quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Celebração do "contrato" com o Folhas





De manhã ainda fomos à Casa do Folhas "celebrar um contrato": fomos assinar o contrato de leitor, através do qual nos comprometemos a que quando requisitarmos livros para levar para casa, os vamos tratar como se fossem nossos filhos: com cuidado, amor e carinho!

Só puderam "assinar o contrato" com o Folhas, aqueles meninos cujos pais deram autorização e também já o tinham assinado anteriormente, no qual também se comprometem a auxiliar os filhos na sua leitura, compreensão e tratamento cuidado. Mas quem não assinou, ainda vai a tempo, pois o "contrato" está no Caderno de Recados.

Creio que não será necessário "pôr-me aqui com grandes discursos pedagógicos" sobre as inúmeras vantagens  de se ser precocemente leitor, mas não posso deixar de dizer que um bom leitor será no futuro um aluno de sucesso. A leitura  está directamente relacionada com a capacidade de expressão oral e escrita e com outras áreas que vão desde a matemática à música. Será bom pensarmos nisso, principalmente os pais que possam ter dito "Não" ao assinarem o contrato, para não terem "mais uma coisa com que se chatearem". Se esta actividade não fosse importante, nós, educadores, não nos "daríamos ao trabalho" de a ter. Por isso, e mais uma vez: é bom que se pense sobre isto.

6 Comments:

Anónimo said...

Olá sala encarnada,não podia estar mais de acordo com a Leonor em relaçao a leitura.
É sempre bom no final do dia ouvir uma historia contata a 2 ou até mesmo a 3.
ADOREI O VOSSO PLACAR COLORIDO

Um beijinho

Maria João

Galega Encarnada said...

Olá, Maria João. Finalmente conseguiu colocar o post! Amanhã comemoramos ...
Bjs,
Leonor

Anónimo said...

Ja assinamos as tres,para que haja mais leitura ca em casa.
Quando se le sabe bem,mas quando se ouve ainda e melhor,ate se pode imaginar dentro da propria historia e isso para eles e muito bom.
BJS,mae Isabel

voo do tapete said...

LER é uma "ferramenta" básica e indispensável que, ao longo de toda a nossa vida, nos apoia no desenvolvimento para SER, SABER e SABER FAZER.

Somos, todos nós, seres em projecto, o que nos move é a vontade de sempre - desde o início ao término do nosso percurso de vida - ultrapassar o que somos para construir algo melhor, dia-a-dia, em todas as facetas da nossa vida, desde a profissonal à pessoal, desde a pública, social à privada, interior...

Pensemos em como a leitura - em qualquer suporte - mas, na minha opinião, sempre matriciada pelo "objecto livro", e o contacto precoce com o ler, o contar, o ouvir... é um dos alicerces fundamentais para que nos possamos construir como pessoas completas, dinâmicas e preparadas para a vida!

Uma das melhores apostas dos pais é sem dúvida, desde sempre, investir em tempos de qualidade à volta da leitura com os seus filhos!

Boas leituras!

Ana e Folhas

rosarinho said...

Olá Leonor, Muito bom este contrato e o incentivo à leitura. Nas nossas salas também temos bibliotecas destinadas à requisição de livros para levar para casa, depois trazem um trabalho de expressão feito com os pais sobre o livro. bjs da Rosarinho e dos fofos

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Mais uma bela ideia de que nunca me tinha lembrado... um contrato de leitura é mesmo bem pensado, um bom investimento no futuro, para além dos inúmeros momentos bem passados entre pais e filhos!
Parabéns!

Bjs, Juca e Sala Fixe

 
Templates Mamanunes