sábado, 6 de novembro de 2010

A abóbora da Leonor, o doce e as filhoses deliciosas!

Na terça-feira, depois da reunião de grupo e de contarmos uns aos outros o que fizemos no fim-de-semana prolongado, fomos tratar da abóbora que a Leonor pequena tinha trazido já há umas semanas atrás.

 E no dia seguinte cozemos a abóbora e dividimos uma parte para fazer doce e levar para casa e outra parte a mãe do Tomé levou para casa no dia seguinte para fazer filhoses, pois quase em igual número havia meninos que queriam fazer o doce e queriam as filhoses. Na quarta-feira de tarde a Leonor pequena escreveu o anúncio da venda das filhoses e foi com o Diogo Daniel, os dois sozinhos, a todas as salas do 1º ciclo fazer essa comunicação. A mãe do Tomé não sabia fazer as filhoses, mas pediu ajuda a familiares que lhe ensinaram. 


Na quinta-feira recortámos círculos de tecido para fazer de tampa e ficar mais bonito e escrevemos, quem já consegue, a palavra "Doce" ou fizemos um pequeno desenho para os identificarmos.Não podemos mostrar aqui como ficaram no final os frascos, porque nos esquecemos de lhes tirar fotografias ...
Na sexta-feira a mãe do Tomé e do Matias ia trazer as filhoses e então logo de manhã estivemos a ver o dinheiro e a reconhecer algumas moedas e notas, assim como a fazer alguns trocos. E decidimos que quem ia vender as filhoses eram os irmãos, a Margarida Miranda e o Guilherme. O dinheiro da venda foi para a Associação de Pais. Esta é a mãe do Tomé e do Matias e  as filhoses, que estavam deliciosas!!!!



E aqui somos nós a vender. A procura foi tanto que não chegou nem para metade dos meninos, mas já combinámos fazer mais no Natal e sermos nós aqui a amassar a massa na sala, pois desta vez não houve tempo e oportunidade para isso. Houve amigos que queriam comprar 10 filhoses para levar para casa! Pedimos desculpa às famílias, mas não pudemos satisfazer esse desejo ...




Muito obrigado à mãe do Tomé e do Matias, a D. Dália, pelas filhoses fantásticas.

4 Comments:

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Que espectáculo... fiquei com vontade de comprar umas filhoses!
Fazem entrega pelo correio?

Fora de brincadeiras, pareceu-me uma actividade muito completa e reforçada com a participação activa dos pais, o que também é muito importante.

Bjs, Juca e Sala fixe

Galega Encarnada said...

Não tenho é a pachorra de explicar passo a passo o que se foi fazendo em ligação às diversas áreas, mas pronto ... no doce pusemos pouco açúcar, mas as filhoses tinham um pouco mais, que a mãe quis adoçar a boca aos meninos. Mas festa é festa!

Lenita said...

Loenor que delicia...apetece tricar!
Que sorte têm estes meninos, tantas actividades fantásticas.
Bjs.

Galega Encarnada said...

Obrigado a vós, Juca e Lenita, por passarem por aqui. Eu também ando sempre a ver as coisas fantásticas que se fazem nas vossas salas ... ;)

O que é curioso é que nem sempre os nossos pares e que estão junto a nós nos vêm visitar neste espaço virtual, ou pelo menos não há indícios disso. Também vos acontece?
Beijos para vós,
Leonor

 
Templates Mamanunes