quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O e-mail do Lourenço sobre a Arca de Noé

O importante neste post é a capacidade que algumas crianças demonstram já ter adquirido no que se relaciona com as novas tecnologias e o entendimento que têm da Internet. Temos enviado e-mails para crianças doentes em casa e ultimamente também temos  comentado o blogue da Casa do Folhas, espaço que nos permite ir tendo conhecimento de algum trabalho desenvolvido pelas crianças de todas as salas e eles compreendem como é importante ver, compreender e comentar positivamente o trabalho de outros. É ir aqui, à Casa do Folhas,  e ler os comentários que temos feito.

 Mas agora vamos a este post: na terça-feira o Lourenço ficou fascinado com uma Arca de Noé que estava num livrinho que vinha a acompanhar um jogo novo e mostrei-lhe onde estava o link da empresa e disse-lhe que ele podia ver com os pais em casa no livro e no blogue e disse-lhe como ver no blogue o link da empresa. Ele disse aos pais que contava até 4 (é o 4ª link que está em Sítio dos Adultos, aqui no blogue), mas os pais não compreenderam e hoje eu expliquei à mãe.
Mas ontem ele tinha uma questão:
- Quanto custa a Arca de Noé, Leonor?
- Não sei mas podemos saber ... podemos enviar um e-mail ...
 
Ele ditou, eu escrevi e ele copiou para um documento em Word. Passámos para o e-mail, enviámos hoje, pois ontem depois não tivemos tempo (estas coisas demoram!) e ele hoje disse-me logo de manhã que tínhamos de enviar. E já recebemos a resposta! Obrigado, Estêvão... E TUDO EM LETRAS GIGANTES!!!   (é mais fácil para identificar as letras no teclado do computador)

De: JI/Sala Encarnada [mailto:galegaencarnada@gmail.com]
Enviada: quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011 14:40
Para:
Assunto: Quanto custa a Arca de Noé?

AMIGO ESTÊVÃO

EU SOU O LOURENÇO E QUERO  SABER QUANTO CUSTA A ARCA DE NOÉ.

LOURENÇO

paraJI/Sala Encarnada
data17 de fevereiro de 2011 14:53
assuntoRE: Quanto custa a Arca de Noé?
enviado porgmail.com
assinado porgmail.com

OLÁ AMIGO LOURENÇO. FIQUEI MUITO CONTENTE COM O TEU EMAIL, PRINCIPALMENTE POR ME CHAMARES AMIGO.

OLHA, A ARCA DE NOÉ CUSTA PARA A ESCOLA, €86,53.
É UMA ARCA GRANDE DE MADEIRA MACIÇA, COM RODINHAS PARA ANDAR. O TELHADO DA PARTE DE CIMA TIRA-SE PARA SE PODER BRINCAR NO INTERIOR. E A CASINHA DE CIMA TAMBÉM SE TIRA PARA SE PODER BRINCAR DENTRO DA ARCA. TEM UMA PORTA LATERAL, LEVADIÇA, QUE QUANDO SE BAIXA SERVE DE RAMPA DE ENTRADA PARA OS ANIMAIS ENTRAREM PARA O INTERIOR DA ARCA. VEM COM MUITOS ANIMAIS AOS PARES, E TEM TAMBÉM O NOÉ E A MULHER DELE.
ESPERO QUE GOSTES TAMBÉM DO MEU EMAIL.

FICO À ESPERA DA TUA RESPOSTA, QUE PODE SER SÓ UMA OPINIÃO SOBRE A ARCA DE NOÉ.

Atenciosamente,
Estêvão Vidasinha
AMUSED TOYS, LDA
Pç. Pasteur, nº 11- 7ºD    1000-238 LISBOA
Tel. +351-96 656 62 36/ +351-96 298 01 14
Fax: +351-218 400 095
www.amusedtoys.eu   amusedtoys@oniduo.pt

6 Comments:

Estêvão said...

Pela parte que toca, eu é que agradeço. Na realidade gostei muito do email do Lourenço. E como valorizo muito a amizade, fiquei derretido por o Lourenço me chamar amigo... a partir daí, só espero poder continuar o diálogo.
Já agora, parabéns à Leonor, uma educadora 'ESPANTÁSTICA', que é uma mistura de espantosa com fantástica. Bem hajas Leonor, continua o teu excelente trabalho, quanto mais não seja, a geração que estás a formar merece!
Estêvão

Galega Encarnada said...

Obrigado pelas palavras "espantásticas" que disseste, Estêvão... e a Arca de Noé é também "espantástica" para o Lourenço, que adora animais ... lolol

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Realmente é fantástico como as crianças desenvolvem com tamanha naturalidade competências que parecem algo complexas aos olhos dos adultos.
Concordo com o amigo Estevão, quando refere que vocês são "espantásticos"!

Bjs, Juca e Sala Fixe

voo do tapete said...

Leonor,

Estratégia espantástica, sem dúvida, fazer porque - e quando -faz sentido para os meninos, esse é o segredo!

E, por este exemplo se percebe como o SER e o SABER se consubstanciam e se desenvolvem através do SABER FAZER, ou seja, quando aprendemos, mobilizando tudo o que somos no momento em que algo tocou o nosso interesse e a nossa atenção.

A motivação para..., que nos faz vivos e atentos à realidade, e curiosos por descobrir mais e mais, aguça-se cada vez mais em nós, quanto maior forem as oportunidades de aprendizagem que forem "agarradas" (concebendo, idealizando, projectando e realizando) quando de facto sentimos a necessidade urgente de "fazer acontecer" as coisas!

E parabéns ao Estêvão pela sensibilidade em ter correspondido!

Maravilho-me sempre em presença do acto pedagógico e não posso deixar de o celebrar aqui!

Para mim, educar é isto.

Parabéns!
Ana

Galega Encarnada said...

Li e gostei o que disseram. Obrigado!

Galega Encarnada said...

E agradeço tão simpáticas palavras sobre o trabalho. Fiquei quase sem palavras ...

 
Templates Mamanunes