domingo, 31 de outubro de 2010

Ainda mais uma surpresa no Dia das Bruxas ...

De tarde já não houve baile ... íamos ter uma surpresa e uma surpresa ... não se sabe o que é ...
Então quando ainda só tínhamos visto um bocadinho do filme A Casa Assombrada, não é que nos bateram outra vez à porta?  Era esta menina, a prima das Pery que fazia 5 anos.




 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O terrivel Dia das Bruxas

Hoje o dia foi cheio de surpresas, quase sempre à luz de velas. Na primeira parte da manhã, na reunião de grupo, nós estivemos a conversar sobre o que era o medo, o que era ter medo, como sentíamos o nosso corpo quando estamos com medo, mas a Leonor esqueceu-se do papel do registo na escola ... pois foi ... só pode transcrever depois, mais tarde.
E combinámos que depois do lanche iríamos ver uma ou duas histórias de bruxas com os amigos das outras salas e depois já seria hora do almoço.  De tarde combinámos que faríamos um baile de bruxas e bruxos, pois alguns de nós até viemos vestidos para o baile.
Dançámos assim um bocadinho, como se fosse já um baile, enquanto arrumávamos a nossa sala para receber os amigos da Sala Amarela, Verde e Azul. Depois vimos a história da Bruxa Mimi, esta aqui...
Bruxa Mimi
View more presentations or Upload your own.

E esta história feita por meninos de um Jardim de Infância ...
a casa da bruxa
View more presentations or Upload your own.
Por fim, bateram-nos à porta ...


 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quadros que nos auxiliam no nosso dia-a-dia

Perante o facto de termos este ano um grupo com crianças muito pequenas e de nos "atropelarmos" nas rotinas do dia-a-dia, nós criámos algumas estratégias para nos orientarmos. E vamos mostrar algumas, agradecendo à Juca, que nos inspirou com as ideias, e à nossa auxiliar Sónia, pela grande ajuda para obtermos o resultado final.
O Quadro das Presenças já é antigo, apenas o actualizamos este ano, e é um quadro de dupla entrada, como aquele que os meninos do 1º ciclo utilizam.As placas com o nome soltam-se e servem também para copiarmos o nosso nome nos trabalhos. Perto dele está o Quadro do Tempo e ilustrações alusivas à estação do ano e ainda um calendário.


Também temos o Quadro dos Padrinhos, Madrinhas, Afilhados e Afilhadas.

E ainda temos o Quadro das Rotinas Diárias, que nos indica o tempo em que estamos nos diferentes momentos do dia. Falta-nos tirar as fotos do Quadro das Actividades, para nos centrarmos nas tarefas que escolhermos, mas mostramos amanhã.

Figuras geométricas

Temos falado muito e sempre das figuras geométricas e de como elas nos rodeiam: no formato das janelas, das paredes, das portas, das mesas, dos pratos ... enfim ... em todo o lado. Mas hoje resolvemos brincar aos desafios: como se faz uma cara só de figuras geométricas?




A Rede dos Amigos

Hoje a Leonor contou uma história sobre uma raposinha que queria fazer um amigo e estava tão atarefada que nem reparou que já dois amigos brincavam com ela enquanto "faziam" amigos e então lembrou-se de saber quem era o melhor amigo de quem. Vai daí e cada um desenhou o amigo ou amiga e depois fizemos um quadro a que chamámos a Rede dos Amigos. E foi giro analisar e descobrir quem é amigo de quem ... De parabéns está o Tomé: é amigo de TODOS! 
A sua análise já me permitiu intervir a favor daqueles "menos escolhidos". Foi muito útil. Nunca me ocorreu, mas é uma actividade a repetir daqui a algum tempo para verificar as mudanças no grupo.
 Uma análise mais aprofundada e dava um verdadeiro estudo sociológico ... 
 .

O Manuel e o Paint


 Foi o Manuel que fez estes desenhos no Paint e pôs agora on line com a Leonor. O Manuel disse que nunca tinha desenhado neste programa.

 E aqui estão eles:

E num outro dia alguns meninos já experimentaram um outro programa, o Pixuffle



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Trocaram-se as professoras de sala ...

No âmbito das comemoraçõs  de Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas, hoje no período das 14:15 às 14:45 trocaram-se os professores de sala para ler uma poesia e falar acerca da importância do livro, da ilustração e da palavra escrita. A professora que veio à nossa sala foi a professora Carla Vilar, da sala 4,  e a Leonor foi à sala 3, da professora Cristina Quitério. Amanhã transcrevemos para aqui o poema que a professora Carla nos contou.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que é a Morte?

Preparávamos-nos na reunião da manhã para fazer a avaliação da semana e a planificação da próxima, quando uma criança se lembrou,não sei a que propósito, do senhor das fotos seguintes, o Sr. José Maria, falecido durante estas férias, conforme lhes expliquei. E ainda hoje lamento a sua morte, pois a Póvoa da Galega ficou mais pobre sem ele e as suas cabrinhas a passarem à minha porta e ao lado do jardim de infância.

