sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Um Santo Natal e um Feliz Ano Novo

Alguns de nós já gostam muito de trabalhar no computador e tivemos a ideia de o postal de Natal ser feito lá. Como nos lembrámos já tarde, e isto demora algum tempo até ficar bem, dos que foram feitos, nós decidimos ser o do Tomé a ir para casa. Mas alguns de nós ainda fizeram os seus e também estavam bonitos.



Árvore de Natal a dois ...

Estivemos a fazer umas árvores de Natal com triângulos e estrelas recicladas e a novidade, coisa que a Leonor ainda não se tinha lembrado este ano, foi os mais velhos auxiliarem os mais novos a fazer o trabalho. E não só os mais novos aceitaram muito bem estes novos professores, como os mais velhos também gostaram de o desempenhar. Foi enternecedor ...


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Árvore dos Valores

O desafio colocado aos pais nesta quadra natalícia foi criarem com os filhos um enfeite de Natal para colocar numa árvore de Natal comum, a que chamámos "A Árvore dos Valores", que são aqueles do coração. Falámos de cada um deles na sala, a Leonor registou e ... não sabe do papel! Mas percebemos muito bem que os "valores" são aquelas coisas do coração: amor, alegria, respeito, perdão humildade ... e aqui estão algumas fotos:


O que era para serem ... não foram!

Pois o que era para serem ... não foram! É que quando misturámos a tinta, por qualquer razão invisível, o gesso secou e desfez-se como areia! Bom, mas como somos poupadinhos, vamos reciclar e usar como areia colorida para colagens.  A ideia original, essa irá para casa na primeira oportunidade, porque sairam bem ...   :)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O que virão a ser?

A mãe do Manuel no outro dia falou com a Leonor no Facebook e disse-lhe que tinha feito uns trabalhos em casa com o Manuel em gesso e que ele tinha gostado muito. Então, com os fundos das garrafas de água que utilizámos para fazer a árvore, utilizá-mo-los como molde e fizemos gesso. Um pouco de água, junta-se o gesso, mexe-se rapidamente, porque seca muito depressa, e pronto! Deixa-se secar. Só amanhã é que vamos ver como ficaram e decorar, "inventando" uma utilização para eles.




 Com umas tampas que sobraram ainda fizemos umas flores. Olha que giras que ficaram:



E no fim, mais parecia que tínhamos feito mousse de morango e de manga, pois misturámos tinta para experimentar e gostámos do aspecto! Hummm, quase se comia...

Estrelas para iluminarem o nosso caminho

 Com as réguas dos médicos, oferecidos pela mãe da Margarida Miranda, a D.Leonor, aceitámos a sugestão da Leonor e colámos as réguas em forma de triângulo.






domingo, 5 de dezembro de 2010

Os pedidos do coração e outras coisas

Na sexta-feira fizemos os nossos pedidos ao Menino Jesus, que são os pedidos do coração e pedimos, no geral, paz, amor, tranquilidade e saúde. Ao Pai Natal cada um de nós pediu uma prenda só, tendo em conta que o Pai Natal só poderá, quase de certeza, dar uma prenda, porque atravessamos um momento de crise e a Leonor explicou-nos  quem era "A crise". A "crise" é todos termos de poupar, desde a água que gastamos às coisas que os pais necessitam de comprar diariamente. Também falámos que muitas pessoas não têm emprego para poderem ganhar dinheiro e pagar as suas despesas e que por isso muitas pessoas nem têm dinheiro para comprar roupa e alimentos. A Leonor disse-nos que podemos dizer aos pais para trazer alimentos, roupas e brinquedos que não nos façam falta para darmos para instituições, que depois os distribuem por quem deles necessita. É que devemos ser amigos e solidários com quem necessita.
Pusemos os nossos pedidos no placard e fizemos ainda este trabalho. A Leonor disse que era um trabalho mágico e foi mesmo! Marcamos o meio de uma folha (com o meio de uma mesa circular) e fizemos com lápis de cera branco os ramos de um pinheiro. Mas não se via nada!

Mas depois passámos com tinta muito aguada azul e começou a aparecer, porque a água não se mistura com a cera.






Ficou assim a nossa 2ªárvore... ficou bonita, não ficou?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mas que tristeza de dia ... ;)

Hoje, eu, Leonor grande, estou muito aborrecida, porque tirando a conversa habitual da manhã, na qual combinámos algumas coisas a fazer hoje, depois não se conseguiu trabalhar com estes meninos, a não ser o recreio, que felizmente deu para fazer de manhã, e o ginásio à tarde.  
 Oh! Gentinha endiabrada, sempre aos pinotes!!! 

(imagem retirada da net)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os planos para este mês do Natal

Tinhamos falado na segunda-feira que esta semana se iniciava o mês de Dezembro, último mês do ano de 2010 e o mês do Natal. Temos de fazer várias coisas:
- as cartas ao Pai Natal, com o pedido de uma prenda, e os pedidos ao Menino Jesus, com aqueles pedidos mais do coração;
- uma árvore de Natal;
- uma estrela para enviar para o Agrupamento;
- um postal;
- a prenda de Natal para levar para casa;
- fazer decorações para enfeitar a nossa sala;
- fazer trabalhos relativos ao Natal: pinturas, recorte e colagem, desenhos;
- ver livros e filmes e ouvir histórias de Natal.
Ou seja, paramos temporariamente com as temáticas que andávamos a falar, mas ainda temos de acabar as Réguas das Alturas, que são umas tiras de papel com a nossa altura, pintada por cada um de nós. No final do ano voltamos a medir-nos, para vermos o quanto crescemos. Ainda não estão todas prontas, mas quando estiverem mostramos.
A Leonor sugeriu que pudessemos fazer a árvore com garrafas de água, pois tinha visto algures na net uma pequenina e que estava engraçada. Não é que no dia seguinte o Diogo trouxe um saco enorme cheio de garrafas? E logo ficou pronta! Uma coisa falada num dia, feita e acabada no dia seguinte é coisa rara para nós, pois tudo leva mais tempo que com meninos mais velhos.









 
Templates Mamanunes