sábado, 31 de outubro de 2009

E da abóbora se fez doce e bolo!



Na quarta-feira, ao mesmo tempo que fazíamos o bolo, tratámos da abóbora que o Sr. Joaquim, da horta, nos deu para fazermos doce. A receita é assim: metade do peso da abóbora de açúcar (é só metade para não ficar muito doce), pau de canela, vai ao lume e já está! Para a semana vamos embrulhar os frascos com a Sala azul e vamos oferecer a todas as salas da escola, sem esquecer os amigos da Sala 1, que nos ajudaram e já nos perguntaram pelo doce ...
Fizemos muito doce e vamos partilhar com todos, porque a Sala Amarela e a Sala Verde também tinham uma abóbora e com ela, fizeram um bolo, que partilharam connosco e que estava mesmo bom! A abóbora que lhes sobrou, juntámos à nossa para fazer doce. Por isso ... tudo é de todos e todos fizeram um bocadinho!

"E vitória, vitória, vai um bocadinho de bolo da Mãe Sónia!"



Sempre que liamos uma história, terminavamos assim: "E vitória, vitória, acabou-se a história". Mas há umas duas semanas, a Leonor desafiou-nos a descobrir um outro final para as histórias e descobrimos esta:"E vitória, vitória, acabou-se a história e ... e vai um bocadinho de bolo da ... tia Glória" ("a tia Glória, foi a auxiliar Sónia quem descobriu para fazer a rima). Ora bem ... a pensarmos qual seria o bolo a fazer, o Martim disse-nos que a mãe fazia um bolo muito bom: o pão de ló rápido! Pois era mesmo esse! E lá veio a mãe Sónia ajudar-nos a fazer o bolo, quando juntámos todos os ingredientes (é que levámos cerca de 2 semanas para os meninos se lembrarem da sua responsabilidade e trazer um ingrediente!). Como "Sónia" até rima com "vitória", concordámos que daqui em diante dizemos:"E vitória, vitória acabou-se a história e agora vai um bocadinho de bolo da Mãe Sónia!".
Obrigado, Mãe Sónia, por teres vindo ajudar-nos.

Arrumar "matematicando" ...

A Caixa das Palavras



Na segunda-feira a Leonor foi buscar a Caixa das Palavras que outros meninos, em anos lectivos anteriores, iniciaram com fotografias de visitas de estudo que fizeram, fotografias de revistas e até de desenhos feito por eles. A caixa tem cartões de palavras que utilizamos quando queremos escrever algumas coisas e vamos acrescentando cartões conforme as palavras que vamos descobrindo. E não é que dias depois desta actividade a Carolina e o Lourenço a utilizaram? E também utilizámos quando fizemos o bolo da Mãe Sónia na quarta-feira. É muito útil ...

sábado, 24 de outubro de 2009

Porque uma laranjada demora tanto tempo a fazer ...



Com laranjas que sobraram da salada de fruta da semana passada, resolvemos fazer um sumo para acompanhar o lanche da manhã.

Mais fotos do António Fontinha ...

... aqui

A raposa e as sardinhas - Fontinha


Na sala, de tarde, recontámos as histórias que ouvimos contar ao Fontinha e resolvemos escrever a d'A Raposa e as sardinhas. A Leonor explicou que podíamos fazer escrita pictográfica, porque era feita também com desenhos, mas depois não resultou muito bem e ela fez-nos tipo um puzzle: escreveu uma letra no cartaz e, num papel ao lado, escreveu a palavra completa e nós tínhamos de escrever a palavra no sítio correcto. Foi um pouco difícil e ainda não terminámos...terminamos para a semana.

Fontinha na Casa do Folhas

O Fontinha veio contar-nos 2 histórias no dia 22, quinta-feira, e foi assim ...

Um quadro feito de desenhos ...



