quarta-feira, 23 de março de 2011

Tratar do canteiro

Hoje o que fizemos de mais importante foi termos começado a tratar do canteiro. Para isso, fizemos 3 grupos, liderado pelos 3 mais velhos da sala e deu 6 de nós em cada grupo, o que somando deu os 18 que estávamos presentes. Bem, na realidade éramos 19 de tarde, mas tirámos a Mónica, que, como é ainda muito pequena, geralmente adormece de tarde no tapete, durante a conversa que temos às 13:30 para iniciar a tarde.Tivemos um problema para ver qual era o grupo 1, 2 e 3, mas a Leonor escreveu os números num papel e os lideres de grupo tiraram à sorte. E esta é a foto que mostra o nosso raciocínio. Ah! Não é que o Ricardo, que é muito bom a "fazer contas de cabeça" soube quanto dava o "6+6+6"? 



Vimos imensas coisas no canteiro: aproveitámos os manjericos secos, que saíram com raiz e ainda podemos utilizar para algum trabalho, descobrimos melhor as árvores que lá temos, percebemos que algumas ervas picavam imenso, mesmo com as luvas calçadas, vimos o caracol a andar ao sol e muitas minhocas que estavam debaixo de um vaso e uma bem verdinha que estava algures no nosso canteiro. Estes animais, claro que os libertámos no enorme campo que existe a seguir à rede da escola. Como têm mais espaço, até devem ter ficado mais felizes.
Hoje também perguntámos o que terá acontecido à carta de amor que deixámos na árvore, pois ontem choveu. A Leonor explicou-nos que é natural que o papel se comece a desfazer com a chuva que caiu, embora tivesse ficado escondidinha num buraco de um tronco junto à árvore, mas que esse papel depois se mistura com a terra e, quem sabe, a árvore ainda se vai alimentar dele e esse papel, dado por alguma árvore, à árvore retorna, pois  "Na Natureza nada se perde e tudo se transforma". Combinámos que amanhã ou depois vamos lá ver a carta e a árvore.

5 Comments:

Anónimo said...

Pelos vistos foi um dia bem divertido!
Mas como sempre a menina soneca,perde metade.:)
Bem combinado,um dia destes,vou ter convosco e,faço um pouquinho de jardinagem.Talvez ainda haja lugar para plantar ou semear alguma coisita.
Beijo,mae Isabel

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Fantásticas vivências e aprendizagens!
Sementes de bons hábitos para o futuro...
Bjs, Juca e Sala Fixe

Anónimo said...

Como é bom estar em contacto com a terra, torna-nos mais conscientes de algumas coisas e tambem nos traz calma e paz interior.
Fico muito contente que isto lhes possa ser oferecito também na escola e com os seus amigos. Beijoca, mãe dalia

Laura said...

Leonor, essa ideia de terem tirado as minhocas (castanhas) não foi boa... as minhocas fazem uma boa aeração da terra e promove o crescimento das plantas... Já a lagarta (verde) foi uma boa ideia terem-se ver visto livre :) come as folhas todas

Galega Encarnada said...

As minhocas castanhas estavam debaixo de um vaso e foi que nos pareceu bem. Devíamos tê-las posto na terra?

 
Templates Mamanunes