segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Promoção do livro e da leitura

 No XI Encontro de Palavras Andarilhas de  2008, "passo" a entrevista a um dos convidados, Maurício Correia Leite, por me parecer muito, muito interessante.
"Maurício Leite nasceu em Guiába, Matogrosso, Brasil, um dos países onde desenvolve desde sempre a sua actividade de mediador de leitura. Maurício fez-se educador pela arte no seio das teorias de Paulo Freire, Montessori, Piaget e outros mas foi no terreno dos muitos países em que tem trabalhado, desde a Amazónia a Moçambique, que construiu o seu modelo de intervenção, “ garimpando leitores ”. Associando uma bagagem teórica a um forte potencial de comunicação o trabalho desenvolvido por Maurício Leite é uma referência no mundo da promoção da leitura." aqui

domingo, 26 de setembro de 2010

Quem é a Galega Encarnada?

Se fosse "Galega Verde" podia ser uma couve como esta, mas não é!


Na sexta-feira, entre as muitas coisas que falámos, a Leonor explicou-nos quem são aqueles fantoches que estão à porta: é a Galega Encarnada grande, a Galega Encarnada pequena e o Galego Encarnado. A história é assim: como o blogue se chama Galega, do nome da terra onde estamos, e Encarnada, porque é a cor da nossa sala,  fizemos uma galega, que foi o fantoche mais pequeno. Depois o Martim fez com a mãe dele, a Sónia, lá em casa dele a Galega grande e depois quisemos ainda fazer o Galego!
Vimos que a Galega Encarnada grande é maior do que alguns meninos.  Gostámos de brincar com eles...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Onde estão os filhotes?

Vi este recurso, o Pixuffle ( já está no cantinho de ligações das crianças),  no blogue da Juca e resolvi experimentar. Ficou giro e não tive de tapar os olhos a nenhum! ...    ;o)
Também é um recurso interessante para utilizar em sala com eles, aliando tecnologias, recorte, colagem, raciocínio, destreza manual, desenvolvimento motor, linguagem ... ok, vamos experimentar!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Manual de Primeiros Socorros

O Manual de Primeiros Socorros é sempre útil de ter "à mão" e este é essencialmente dirigido ao socorro a crianças pequenas e nasceu de uma parceria entre a Comissão de Coordenação do Programa de Educação para a Saúde e a Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA. Tem já uns anitos, mas está actual.

O Jogo da Manta

Desde a semana passada, e ainda por mais algum tempo, parte das actividades têm sido no sentido de nos conhecermos melhor e foi por isso que hoje fomos fazer o Jogo da Manta que inventámos no ano passado. A manta era uma cortina da casa da Leonor e que nós aproveitámos para brincar. Como o tempo estava bom fomos fazer o jogo no recreio, debaixo do toldo. Divertimos-nos muito.

Sair da escola

Hoje saímos pela primeira vez da escola para a Leonor ver como andam os pequenitos ... e andam bem!  Vimos ainda imensas coisas, as quais partilhamos aqui convosco.

A Fluffy

Para quem não conhece, esta é a nossa coelha anã, a Fluffy. Ela foi adoptada por nós há 3 anos através da Internet e pertencia a uma menina do Cacém que cresceu e já não lhe prestava muita atenção. Às vezes ela anda solta, mas temos de tomar conta dela, porque ela rói as coisas que encontra.
A Fluffy regressou na segunda-feira de férias. Ela passou as férias em casa do Martim, um aluno crescido que agora está no 1º ano. Muito obrigado ao Martim e à sua mãe, a Sónia. É à Sónia que devemos o final de cada história contada: "E história acabada e vai um bocadinho de bolo da mãe Sónia!". É que ela o ano passado veio cá fazer um bolo connosco. Quem quer vir?

Os nossos cabides

Na segunda-feira de tarde a Leonor lembrou-se de pintarmos um grande papel em forma de rectângulo (tem 2 lados iguais 2 a 2) para pormos nos nossos cabides. Os mais velhos fizeram as tintas e depois pintámos e ficou a secar para o dia seguinte. Na terça-feira colocámos bostik, que é parecido com plasticina, e colocámos na parede, mesmo por cima dos cabides. Recortámos os nossos nomes e enquanto uns iam à sala ver a ordem dos meninos pelas fotografias que já estão na nossa sala, a Leonor e a Margarida Dias escolhiam o nome e davam à Leonor para colar com fita-cola. Foi um trabalho partilhado e assim foi rápido. Ficou lindo!