Na terça-feira, dia 20, reunimos para escolher os desenhos a dar ao Pedro, sobre a história da Joaninha Vaidosa, que tínhamos visto na Casa do Folhas.
Primeiro seleccionámos os que estavam dentro do tema e os que não estavam, e depois a Leonor pediu-nos para fecharmos os olhos, pois ia fazer uma brincadeira com os desenhos. Quando abrimos os olhos, eles estavam dispostos assim: um desenho feito na folha amarelo claro seguido de um feito numa folha amarela mais escuro e assim por diante. E isto fazia um PADRÂO, foi o que disse a Leonor. Fizemos mais alguns "jogos" e no final, a Inês teve de recolher os desenhos, mas obedecendo a um padrão. Depois fomos buscar mais peças de jogos e estivemos a fazer padrões parecidos por cor e por forma.

As nossas idades



Na quarta-feira estivemos a fazer conjuntos para vermos quem era mais velho do que ... quem era mais novo do que ... quem era da mesma idade, ou seja, quantos meninos havia com 6, com 5, com 4 e com 3 anos. Depois a Leonor escreveu os nomes num papel,escrevemos o algarismo correspondente à quantidade e disse-nos que podíamos fazer um gráfico. Como já não nos lembrávamos muito bem como era um gráfico, ela pediu-nos para fazermos pequenas torres com peças do jogo. Seguidamente, ela fez umas colunas no papel e nós colorimos conforme o número e a cor correspondente. E pronto ... assim fizemos o nosso primeiro gráfico deste ano e concluímos que com 6 anos só há 1 menina, com 5 anos anos há 2 meninas e 6 meninos (o que dá 8), com 4 anos há 5 meninos e 5 meninas (o que dá 10) e com 3 anos há 3 meninos e 2 meninas (o que dá 5.

sábado, 17 de outubro de 2009

A Pirâmide Alimentar


A Semana da Alimentação terminou com a construção de uma pirâmide 3D,construída por todas as salas do 1ºCEB e JI, seguindo as instruções na carta que foi entregue a cada sala.

D. Salsa



A Leonor foi à horta do Sr. Joaquim e ele deu-lhe uma planta para a nossa horta: a D.Salsa! E ela, neste Dia da Alimentação, trouxe-nos a história da Srª Roda dos Alimentos.

Salada de fruta



No dia 15, cada criança trouxe uma peça de fruta e fizemos salada de fruta na nossa sala, para depois juntar à salada de fruta das outras salas do estabelecimento e comermos amanhã, Dia da Alimentação. A Leonor, depois de nos contar e à Sala Azul a história da Lagartinha Comilona, cantámos 2 canções e vimos um filme no computador de uma história que se chamava a "Sopa Verde". Quem nos enviou esta história foi a Ana, da Casa do Folhas. Adorámos a história e agradecemos à Ana. A Sopa Verde conta-nos a história de um porquinho que, por não querer sopa verde e pensar que não gostava, quis sopa de laranja, de morango e de chocolate e não gostou de nenhuma delas. Quando o pai se aborreceu e lhe fez mesmo sopa verde, de muitos legumes, ele ... adorou! Afinal, os pais não devem sempre fazer a vontade dos filhos, foi o que concluímos.

A Roda dos Alimentos



O Lourenço recortou e guardou ainda em Setembro, recortes de alimentos e juntou-os numa caixa. Muito tempo depois, na semana passada, ele quis mostrar a todo o grupo. A Leonor explicou o que era uma Roda dos Alimento e que existem pessoas que comem mais do que aquilo que o seu corpo necessita e ficam com peso a mais - são as pessoas obesas - e outras que podem comer, mas não querem - são as pessoas anoréticas. Estas pessoas, as anoréticas e as obesas, têm doenças que se chamam anorexia e obesidade e são "distúrbios alimentares", mas existem ainda as pessoas que querem comer, mas não têm o que comer e essas pessoas têm fome. A Inês e a Carolina quiseram fazer a pesquisa das imagens na Internet e outros recortaram mais recortes de alimentos. Também recebenmos uma carta que dizia o seguinte:

Olá, eu sou uma Guardiã da Saúde

E para não te picar
Disto te vais lembrar:
De tudo comer
Para saúde teres.


