terça-feira, 29 de março de 2011

Seres vivos e seres não vivos ... o que somos nós?

Pois nós somos SERES VIVOS, porque nascemos, crescemos e morremos, tal como as plantas e os animais, mas nós, os Humanos, pensamos, falamos e sentimos. Os SERES NÃO VIVOS, são, por exemplo, as pedras, os pauzinhos secos, as conchas sem o bichinho lá dentro ... tudo o que não nasce, cresce e vive e morre também.
De tarde a Leonor mostrou-nos esta história bem divertida para falarmos de que forma é que nós e os animais nascemos.

A+Mamã+Pô



E vimos mais este 

De seguida fizemos nós, sozinhos,  os grupos que se iam dedicar aos Seres Vivos - Homem, Animais e Plantas, pois os mais pequenos ficavam com a Lena a pesquisar os Seres Não Vivos. Alguns de nós foram com a Leonor Grande pesquisar na Internet e imprimir imagens do bebé na barriga da mãe e os outros dedicaram-se a desenhar ou recortar animais e plantas. Concluímos que as plantas nascem de sementes e que os animais, uns nascem de ovos fora da mãe, são ovíparos, como as cobras, tartarugas, pinguins, galinhas ... e os outros nascem e crescem nas barrigas das mães e mamam leite das suas maminhas, como nós, e chamam-se mamíferos.
E foi assim, mas o trabalho ainda não está acabado. Depois mostramos o cartaz mesmo terminado.

5 Comments:

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Ena pá!
Passei um dia sem cá vir e hoje tantas novidades fresquinhas... vocês estão a trabalhar muito e bem! Tantas aprendizagens importantes sobre os seres vivos... vou ficar à espera de mais descobertas e do tal livro (vai ficar um espectáculo!)

Bjs para todos...

Laura said...

Sabes Leonor, qual é a grande diferença entre os seres vivos e os seres não vivos? É que os seres vivos conseguem transformar a matéria estranha na sua própria matéria e os seres não vivos não conseguem. Ou seja nós comemos e as pedras não ;)
Porque elas (as pedras) tb nascem, reproduzem-se e morrem :D

Laura

Anónimo said...

Nao e por nada,mas a historia veridica,da minha primeira gravidez,que foi da Barbara,nao e para me gabar,mas e LINDA.
Ainda por mais quando um bebe e tao desejado!
Depois de ter passado por 8 anos de tentativas falhadas,medicos dizendo nao poder engravidar entre outras situaçoes.Eis que finalmente aparece uma menina ja de 24 semanas,dentro da minha barriga.O mais giro,e que eu nao sabia que estava gravida,quando a Barbara se mexeu a primeira vez,penssei estar doente. :)Nem a minha ginecologista queria acreditar.Comecei a AMA-LA ali,naquele momento,em que a vi na ecografia.Tinha 24 semanas e 3 dias.Nao e por nada,mas ate e uma historia bonita,se a Leonor grande deixar,conto tudo como foi.Emocionante foi de certeza!
Um bem haja a todos.
Mae Isabel.

Galega Encarnada said...

Obrigado, Laura, já juntei essa informação hoje de manhã na reunião de grande grupo.
Bjs

Galega Encarnada said...

A porta da sala está sempre aberta para receber os pais que quiserem vir contar-nos coisas, como o nascimento da sua filhota, D.Isabel.
Disponha ...
bjs, Leonor

 
Templates Mamanunes