Ordenar os nomes pelas cores dos meses

Já começamos a trabalhar logo na segunda-feira! Depois de combinarmos o que íamos fazer hoje, os mais velhos ficaram com a Leonor a recortar os nomes e agrupá-los por cores para os colarmos nas nossas fotografias que estão na sala, também elas ordenadas pela idade e do mais velho para o mais novo. Cada cor representa um mês e vimos com espanto que nenhum de nós faz anos no mês de Março! Recortámos todos pelo traço que a Leonor tinha feito e ela ficou contente com a nossa ajuda. Assim foi muito mais depressa!

domingo, 19 de setembro de 2010

O nó do amor

Neste inicio de ano lectivo, penso ser oportuno esta história que encontrei por aqui na net,  "O nó do amor", de autor desconhecido.
A falta de tempo nesta nossa tão atribulada vida do dia-a-dia deixa-nos, por vezes, sem tempo para os nossos filhos, sem tempo para aqueles que amamos. E, raras vezes, não deixamos de sentir um sentimento de culpa por essa ausência forçada. Contudo, pequenos gestos, pequenas estratégias como singularmente este texto nos mostra, pode fazer a diferença e fazer-nos presentes na vida de quem connosco vive, nomeadamente dos nossos filhos.
Não são precisos muitos brinquedos, muitas actividades e muito tempo para comunicarmos com os nossos filhos, pois mais importante que a quantidade do tempo que com eles passamos é a qualidade do tempo que a eles dispensamos. Fazer com que a criança sempre se sinta desejada e amada é fundamental para o seu são e equilibrado desenvolvimento.


sábado, 18 de setembro de 2010

Lanche melhorado na sexta-feira ...

Para terminar a semana, a Mel trouxe um bolo que fez com a sua mãe para o nosso lanche. Levou natas, farinha, ovos e açúcar.  Estava FANTÁSTICO! Olha o bolo aqui:


Muito obrigada a ambas! Adorámos o presente e assim até comemorámos o facto de na quinta e na sexta-feira nenhum de nós ter chorado quando deixou a mãe! Foi muito bom, só dois diazitos de choro matinal. Mas agora preparem-se, mães, segunda-feira, após o fim-de-semana, talvez uns pequenitos choros aconteçam, não é nada de mais...

Fomos visitar os nossos amigos do ano passado, que agora já estão muito crescidos na sala 1

Quando saímos da casa do Folhas fomos visitar a sala 1, da professora Lúcia, que é onde estão os nossos amigos que vieram este ano para o 1º ciclo.
A Leonor gostou de ver que as provas de diagnóstico estão boas.
Parabéns, ex-alunos, fiquei contente e muito feliz.

A Casa do Folhas

Na sexta-feira de manhã fomos ver com a sala Amarela um pequeno ppt sobre nós, a escola e o que devemos fazer. Estava lá a Ana, que agora está na Biblioteca, pois o Pedro foi fazer um outro trabalho. Vamos ter saudades dele, mas certamente ele nos virá visitar quando puder. Estamos muito contentes por ter a Ana de volta e o seu querido Folhas.


E o ppt foi este:

O almoço na escola

Como alguns pais devem gostar de ver como almoçamos e somos já tão crescidos, aqui temos umas fotos:

Fomos ao ginásio na quinta-feira

Na quinta-feira fomos ter um primeiro contacto com o ginásio e, parece, que todos gostámos. No início houve um ou outro que ficou mais a observar, mas depois lá se juntaram aos outros. E tivemos a visita de 3 alunos do ano passado: o Gonçalo a Inês e a Carolina que, por enquanto, sempre que podem ainda se juntam a nós.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A água é um bem precioso

Os pais e as mães que não se preocupem ... bebemos água várias vezes ao dia, porque faz bem à saúde. É como a fruta!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeiro e segundo dia de escola ...

Depois de uns pequenos choros de manhã para nos separarmos da mãe - e algumas mães também ficaram com a lágrima no olho - o dia passou-se normalmente: cantámos uma pequena canção, alguns fizeram desenho ou jogos, lanchámos e fomos ao recreio antes do almoço. Gostámos muito de brincar com a areia.
 Ao almoço a Leonor ficou um pouco admirada com os meninos novos, pois todos eles comem muito bem! Quase sem ajuda! Já na sala, às 13h30m lavámos os dentes e a Leonor contou a história que a Matilde levou para partilhar. Ah! A Leonor também desenhou no quadro 4 relógios com as horas das entradas e das saídas para nós irmos vendo se falta muito ou pouco para regressarmos a casa. E sabem que alguns meninos compreenderam muito bem? E pronto ... lá regressámos a casa para nos juntarmos à nossa família.
Foi um dia muito cheio e alguns de nós estavam cansaditos e mesmo no meio do barulho até descansámos assim:

Claro que depois fomos dormir no tapete, que é bem mais fofinho.
Hoje, segundo dia de escola, foi a vez de duas meninas do ano passado chorarem um bocadinho: é que os meninos do ano anterior também se estão a readaptar, pois é um novo ano lectivo, alguns amigos foram para a escola para o andar de cima, os amigos novos são pequenitos, alguns choram um bocadinho de manhã quando chegam e a Leonor tem de lhes prestar mais atenção ... mas a Leonor e a Mª João lá se vão desdobrando para dar atenção e miminhos a todos os meninos.
De manhã o Guilherme trouxe o Pintas, o nosso piriquito:



Hoje já todos fizemos  um desenho, fizemos plasticina, ouvimos música e dançámos e alguns meninos estiveram a fazer jogos no computador. Não podemos ir à rua, porque estava a chover, só demos uma corridinha por volta das 15h, mas amanhã ... é dia de ginástica! Vamos ao Polidesportivo!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aprendemos cedo a partilhar...