E porque em Educação Pré-Escolar o currículo é flexível e aproveito sempre todas as oportunidades que merecem ser exploradas, a pergunta lançada ao grupo foi:
                     O QUE É A MORTE?
Eis as respostas:
- É nunca mais vermos ninguém (Tomé).
- É o fim da vida (Lourenço).
- Adormecem e nunca mais acordam (Eduardo).
- Ficam com o esqueleto à mostra (Lourenço).
- Vai na ambulância e depois morre (André).
- Vi a morte na TV … uma mulher estava morta e um homem deitou-a pelas pedras abaixo e a perna saiu (Diogo Daniel).
- Quando nós morremos já não há sol … ele seca (Eduardo)
- Quando os pescadores vão pescar põem os peixes numa caixa e eles morrem (Diogo Daniel).
- Quando uma pessoa morre nunca mais a vemos (Margarida Dias).
- Quando morremos o nosso cérebro vai para o céu e o corpo fica cá em baixo, enterrado (Eduardo).

E assim, concluímos que não são só as pessoas que morrem, mas também os animais e as plantas morrem, que todos os seres vivos têm um tempo de vida. Para melhor exemplificar isso, vimos o livro “”Tempos de Vida”, que passo seguidamente, para que possa ser revisto por nós ou visto por outros. Agradeço à Ana França, da Casa do Folhas que o passou para formato digital há já uns dois anos atrás.

Separar conforme os grupos da Roda dos Alimentos

Para apreendermos melhor os grupos ou famílias dos alimentos sentámos-nos ao redor da mesa grande, pois estamos mais concentrados, para separar todos os alimentos da Casa das Bonecas tendo em conta a Roda dos Alimentos.
A Roda dos Alimentos tem 7 grupos: Cereais e derivados, tubérculos; Hortícolas; Fruta; Lacticínios; Carne, pescado e ovos; Leguminosas; Gorduras e óleos e Água, no centro, porque muito importante.
A Leonor desenhou uns círculos (só hoje!) na mesa para que fosse mais fácil separar e concluímos que os conjuntos com mais elementos era o conjunto dos Frutos e dos Produtos Hortícolas. Não temos na Casa das Bonecas brinquedos do grupo dos Lacticínios e nem do grupo das Leguminosas. Faltou registarmos as conclusões, mas já estávamos cansados...



 
                                                             Roda dos Alimentos

Começámos no outro dia a recortar das revistas imagens para construirmos na sala uma Roda dos Alimentos, mas faltam-nos imagens e também nos esquecemos de pedir aos pais. Os pais podem dar aos filhos revistas e publicidade dos supermercados? Agradecidos ...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A lagarta muito comilona

Ainda a propósito da alimentação, quando fomos à Casa do Folhas na quarta-feira a sala amarela acompanhou-nos, porque fomos partilhar as histórias que tratámos na sala: a Sala Amarela trabalhou "A mosquito", que nos falou de um menino para quem a sopa estava sempre muito quente,  e nós trabalhámos "A lagartinha muito comilona", do Eric Carle, uma lagarta muito, muito comilona. Para falarmos da história aos nossos amigos, nós fizemos o fantoche de uma simpática lagarta e, como vemos na história, de segunda-feira a sexta-feira ela só comeu fruta, o que é muito saudável, mas no sábado ela comeu muitos doces. Comer um doce de vez em quando não faz mal, mas o pior é que ela comeu demasiados doces no mesmo dia e teve terríveis dores de barriga! No domingo ainda comeu uma grande folha, o que foi bom e depois ... depois ficou 2 semanas no casulo que construiu para descansar e quando acordou ... era uma linda, linda borboleta!
A história (encontrei na Internet) e as fotos podem vê-las a seguir:



 

Padrinhos, Madrinhas, Afilhados e Afilhadas

Este ano temos de organizar muito melhor o tempo, o espaço e os materiais, pois o grupo dos mais novos é muito grande. Assim, todos os meninos aceitaram a ideia que a Leonor  viu por aqui e elaborámos o Quadro dos Padrinhos, Madrinhas, Afilhados e Afilhadas. E o que fazem eles e quem são? Os afilhados e afilhadas são os mais novos "adoptados" pelos mais velhos, os meninos do ano passado. A escolha foi mútua e tem dado resultado.E o que fazem os padrinhos e as madrinhas? Têm de ajudar os afilhados em TUDO: nas filas para o almoço e saída, pois este ano irmos à vontade era confuso para os mais novos, auxiliar no refeitório, se for necessário, e ver se eles comem tudo, ver se colocam o chapéu no seu cabide da casa-de-banho (cada um tem o seu) ... enfim, tudo o que eles necessitarem e à medida das suas possibilidades, de forma a que todos sejam cada vez mais responsáveis e autónomos.

domingo, 17 de outubro de 2010

Salada de fruta que é boa para a saúde

Na sexta-feira fizemos uma salada conjunta às quatro salas e vimos um filme sobre alimentação, pois no dia seguinte, sábado, comemorava-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta semana vamos continuar a trabalhar sobre este tema.


A Bárbara e o Manuel  ... "Será que isto é bom?", deve ser o que estavam a pensar...


