quinta-feira, 25 de março de 2010

Amêndoas ou caramelos???

Na quarta-feira fizemos as amêndoas. Precisámos de açúcar, miolo de amêndoa e pau de canela. O pau de canela veio da Indonésia e a amêndoa dos Estados Unidos da América, que são países muito longes do nosso. A Leonor falou-nos do prazo de validade e da sua importância e que no Algarve também existem amendoeiras, que é a árvore que nos dá a amêndoa. E não sabíamos que o pau de canela é a casca de uma árvore ...

(Fonte: zedemello.blogspot.com)
Esta é a cana do açucar, de onde se extrai o açucar:

(Fonte:http://projetos.inpa.gov.br/ctpetro/pg_noticias.php?vID=120)
E a rainha da festa:a amêndoa!

Quisemos fazer a receita da Ana, mas achamos que elas ficaram mais tipo amêndoas caramelizadas.
Na quinta-feira a Leonor recortou um quadrado de papel metalizado para cada e dividi-mo-las por todos: deu 8 amêndoas a cada um, o que dá uma amêndoa para cada um da família e ainda sobravam. Só a Leonor e o Tomás é que precisavam de 6 amêndoas -pai, mãe e 3 irmãos - e todos os outros são menos de 6 na família. A Maria João deu 4 voltas e por cada volta gastou 44 amêndoas e nós ainda comemos ... por isso ainda tínhamos muitas. Todos gostámos, menos o Matias que não gostou e a Joana que não quis experimentar. E claro ... depois dos doces é importante lavar os dentes.

À volta da mesa onde estava o fogão, a Leonor fez um risco no chão e que nós não podíamos ultrapassar para nossa segurança, pois temos de ter muito cuidado com os acidentes e com a nossa segurança. Claro que temos de agradecer à Maria João, a nossa auxiliar,que é uma grande cozinheira e que nos deu uma grande ajuda, pois as amêndoas demoraram a fazer e depois de termos visto como se faziam, a Leonor ocupou-se connosco a fazer outras coisas.

0 Comments:

 
Templates Mamanunes