sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Operações matemáticas a propósito da marmelada ...

Então hoje, depois da marmelada feita, queríamos saber quantos taças de marmelada tínhamos de preparar para amanhã dar a todos os amigos da escola. A Mel lá foi ao quadro para tomar nota conforme íamos enumerando os grupos de amigos: Sala Azul, Verde e Amarela e Encarnada, muito importante esta, do Jardim de Infância; Sala 1, da professora Lúcia, Sala 2 da professora Liliana, Sala 3 da professora Cristina Quitério, Sala 4 da professora Carla Vilar, Sala 5 da professora Eulália e Sala 6 do Professor. Mas ainda temos A Casa do Folhas, a coordenadora Cristina Loureiro e as auxiliares e ainda a CAF!

Fizemos conjuntos, mas não sabíamos quanto dava o resultado somando tanto número mentalmente, embora o Diogo Daniel tenha quase acertado com o seu fantástico 13!
 Então a Leonor foi buscar as taças e começamos a pôr as taças conforme o número de elementos de cada conjunto, contando tudo no final e deu 14!


Depois fomos provar a marmelada com uma bolacha e só o Manuel e a Bárbara é que não queriam provar, mas não tiveram outra solução senão provar mesmo e depois dizer se gostavam ou não. E gostaram!




 Tanto trabalho para contar e somar até 14! O trabalho que esta marmelada nos deu! Mas ficou tão boa, que depois de a dividirmos pelas 14 taças e mais uma bocadinho numa caixa para a nossa sala, até rapámos o tacho! Mas não se preocupem, foram só alguns e tínhamos as mãos bem lavadas!


1 Comment:

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Hum... que bom aspecto!
E, por causa da marmelada, tantas aprendizagens matemáticas, importantes e docinhas...

Bjs, Juca e Sala Fixe

 
Templates Mamanunes