Conhecer e rever as salas do 1ºciclo

Pois na sexta-feira lá fomos entregar as taças de marmelada aos nossos amigos e mostrar o resto da nossa escola a quem ainda não as conhecia.







sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O nosso blogue e como o utilizar

A Leonor mostrou-nos melhor o blogue, ainda que os mais velhos é que se interessaram mais,  e os sítios onde  podemos ir para poder fazer jogos, ver sítios que falam das letras, de algarismos, de histórias, de música ... Assim, se tivermos Internet em casa e os pais puserem a página do blogue,  já sabemos lá ir sozinhos. Claro que no início vamos precisar de mais apoio, mas também utilizamos o computador na sala, e até temos 2 que a Leonor trouxe para jogarmos a par, e aprendemos rápido. E a Leonor disse que ia lá pôr uma imagem de crianças para vermos melhor onde ficam as coisas para nós. Claro que gostámos muito de nos ver nas fotos e ver o vídeo da água. Alguns meninos já o tinham visto em casa e a Leonor ficou contente com isso.






Operações matemáticas a propósito da marmelada ...

Então hoje, depois da marmelada feita, queríamos saber quantos taças de marmelada tínhamos de preparar para amanhã dar a todos os amigos da escola. A Mel lá foi ao quadro para tomar nota conforme íamos enumerando os grupos de amigos: Sala Azul, Verde e Amarela e Encarnada, muito importante esta, do Jardim de Infância; Sala 1, da professora Lúcia, Sala 2 da professora Liliana, Sala 3 da professora Cristina Quitério, Sala 4 da professora Carla Vilar, Sala 5 da professora Eulália e Sala 6 do Professor. Mas ainda temos A Casa do Folhas, a coordenadora Cristina Loureiro e as auxiliares e ainda a CAF!

Fizemos conjuntos, mas não sabíamos quanto dava o resultado somando tanto número mentalmente, embora o Diogo Daniel tenha quase acertado com o seu fantástico 13!
 Então a Leonor foi buscar as taças e começamos a pôr as taças conforme o número de elementos de cada conjunto, contando tudo no final e deu 14!


Depois fomos provar a marmelada com uma bolacha e só o Manuel e a Bárbara é que não queriam provar, mas não tiveram outra solução senão provar mesmo e depois dizer se gostavam ou não. E gostaram!




 Tanto trabalho para contar e somar até 14! O trabalho que esta marmelada nos deu! Mas ficou tão boa, que depois de a dividirmos pelas 14 taças e mais uma bocadinho numa caixa para a nossa sala, até rapámos o tacho! Mas não se preocupem, foram só alguns e tínhamos as mãos bem lavadas!


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Marmelada que é doce!

Quando terminamos uma história dizemos sempre:
- "E história acabada e vai um bocadinho de bolo da mãe Sónia", que foi o ano passado que a Sónia, mãe do Martim veio à nossa sala fazer um bolo connosco.
E ainda dizemos:
- "História acabada e a nossa boca cheia de marmelada!". Mas nunca houve marmelada! Como a Leonor disse que no fim-de-semana fez um pouquinho de marmelada na sua casa e como nós queríamos que ela trouxesse, ela sugeriu que a fizéssemos na sala. Ontem pensámos no que era preciso para fazer marmelada e decidimos quem trazia o quê. E hoje lá veio a balança de cozinha que o Guilherme Ginja trouxe, a colher de pau que trouxe o João, açúcar  que trouxe a Mariana e outros meninos (já nem lembro quem, desculpem) trouxeram e a Lurdes, a nossa auxiliar desta semana, ofereceu-se para trazer os marmelos, que tinha lá no seu terreno. Pesámos os marmelos e cada Kilo tinha 12 a 13 marmelos e tínhamos 8 Kilos. Quem tomou nota dos kilos foi a Leonor pequena e ela já fez a conta assim:
                1+1+1+1+1+1+1+1=8
Todos provámos o marmelo cru com o órgão do paladar, que é a língua. Mas já sabemos os órgãos e os outros sentidos, porque a Leonor de vez em quando faz experiências connosco e vamos-nos lembrando:
- sentido do paladar é a língua;
- sentido da visão são os olhos;
- sentido da audição são os ouvidos;
- sentido do olfacto é o nariz;
- sentido do tacto é toda a pele
- e ainda temos o sentido do equilíbrio, que é aquele que nos permite estar em pé, equilibrados.





domingo, 10 de outubro de 2010

Pela vossa Saúde ... hidratem-se!

Este vídeo chegou-me através de uma brasileira, Sandra de Albuquerque! Muito obrigado, Sandra, vem a propósito!

sábado, 9 de outubro de 2010

WebQuest para realizar em casa sobre a alimentação

No próximo dia 16 comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e lanço, desde já, um desafio aos pais que consultam este blogue: sigam as orientações da ligação abaixo (clicando em Tarefas, Processo, Avaliação e Conclusão) e ... bom trabalho em casa com os filhotes! E não se esqueçam que queremos ver o resultado.

 
Templates Mamanunes