Eu sou a tua amiga
Mas faço doer
Se saúde queres ter
Vais ter de aprender
Se saúde queres sentir
Vais ter de me ouvir

Queridos amigos, no próximo dia 16 deste mês vamos festejar o Dia Mundial da Alimentação e como os alimentos são muitos e a sua importância variada, junto vos envio uma pequena Pirâmide Alimentar. O meu pedido é o seguinte: vamos todos fazer uma grande pirâmide e a vossa turma vai colaborar com trabalhos para o nível X. E quais serão os alimentos desse nível?
Então vão ter de descobrir com a seguinte adivinha:



Esta semana, que foi a Semana da Alimentação, terminámos esses trabalhos.

A lagartinha comilona



Já tinhamos visto o filme no Youtube, mas hoje a Leonor contou-nos a história com o livro (autor:Eric Carle) e falámos novamente que a semana tem 7 dias, associámos o número à quantidade que ele representa,conversámos sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis e vimos como uma lagarta adormece no casulo para se transformar numa linda borboleta.

A Joaninha muito vaidosa



Fomos à biblioteca e o Pedro contou-nos a história d' "A Joaninha vaidosa", que era uma joaninha muito, muito vaidosa e que só queria imitar as três borboletas e, por isso, pôs a sua vida em perigo. Finalmente, o sábio mocho aconselhou-a a ser ela mesma e a fazer as suas escolhas, sem imitar os outros. E assim, ela viveu muito mais feliz. Querem saber mais? Pois peçam ao Pedro ...

As letras humanas ...



   


Esta semana, quando fomos ao ginásio, a Leonor deu um papel a alguns meninos com uns desenhos (as vogais)e desafiou-os a fazerem esses desenhos, mas com meninos. E este foi o resultado. Mostramos ainda algumas "habilidades" que alguns meninos quiseram registar.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Infelizmente, a fome existe ...



Perdoa-se a dureza das imagens pela realidade que descrevem.
Sendo esta semana dedicada especialmente ao tema da alimentação saudável, não poderia deixar de falar da fome. Hoje, na sala, falei com as crianças do que é uma alimentação saudável, dos distúrbios alimentares - a obesidade e anorexia - e também da fome que muitas pessoas sentem a nível mundial.
E ainda se morre de fome ...
(Agradeço às autoras deste ppt, a quem não conheço, mas encontrei aqui, na net)

Legumes com arte ... uma beleza!



Não é uma beleza? Não resisti a publicar aqui.

Frutas e verduras



Desculpa, amigo, mas pede ajuda para alguém traduzir o nome dos frutos e verduras que não conheces...

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação

A pedido da autora, publicamos o seguinte artigo:

É já a partir da próxima 2ª feira que se comemora a Semana da Alimentação, marcada pelo Dia Mundial da Alimentação que tem lugar a 16 de Outubro. Temos várias surpresas preparadas... Como costumo dizer: fique por perto!
Contámos também consigo para, esta semana, ajudar a divulgar BabySol... na escola, no trabalho, entre familiares, com o pediatra...ou, se preferir, publique este artigo no seu blog e participe no nosso passatempo!


A Alimentação e as Crianças

Nos últimos anos o tema Alimentação tem sido fortemente badalado, alertando o consumidor de alguns cuidados que deve esforçar-se por cumprir, no seu quotidiano, mas sujeitos à indisponibilidade temporal, de excesso de trabalho e até de motivação. Estas medidas que, por vezes teimam em ser desvalorizadas são, nos piores casos, implementadas quando já é demasiado tarde…

Em consequência disso, os pais, cidadãos da vida em particular azáfama são, no seu meticuloso papel de educação dos filhos, por vezes, os primeiros a descurar a saúde das suas crianças, ao arrastarem para casa os hábitos alimentares incorrectos que não conseguem vencer. Cientistas de todo o mundo reportam que as principais causas da obesidade infantil, epidemia devastadora do século XXI, incidem essencialmente no consumo abusivo de bebidas açucaradas consumidas em resultado de uma alimentação excessivamente rica em sal, que a diminuta actividade física nas idades mais jovens prejudica e o marketing publicitário teima em promover. Sobretudo no contexto doméstico.

