sábado, 22 de maio de 2010

O nosso caracolário

Fomos ao parque na quarta-feira e o Matias, que adora animais, recolheu imensos caracóis num copo e alguns eram tão bebés! Então resolvemos trazê-los para a escola para eles crescerem em segurança e fizemos um "Caracolário"! Aproveitámos o aquário que gentilmente a mãe da Margarida Dias nos tinha oferecido no início do ano para pormos os peixinhos e que a nossa coelha Fluffy fez o favor de roer os fios num dos seus passeios. Colocámos pedrinhas do aquário, as conchas que a Joana tinha trazido já há dias, uns pauzinhos que tínhamos na nossa caixa da reciclagem e pedacinhos de relva que fomos buscar aos nossos canteiros ...
Mas sabemos pouco da vida deles e vamos ter de saber mais. Sabemos que eles são muito limpinhos, que gostam de couves e de alface ... ai, ai ... sabemos pouco deles!
Alguém quer dar uma ajuda?

3 Comments:

Anónimo said...

Ola Galegos Encarnaditos!Realmente e admiravel,como uma criança se diverte tanto e entretem a admirar pequenos seres da Natureza.Como caracois por exemplo.E verdade sim senhora que sao muito limpinhos,mas a mim fazem-me lembrar pequenas lesmas sem casca,e logo ai perdem a graça toda. E quando vejo pessoas a come-los ainda fico pior.Pois e meus amigos, ha pessoas que fazem destes bichinhos petisco.Mas falando um pouco desta especie,depois de pesquisar fiquei a saber que eles so teem um pulmao e sao moluscos gastropedes.E ha quem diga que eles sao realmente da familia das lesmas que eu "detesto,como todos os bichos que rastejam",os seus olhitos sao em cima das suas pequenas antenas,mas veem pouco.Mas tem tacto e olfato.Eles comem frutinha,tal como nos deveriamos comer:melancia,banana e maça,tudo muito rico em calcio.Ainda existem mais coisas sobre este bichinho,que o Matias gosta.Mas decerto que a Galega mais velha da sala vos vai ajudar.
D´aqui vai um abracinho para todos com um beijinho,da mae Isabel.

Galega Encarnada said...

Muito obrigada, Mãe Isabel, lerei o seu comentário na segunda-feira aos Galeguitos. E deitámos-lhe um pedacinho de maçã que sobrou do Gonçalo na sexta-feira, sim senhor!

M. Jesus Sousa (Juca) said...

Há alguns anos atrás um dos meus grupos desenvolveu um projecto sobre caracóis.
Também recriamos o seu habitat na sala, mas recordo-me que, na altura, se chamava "heliário" não caracolário...
São muito interessantes as experiências com alimentos, que dão possibilidade de fazer registos acerca dos que eles gostam, dos que regeitam...experimentem, é muito giro!

 
Templates Mamanunes