domingo, 28 de novembro de 2010

A pintura do painel

Queríamos, bem ... a Leonor parece que era quem mais falava nisso, pintar um grande painel para pôr na parede onde está o quadro, para ficar tudo mais colorido e escolhemos fazer com carimbos de papel, pois fica um efeito bem giro!
Olha aqui como foi...  Depois pomos aqui uma foto de como ficou na parede.



 

Olha as fotos que tirámos

Foi com surpresa que passei as fotos da máquina fotográfica da sala e encontrei lá as fotos relativas à actividade de conto quando os docentes se deslocaram a outras salas para contar uma história ou poema. Surpresa como vi as crianças tão atentas quando a professora Carla Vilar lá foi.


 

Por vezes as crianças também me pedem a máquina para fotografar e hoje também as vi. Parece que tenho modelos na sala ... e partilho as fotos aqui.



 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Olha o que fizemos com as figuras geométricas

Ontem estivemos na nossa habitual dedicação ao texto escrito, a pretexto de contarmos uns aos outros o que fizemos no fim-de-semana. Esta actividade é importante por várias razões e entre elas o facto de termos de estruturar o pensamento de forma diferente e de termos de falar em grupo, mesmo para aqueles que habitualmente têm mais dificuldade em o fazer.
Hoje, os mais velhos fizeram grupos de 2 para realizarem a tarefa que a Leonor nos deu: com os materiais que que quiséssemos utilizar decorar as 4 figuras geométricas. A primeira dificuldade foi escolher os grupos e depois combinar entre nós qual o material que iríamos utilizar e como. O resultado foi este:









sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que gostamos de vestir, calçar ou usar como acessório

Na segunda-feira o livro que lemos e que depois trabalhámos em texto e pintura foi este:
Como já falámos da casa onde vivemos, de quem somos, como somos e do que gostamos, ontem, quinta-feira, lemos este:

E divertimos-nos imenso!!!  De seguida, a tarefa que a Leonor nos deu, depois de dizermos uns aos outros o que mais gostávamos de vestir, de calçar ou de usar como acessório, pois também houve acessórios, era seleccionar das revistas (pais enviam revistas, por favor) a peça por nós escolhida e, ainda havia mais um "e", desenharmos-nos tendo em conta essa peça de vestuário, calçado ou acessório. Claro que vimos as diferenças de roupa consoante a idade e a estação do ano.
E aqui estão apenas alguns desses trabalhos.


A última é do Manuel, a quem tive de dar uma ajuda, pois "escapou-se" a meio da tarefa para o Cantinho das Bonecas, e para mim, sinceramente, está o máximo.
Hoje, sexta, estivemos a trabalhar os Blocos Lógicos (noções de conjunto, tamanho, cor, espessura e seleccionar peças tendo em conta 1 ou vários atributos) para na próxima semana podermos  fazer construções de casas e figuras com elas (a máquina fotográfica ficou esquecida desta vez em casa, por isso não há fotos desta actividade). Mas na semana passada alguns de nós estiveram no computador a fazer jogos on line a partir daqui do blog
De tarde o Cinema veio à nossa sala e comemos, não pipocas, mas fruta. E já não temos fruta ...


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A nossa futura cortina

Andávamos há uns dias a dizer que precisávamos de umas cortinas para impedir as moscas de entrar e hoje começamos a fazê-las: tirinhas de tecido, que dão tanto trabalho a cortar, unidas por nós. Ficam muito coloridas e esperamos que assim não entrem, pelo menos tantas como agora. Alguns de nós até quiseram levar tirinhas para cortar em casa com os pais. É que vamos precisar de muitas tirinhas de tecido!









Quem sou e como sou

Na terça e na continuação do livro que a Leonor nos leu sobre o quanto somos iguais e diferentes uns dos outros, todos nos descrevemos, ou seja, dissemos como somos e do que gostamos. Não é nada fácil e até tivemos de recorrer ou às fotos que temos na sala ou ao espelho para nos observarmos ...





A linha, o ponto, a frase, o texto escrito...

Na segunda-feira, aquando dos registos do fim-de-semana, que é um momento inteiramente dedicado ao texto escrito com o pretexto de escrevermos as "novidades" do que fizemos e/ou gostámos do fim-de-semana, falámos da frase, o que era a frase e quantas frases cada um disse. Claro que assim também ficamos a saber que o registo escrito é diferente do oral, que os pontinhos servem para dar entoação à frase: a vírgula, ponto final e, de vez em quando lá falamos também no ponto de interrogação quando se faz uma pergunta e ainda há muitos outros sinais, como diz a Leonor. Afinal ... tudo se escreve ou desenha com traços, linhas ou curvas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O rato e a tartaruga ... e o Magusto!