Então porque não tirar partido do cuidado alimentar com que deve privilegiar os seus filhos e, a pretexto, mudar também os seus? As regras são simples…

- Honrar o pequeno-almoço com lacticínios, fruta e cereais pouco refinados (pão mistura e cereais integrais);
- Respeitar intervalos das refeições não superiores a 3h30, mesmo que não tenha fome, consuma um iogurte ou uma peça de fruta;
- Abandonar o consumo de refrigerantes e outras bebidas com açúcar adicionado na sua composição;
- Salvar a reputação da sopa, elaborando simpáticas e simples composições de legumes;
- Colorir a alimentação: incorpore sempre, disfarçados ou não, legumes e fruta na comida…é bom e sabe bem, se feito com parcimónia.
- Respeitar o convívio familiar que as refeições socialmente devem destacar: a hora das refeições deve ser uma hora feliz para rentabilizar o pouco tempo que lhe dedicámos. Sorria e… solte a criança que há em si!
- Promover o exercício físico em Equipa com as crianças...todos dormirão bem depois!
- Manter-se sempre actualizado, recorrendo a fontes de informação credíveis que os profissionais de Saúde Alimentar promovem. Acompanhe um sítio on line, leia uma revista, reflicta sobre as notícias…
Melhore, cada dia, o seu conceito sobre Alimentação Saudável!

É possível, económico…e sabe bem!


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Image Hosted by ImageShack.us

domingo, 11 de outubro de 2009

Ensinarás...

Ensinarás a voar...
Mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar...
Mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver...
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar...
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar...
Mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem...
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!

(Madre Teresa de Calcutá)

"A lagarta comilona" no Dia Mundial da Alimentação



"A lagarta comilona" de Eric Carle

sábado, 10 de outubro de 2009

Apanhar o Outono ...



Ainda em Setembro, saímos 2 vezes para recolher folhas, pauzinhos e flores secas para trabalharmos na sala, a nova estação do ano:o Outono. Seriámos os diversos materiais, que é fazer pequenos conjuntos,para depois podermos trabalhar melhor. Vejam os trabalhos que fizemos ...

Biblioteca




Fomos à casa do Folhas e, com a ajuda do Pedro, "descobrimos" o que lá existe para além dos livros. Como tínhamos estudado os conjuntos e já identificamos algumas letras (umas pelo nome e outras apenas pela forma),fizemos jogos e foi muito divertido. Obrigado Folhas e Pedro!

Brincando com a manta...



A Leonor costuma fazer uma tortura (são cócegas) aos meninos que lhe comem o almocinho dela e, para fazer melhor as torturas, foi buscar um pano que estava na arrecadação para fazer de tapete. E depois das torturas todas, inventámos um jogo de memória: 1 - escondia-se um menino no meio, depois escondemos 2 meninos, tínhamos que adivinhar quem faltava e reconhecer pela voz, quem era quem ... também ficava um menino tapado no meio , saía muito devagarinho da sala, um, dois ou três meninos e o menino que estava tapado, tinha de ver quem faltava ... Adorámos este jogo e divertimo-nos imenso!

Circulando ...




Estudámos o círculo durante alguns dias e, por fim, fizemos esta actividade.Falámos de conjunto maior, menor e igual, conjunto singular, separámos pela cor e pelo tamanho e ainda falámos num conjunto de letras que se chamam "VOGAIS". Aproveitámos e inventámos uma canção com movimento para essas letras!Vamos filmar para a semana e depois pomos aqui no blog para verem.

 
Templates Mamanunes