domingo, 27 de junho de 2010

Cuidar da criança



Não se percebe a língua, mas percebe-se a imagem e pareceu-me pertinente. Vi em Pinzelladas del Amón.

domingo, 20 de junho de 2010

A flor maior do mundo - José Saramago

Sem dúvida que não está mais entre nós este grande homem da palavra.

sábado, 19 de junho de 2010

Para terminar o ano ... muitos miminhos

E que o Sol brilhe sempre nas nossas vidas e que os nossos caminhos estejam sempre cheios de flores.
Obrigado pelos miminhos, amei!

Festa de encerramento II



Peço desculpa às turmas que não pude fotografar, pois andei a "circular", atendendo aos que me solicitavam. Um agradecimento à mãe Isabel pelas fotos tiradas, que ficaram muito bem. Um agradecimento também às auxiliares, Sónia, Clara, Maria João e Marinela, que ao longo do ano nos apoiam em sala e, a estas duas últimas, pela sua presença e apoio constante na festa.

Festa de encerramento 2009-2010 - Parte I


 

Na piscina do Gonçalo - Muito obrigado à Mariza e ao Filipe por esta manhã fantástica


 

Preparando a festa de finalistas


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Isto foi o que de melhor nos aconteceu esta semana!

Obrigado aos pais do Gonçalo, Mariza e Filipe!

sábado, 12 de junho de 2010

Ter um livro, é ter um amigo

Na quarta-feira, fomos fazer compras à Feira do Livro e foi com o lucro da Feira, que foram adquiridos novos títulos para a Casa do Folhas.


Sapo do Martim ... girino do Guilherme!

 A seguir ao sapo, ou rã, do Martim, o Guilherme trouxe um girino! Um girino é uma rã ou sapo bebé e é assim:


Veio mesmo na altura certa, pois a Leonor aproveitou logo para nos falar das fases de crescimento, a partir do girino que ali tínhamos,  e como ela tinha um livro sem palavras, só de imagens, lemos o livro em silêncio.  A seguir ela explicou-nos o que diziam as imagens.
Claro que o Guilherme tem de ir devolvê-lo ao local onde o irmão o apanhou, mas foi muito importante, pois aprendemos mais coisas que não sabíamos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O sapo que o Martim trouxe

O Martim trouxe um sapo, ou rã, que apanhou nos seus campos e trouxe para nos mostrar.

 A Carolina trouxe, nesse mesmo dia, um dicionário visual, onde encontrámos a classificação das rãs.


Sabíamos que estes animais comem moscas, mosquitos ... e mais? Fomos pesquisar à internet e ficámos a saber que eles comem também as lesmas e outros animais que comem as verduras das nossas hortas.  São, por isso, muito importantes e funcionam como os produtos químicos, os pesticidas e os insecticidas,  que os agricultores aplicam para matar as pragas que destroem as hortas. Ora se não utilizassem os pesticidas, as rãs e os sapos não morriam também e era muito mais saudável! E também não estavam em vias de extinção. Pedimos ao Martim para o ir depois colocar ao sítio onde o encontrou, para ele viver.

Moda e ambiente?

Ora na terça-feira lá comemorámos o Dia Mundial do Ambiente, com um espectacular desfile de Moda Reciclada, cujos fatos foram confeccionados em casa, pelos pais.
Os nossos representantes foram o Martim, que ganhou o segundo lugar, e a Margarida Miranda. estavam lindérrimos!





E para encerrar, uma música que ficou o máximo!!!  


À conversa com a escritora Sara Rodrigues

Na passada segunda-feira, dia 7, estivemos de manhã na Casa do Folhas, com a escritora Sara Rodrigues que conversou connosco acerca do modo como ela escreve as suas histórias e quem são, na realidade, as personagens dos seus livros.

As cegonhas da Pixar ...

sábado, 5 de junho de 2010

Sobre as ondas de calor, informe-se ...

De acordo com o comunicado da Direcção-Geral da Saúde (DGS), “o Plano de Contingência tem como objectivo informar a população portuguesa sobre o que fazer para prevenir os efeitos do calor na saúde humana, bem como providenciar os meios necessários em períodos de calor intenso”.
Nesse sentido, o microsite “Especial Verão”, acessível a partir do site da DGS, divulga um conjunto de recomendações para creches e infantários, grávidas, turistas, desportistas, entre outras.
Coordenado pela DGS, o Plano de Contingência conta com a colaboração de "diversas entidades do sector da Saúde e, também, da Protecção Civil e da Segurança Social".
O documento, PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA ONDAS DE CALOR, está aqui.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A mãe conta...

Na quarta-feira foi a vez da D.Leonor, mãe da Margarida Miranda vir contar uma história e já trouxe o fato para o desfile do Dia do Ambiente. As imagens aqui estão:


E fomos a banhos ... não foi bem numa piscina, mas quase!

Por vezes, a imagem vale por mil palavras.



 

Dia Mundial da Criança

 Na manhã do Dia Mundial da Criança e já prontos para a actividade com água,abrimos primeiro a prenda dos pais: um boné que eles decoraram em casa e hoje tivemos como prenda.
Estavam todos muito giros e originais.
Parabéns, pais!
O almoço foi partilhado com os pais que se puderam deslocar à escola e ainda foram sorteados as prendas que a Associação de Pais comprou com o dinheiro das rifas, mas, infelizmente, por questões de saúde, a Leonor não partilhou este momento e por isso não são mostradas fotos desse momento.



 
Templates Mamanunes