... então porque o esquecemos?

É realmente muito comovente... Mensagem para despertar nosso lado solidário nos dias de hoje. Prémio de melhor publicidade, merecidamente, Setembro de 2010.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Síntese da reunião de pais

 Realizou-se hoje a reunião de inicio de ano escolar e apresenta-se seguidamente o powerpoint direccionado para os pais/encarregados de educação do ensino pré-escolar (e que não se visionou) e uma pequena síntese dos pontos principais a ter em conta pelos pais ao longo do ano.

Síntese:
  • O encarregado de Educação, ou quem acompanha a criança, pode acompanhar a criança à sala até às nove horas e quinze minutos. Após essa hora, a criança é acompanhada por uma funcionária/auxiliar.
  • TODA a roupa e outros objectos de uso pessoal (ex: mochilas, lancheiras, etc.) devem estar marcados em lugar visível.
  • Bibe para protecção da roupa e panamá. Quem tem prolongamento, traz um 2º chapéu que fica na sala da CAF.
  • Uma muda de roupa para ficar na sala, em saco e identificada.
  • No dia da actividade no Polidesportivo, vestir a criança com roupa desportiva (fato de treino), sendo necessárias as sapatilhas (identificadas), que ficam na sala.
  • Lanche da manhã (cerca das 10h30) constituído essencialmente por fruta, leite ou iogurte.
  • Respeitar o horário de funcionamento do Jardim de Infância, que é o período das nove às doze horas e das treze horas e trinta minutos às quinze horas e trinta minutos.
  • Ser assíduo e pontual.
  • Será pedida identificação (BI) a todos os adultos que venham buscar a criança e que o pessoal docente ou não docente não reconheça.
  • No caso de a criança ter febre, não pode frequentar a escola e no caso de apresentar outros sinais gripais, solicita-se o bom-senso para analisar a situação de saúde da criança, de forma a não colocar em risco a sua saúde e a de outros.
  • Não nos responsabilizamos por qualquer objecto de valor ou brinquedo que a criança traga consigo para a escola.
  • Assinar as diversas autorizações/não autorizações: de saída do estabelecimento, dentro e fora da povoação; publicação de imagens em trabalhos ou internet.
  • As salas têm a colaboração de três auxiliares que mudam de sala mensalmente.
  • Irão elaborar-se o Projecto Curricular de Turma e o Plano Anual de Estabelecimento, os quais serão posteriormente disponibilizados para consulta em suporte de papel e online.
  • Desde que as faltas por doença sejam mais do que cinco dias, ao regressar deve ser apresentada a devida justificação médica.
  • As crianças só podem ir a passeios e visitas de estudo com o “Termo de Responsabilidade” assinado pelo Encarregado de Educação. O horário estabelecido para a saída tem de ser cumprido.
  • As crianças não podem frequenter o Jardim de Infância quando estão com febre ou com doenças infecto- contagiosas (sarampo, papeira, varicela, etc.).
  • No caso de a criança necessitar que lhe seja ministrado um medicamento durante a sua permanência no Jardim de Infância, os mesmos devem ser entregues à educadora ou a quem a receber, devidamente identificados com o nome, a hora e a dosagem a administrar acompanhados da respectiva cópia da receita médica no caso dos antibióticos ou anti-histamínico.  
  • Parasitas: os Enc. de Educação serão alertados sempre que apareçam casos no Jardim de  Infância, devendo proceder-se à desparasitação colectiva na residência e a criança só deverá regressar ao Jardim e Infância quando já não tiver vestígios desses mesmos parasitas.
  • Os pais / Encarregados de Educação devem comparecer às reuniões para as quais são convocados. A não comparência implica a aceitação do que for deliberado nas mesmas.
  • Representantes dos pais/encarregados de Educação: Diamantina Dias e Sandra Marreiros.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Inicio do ano escolar 2010-2011

O ano escolar inicia-se segunda-feira, dia 13, convocando-se todos os pais para uma primeira reunião às 10 horas.
Crianças admitidas: 

João Rafael Carvalho Guilherme
Ricardo Borges Simões

Eduardo Neto Lopes Semedo
 Diogo Filipe Carvalho Daniel
 Guilherme Dinis Duarte Ginja
 Maria Margarida Silva Miranda
 Micaela Beatriz Almeida de Oliveira
 Leonor Borges Pereira Fernandes
 Matias Carreira Batalha
 Mariana Silva Duarte
 Bárbara Cruz Afonso
 Margarida Sofia Gouveia Dias
 Lourenço Machado S. L. Tavares
 Diogo André Fernandes Lopes
 Manuel Afonso Anastácio Pinto
 Tomé Carreira Batalha
 Maria João Lopes Santos
 Filipe Balbina Silva
 Maria Ana Passos Ferreira
 Guilherme Neto Lopes Semedo
 André Borges Pereira Fernandes
 Matilde Vieira Gonçalves
 Mónica Cruz Afonso

Vai ser um feliz ano para todos.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Abrace a vida: use o cinto de segurança

 
Templates Mamanunes