pais preencherem connosco. Parece que alguns pais não sabem o grupo sanguíneo de alguns de nós e é muito importante saber ...

- O sangue é composto pelos glóbulos vermelhos que transportam ora o oxigénio, que é quando inspiramos, ou o dióxido de carbono, que é quando expiramos, os glóbulos brancos que atacam as bactérias e quando não conseguem temos de tomar medicamentos, como os antibióticos, as plaquetas, que funcionam como uma rolha quando nos magoamos e fazemos uma ferida, para que o sangue não saia sem parar do nosso corpo, mas que há umas pessoas com uma doença a quem isso acontece e se chamam hemofílicos e o plasma
- O sangue é bombeado pelo coração, que bate sem parar desde que nascemos até morrermos.
Seguidamente a Leonor explicou-nos que tínhamos todos de ver atentamente o que íamos ver a seguir, pois tínhamos de fazer um teste a seguir, para testarmos o que tínhamos realmente aprendido. Do Pré-escolar  só fazem o teste os meninos que vão transitar para o 1º ciclo e as educadoras lêem o teste. Explicou que é muito fácil, porque cada pergunta tem 3 respostas e nós só temos de escolher a certa e fazer uma cruz.
Vimos o filme que já tínhamos visto na segunda-feira e um PowerPoint que a mãe da nossa Margarida Dias fez a partir de um livro que está aqui e onde podem ler mais coisas acerca deste assunto,  e a seguir o teste.
Aqui está o teste (depois a Leonor tem de analisar os testes de todos os meninos da escola e só então põe aqui os resultados no blogue):


O PowerPoint

3 Comments:

M. Jesus Sousa (Juca) said...

O que se aprende visitando este blogue... ;)

Bjs, Juca e Sala Fixe

Galega Encarnada said...

Ora ora ... eu é que tenho aprendido imenso contigo e olha ... ainda não consegui este ano iniciar-me nos portefólios ... mas lá chegarei ...

Mil beijos,Juca e meninos,
Leonor

Sorriso Musical said...

Muito interessante, é só continuar para que as nossas crianças e todos os seus amigos possam (re)ver o que de tão magnífico fazem.

 
Templates Mamanunes