Na reunião da manhã estivemos a falar de frutos secos, porque o Guilherme Ginja ontem trouxe nozes,  pesámos as nossas castanhas que iam para o Magusto (pesavam 5Kg) e até nos pesámos a nós, mas como a balança aumentou 10kg ao peso da Leonor, ela depois traz a dela para registarmos os nossos pesos, pois não sabemos.
Depois da reunião, os meninos que não tinham terminado ontem o seu pacote para pôr as castanhas, e eram só dois, estiveram a terminar e outros estiveram a fazer uns ratinhos muito simpáticos, porque a Mel tinha trazido um que tinha feito em casa com a sua mãe. Olha que simpático:
 
E com as cascas das nozes do Guilherme, pois as nozes iamos comê-las ao lanche com a fruta habitual e mais o bolo que a Mel trouxe (um obrigado à sua mãe), começamos a fazer estas tartarugas tão giras:


Mas, num caso ou no outro, as peças são muito pequeninas e foi um pouco difícil, mas com a ajuda das crescidas ... lá se consegue fazer.
De tarde estivemos a ver na nossa sala uns pequenos filmes com os meninos de todas as outras salas, entre eles a História da Maria Castanha, e depois lá fomos para o Magusto com os nossos pacotes ao pescoço:




quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os pacotes para pôr as castanhas amanhã

Hoje, na reunião da manhã, tivemos uma notícia muito triste: o nosso piriquito, o Riscas, morreu de velhice. Ele tinha sido oferecido à sala pelo Miguel Nogueira e a Leonor já nem se lembra em que ano isso foi ... Bom, mas falámos e desenhámos sobre o assunto e pronto... a vida continua. A Maria João, a nossa auxiliar desta semana, prontificou-se para levar o Riscas e o enterrar na terra, porque é isso que se faz quando as pessoas ou os animais morrem, lá no terreno da sua casa, porque o tempo estava mau para irmos nós ao campo fazê-lo.
Agora a Leonor gostaria de ocupar de novo a gaiola dele, pois embora ele seja insubstituível e já não vá haver outro igual a ele, era bom ... alguém tem ideias? Alguém tem filhotes de canário ou piriquito para dar para adopção? Nós adoptamos ...

E depois voltámos ao trabalho: terminar as bolsas que começámos ontem para pôr as castanhas e que, de passagem, a Leonor viu por aqui, nos Miminhos e Carinhos .
Ficaram muito giras e deram muito trabalho, porque tivemos de lavar e unir os pacotes de leite que bebemos de manhã (com a ajuda da Mª João), pintar a castanha que foi distribuída pelo grupo de professores que organizou esta actividade do Magusto, colar e recortar em cartolina (e para isso utilizámos restos de cartolina, porque não tínhamos caixas dos cereais, que a Leonor está cansada de pedir e ninguém traz...) e, nesta parte, os mais novos tiveram a ajuda da Leonor, mas os mais velhos já trabalharam muito bem ...


Aqui são 3 meninos a medir e a cortar os fios para pôr nas caixas e pendurar no nosso pescoço. O pacote é feito com 2 pacotes de leite unidos e um serve para pôr as castanhas e o outro para pôr as cascas.

História da Maria Castanha

Mais uma história de castanhas ...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

As histórias de hoje

Na reunião da manhã estivemos a falar sobre o Magusto da próxima quinta-feira, o que era um Magusto e quem era o senhor associado ao Magusto, o S.Martinho. Como o papel do registo ficou na escola, amanhã a Leonor escreve aqui  e agora mostramos a história, para os meninos e os pais que a quiserem ver em casa, que vimos de manhã na biblioteca. Era uma história sobre os frutos do Outono e o S.Martinho.

De tarde recontámos a história da manhã e vimos a história da tarde, a história do S.Martinho, que vimos no Bloguefólio , da educadora Juca e dos meninos dela, a Sala Fixe. Até deixámos lá uma mensagem a agradecer e a dizer que gostámos muito.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os trabalhos da casa

 A Margarida escolheu o computador para fazer o desenho da sua casa.
 Alguns meninos, como a Micaela escolheram o desenho.
 Outros escolheram as aguarelas, a novidade de hoje.


Outros meninos fizeram o registo em quadro do tipo de casa onde vivemos.

E este é o resultado final. Mas amanhã falta o grupo dos pequenos fazer a sua casa, pois eles hoje estiveram a fazer jogos e a fazer a capa das pinturas com a Maria João.

 
Templates Mamanunes